Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

5.12.06



Indica o acontecimento que mais contribuiu para aumentar o número de adeptos do Partido Republicano e explica de que meios se serviram os republicanos para atrair o eleitorado para a sua causa.

12 Comments:

  • At 12.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O ultimato inglês foi a causa maioritário para o total descontentamento do povo quanto à monarquia de D. carlos. Foi no dia do tricentenário de camões que os republicanos divulgaram as suas ideias. Foi em 31 de janeiro que um grupo de estudantes saiu do café martinho e entrava nos teatros obrigando as pessoas a levantarem-se e a cantar o novo hino. Nesta letra mostrava-se o descontentamento quanto à aceitação do ultimato pois uma frase era ''contra'' os ingleses.

     
  • At 12.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Foi o ultimato Ingles, pois despertou raiva e o descontentamento, pois Portugal tivera cedido ao avio dos Ingleses. Os republicanos, queriam ter alguma honra no país, sendo contra a aceitação ao ultimato, pois seria uma desonra ao País.
    Daí a formação de revoltosos: Os republicanos, que visavam, a queda na monarquia, e que queriam a republica.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A falta de popularidade da monarquia acentuou-se com o ultimato Inglês de 1890. A maior parte do país culpava o rei e os seus servidores por terem cedido ás ameaças inglesas. O clima de descontentamento popular contribui para uma maior popularidade do partido republicano que conseguiu um rápido crescimento!

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Portugal neste momento vivia um momento de grave crise económica, politica e social.
    O povo já estava muito descontente com o que se estava a passar e para piorar as coisas Portugal cedeu ao ultimato Inglês.
    Estes acontecimentos permitiram a divulgação rápida das ideias républicanas e como o povo estava descontente com o regime monarquico apoiou as ideias républicanas.

     
  • At 15.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Foi po causa do ultimato ingles que houve um grande descontentamento. Então espalharam-se ideias republicanas e a 31 de janeiro houve um grupo de estudantes que se revoltaram e ogrigarm pessoas nos teatros a cantar o novo hino.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O acontecimento que mais contribuiu para aumentar o número de adeptos do partido republicano foi a aceitação do ultimato por parte da Inglaterra. O Partido Republicano aproveitou o descontentamento da população em relação à realeza, para conseguir votos e o apoio da população, vindo mais tarde a acontecer uma revolução republicana a 31 de Janeiro de 1891.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O acontecimento que mais colaborou para um maior número de aderentes do partido republicano foi a admissão do ultimatum por parte de Inglaterra. O Partido Republicano usufruiu do descontentamento por parte da população em relação à realeza para poder conseguir mais votos e o apoio da população. A 31 de Janeiro de 1891. Deu-se a Revolução Republicana.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O que contribuiu para o aumento dos adeptos republicanos foi devido a Portugal ter aceitado o ultimato inglês. A Inglaterra como queria a posse de terras em Àfrica e que neste momento pertenciam a Portugal a Inglatera exigiu que Portugal retira-se as suas tropas de lá. Como POrtugal nao queria conflitos com Inglaterra aceitou o ultimato inglês e isto fez com a população portuguesa ficas-se revoltada e aderi-se então aos republicanos para depois fazer a revolta.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O ultimato inglês foiu a causa do total descontentamento do povo, pois Portugal viu-se forçado a cder a este ultimato, que feriu o orgulho de milhares de Portugueses, que afirmavam que a culpa dete feito era do rei e dos seus colaboradores, pois no seu entender, estes não devereiam ter dedido às ameaças britânicas.
    É nesta altura também que rebentam manifestações contra a monarquia e contra os ingleses, ao mesmo tempo que se tenta recoperar o orgulho nacional gravemente ferido.
    É também nesta altura que é composta uma marcha patriótica, designada "A Portuguesa" que mais tarde viria a ser adoptada como hino nacional.

     
  • At 27.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O povo português que já se encontrava descontente com a monarquia, veio a ficar ainda mais com a aceitação do ultimato inglês.
    O partido republicano aproveitou a situação em que o povo se encontrava, em relação à realeza, para conseguir votos. Dando por isso mais tarde a revolução republicana.

     
  • At 10.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Portugal neta epoca apresentava-se numa grave crise economica e financeira o que era a causa de grande descontentamento da populaçlão. Para alem do mais tambem se estyava descontente com o facto de os ingleses fazerem um ultimato a portugal este ceder
    Com isto o Partido Republicano que estava em rápido crescimento conseguiu capitalizar em seu favor o climja de descontentamento popular. Este tinha o apoio dos jornais de Lisboa e do Porto que faziam muita campanha para o descrédito da Monarquia.
    Em 19074 o rei nomeou João Franco para resolver os problemas do estado e foi estabelecida uma censura.
    de seguida deu-se o regicidio do rei D.Carlos e do seu filho mais velho.
    Apos o regicidio subiu ao poder D.manuel e apos revoluçãoes, a monarquia caiu e foi proclamada a republica

     
  • At 20.1.08, Anonymous Anónimo said…

    A principal causa para o aumento do número de adeptos do Partido Republicano Português foi o facto de Portugal (mais propriamente o rei D.Carlos) se ter rebaixado perante o ultimato inglês. O povo, humilhado, desgostoso, crítico e pessimista, começa a procurar um remédio para os seus males: o Partido Republicano. O Partido Republicano defendia que, para a situação do país se recompôr, era necessário acabar com a Monarquia e implementar a República. Aproveitando a imprensa, criando centros republicanos, aparecendo nos comícios e comemorações como o tricentenário de Luís Vaz de Camões (1880) e o centenário do Marquês de Pombal (1882), os republicanos aproveitam para criticar as instituições monárquicas e assim influenciar a opinião pública.

     

Enviar um comentário

<< Home