Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

10.10.06

SDN - Sociedade das Nações

As Altas Partes contratantes, considerando que, para desenvolver a cooperação entre as nações e para lhes garantir a paz e segurança, importa acei­tar certas obrigações de não recorrer à guerra, de manter abertamente relações internacionais basea­das na justiça e na honra, de observar rigorosamente as prescrições do direito internacional, reconhecidas no futuro como regra de conduta efectiva dos gover­nos, fazer reinar a justiça e respeitar escrupulosamente os tratados nas relações mútuas dos povos organizados, adoptam o presente pacto que institui a Sociedade das Nações:

Art. 1.º - Os membros da Sociedade das Nações comprometem-se a respeitar e a manter, con­tra qualquer agressão exterior, a integridade territo­rial e a independência política perante todos os membros da Sociedade. [...]

Art. 8 - Os membros da Sociedade reconhecem que a manutenção da paz exige a redução dos armamentos nacionais.

Art. 11 - É expressamente declarado que toda a guerra ou ameaça de guerra, quer afecte ou não os membros da Sociedade, interessa à Socie­dade no seu conjunto, e que esta deve tomar as medidas adequadas para salvaguardar eficazmente a paz entre as nações. (...)

Art. 16 - Se um membro da Sociedade recorrer à guerra […] será considerado como tendo cometido um acto de guerra contra todos os outros membros da sociedade, que desde já se obrigam a romper imediatamente com ele todas as relações comerciais e financeiras, a proibir todo e qualquer negócio entre os seus nacionais e os do Estado infractor, e a fazer cessar todas as transacções financeiras, comerciais ou pessoais entre os nacionais daquele Estado e os de qualquer outro Estado […].

Do texto oficial do Pacto da Sociedade das Nações, Abril 1919


Aponta os objectivos da Sociedade das Nações e justifica o seu fracasso.

11 Comments:

  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    A Sociedade das Naçoes foi proposta pelo Presidente Wilson na Conferencia De Paz em que todos os paises que fossem a favor da paz iriam forma-la.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    A sociedade das naçoes, foi uma proposta, feita pelo presidente Wilson, na conferencia de paz de 1919. Nesta constituiçao, associavam-se todos os paises interessados em presevar a paz, e promover a cooperaçao economica e cultural entre os estados membros .
    Apesar dos esforços feitos para defender a paz a SDN, nao conseguiu atingir o objecitvo de preservar a paz. O fracasso da SDN, teria o seu dramatico desfeito com a eclosao da 2ª guerra mundial em 1939.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Na Conferência de Paz, o presidente Wilson, propôs a constituição de uma Sociedade de Nações, em que o objectivo era fomentar a paz e promover a cooperação económica e social.
    A Sociedade das Nações foi fundada em 1919.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    A Sociedade das Nações sugerida pelo presidente Wilson na conferência de Paz. A esta sociedade juntaram-se todos os países vencedores a favor da Paz. Isto tinha como objectivo impedir a guerra entre estes países através da reconciliação...
    No entanto existiu um enorme fracasso com o aparecimento da 2º guerra mundial.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    a sociedade das naçoes foi proposta pelo presidente wilson dos E.U.A. esta tinha como objectivo a paz dos paises que estivessem disposto a aderir e tambem promover a cooperaçao economica e cultural.a sociedade das naçoes foi fundadada em 1919 e começou por 32 países vencedores da guerra e ainda mais 13 mas estes eram considerados neutrais. mas apesar de todo o esforço feito pelo SDN nao conseguiu o seu objectiva. existiram novos conflitos que puseram fim à SDN em 1939 com a eclosão da 2ª guerra mundial.

     
  • At 15.10.06, Anonymous Anónimo said…

    O objectivo da Sociedade Das Nações, fundada em 1919, era preservar e promover a paz assim como a cooperação económica e social entre os Estados-Membros.
    Não conseguiu alcançar os seus objectivos de defender a paz e o seu fim chegou com o surgimento da Segunda Guerra Mundial, em 1939!

     
  • At 18.10.06, Anonymous Anónimo said…

    A sociedade das Nações foi proposta pelo presidente Wilson na qual aderiram os países interessados em preservar a paz.
    A sociedade das Nações fracassou pois houve a segunda guerra mundial.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A SDN (sociedade das nações), fundada em 1919, foi uma proposta efectuada pelo presidente Wilson dos EUA, na qual todos os países aderentes queriam a paz e comprometeram-se a ajudarem-se economicamente e culturalmente.
    Inicialmente, a sociedade das nações 45 países, na qual os Estados Unidos não estavam englobados, o que dificultou a expansão mundial, não conseguindo evitar novos conflitos.
    A SDN teve o seu fim quando a 2ª guerra mundial começou.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A Sociedade das Nações foi uma proposta apresentada pelo presidente Wilson, dos EUA, da qual faziam parte os países interessados em reservar a paz e promover a cooperação económica e cultural dos Estados-membros.
    Contudo, os EUA, não chegaram a aderir a essa Sociedade, por decisão do Congresso Americano.
    Apesar de todos os esforços, para defender e promover a paz, a SDN não conseguiu atingir esse objectivo, pois foi incapaz de obter entendimento internacional e evitar novos confrontos.
    O fracasso da SDN teve o seu fim no início da 2ª Guerra Mundial.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A sociadade de naçoes foi um protosta feita na conferencia da paz. Essa protosta tinha como objectivo a paz, ajudar economicamente uns aos outros e promover a cultura entre si.
    Foi fundada em 1919 e acabou em 1939.

     
  • At 14.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O presidente Wilson, sugeriu durante a conferencia de paz, que todos os paises que fossem a favor dela(paz), que tinham que a formar.

     

Enviar um comentário

<< Home