Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

10.10.06

O Modelo T


Depois de teres recolhido, para a aula, informações sobre a aplicação do fordismo nas fábricas, forma de organização do trabalho defendida por Henry Ford, faz uma pequena biografia de H. Ford e ilustra-a com um desenho (feito por ti) do mais famoso automóvel que ele produziu.
Envia por e-mail à professora para que sejam publicados aqui!

10 Comments:

  • At 18.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Henry Ford nasceu em 1863, nos Estados Unidos. Era filho de pais emigrantes, William e Mary Irish Ford, que exploravam uma quinta em Dearborn, Michigan. Henry ajudava o pai nas colheitas e frequentava a escola pública. Com 16 anos de idade, partiu para Detroit à procura de emprego. Foi aprendiz de mecânica e mais tarde, quando regressou a casa, trabalhou para a Westinghouse Motor Company. Em 1888, casou com Clara Bryant. Passados alguns anos, mudaram-se para Detroit, onde Ford fundou a Ford Motor Company, em 1903. Logo após a criação da empresa, foi processado pela associação de fabricantes de automóveis licenciados, mas, em 1911, ganhou o caso em tribunal.
    O Modelo T foi introduzido no mercado em 1908, tendo sido produzido ao longo de 19 anos.
    Em 1914, a produtividade aumentou e o custo dos automóveis diminuiu.
    Para assegurar uma mão-de-obra estável, Ford instituiu um salário mínimo de 5 dólares por dia. Em 1916, os lucros da fábrica ascenderam aos 60 milhões de dólares.
    Em 1927, o Modelo T foi retirado do mercado, após terem sido fabricados e vendidos cerca de 15 milhões de viaturas. Nos anos que se seguiram, a Ford perdeu terreno para as empresas concorrentes.
    Henry Ford morreu assim no dia 7 de Abril de 1947.

     
  • At 18.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Henry Ford
    -Biografia-

    Henry Ford ( 30 de Julho de 1863 - 7 de Abril de 1947 ), filho de emigrantes escoceses, sempre demonstrou habilidades para invenções, particularmente na mêcanica. Com espírito aventureiro e independente, acabou por montar a sua própria oficina, onde começou a consertar motores e máquinas. Em 16 de Junho de 1903 fundou a Ford Motor Company com a ajuda de investidores, sendo o primeiro a aplicar a montagem em série de forma a produzir, em massa, automóveis a um preço acessível. Em apenas cinco anos ultrapassou seus concorrentes, transformando-se no maior produtor de automóveis do mundo. Henry Ford inventou o mítico Ford Model T, um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos.
    Os problemas que surgiram na Ford Motor Company podem ser atribuídos ao modo autoritário e teimoso de Henry Ford administrar as suas empresas. Apesar de o seu único filho Edsel Ford ter sido nomeado presidente em 1919, o pai continuava com um controlo total da Companhia.
    O seu filho Edsel morreu em 1943 e Henry Ford reassumiu a presidência. Contudo, já tinha entretanto sofrido dois enfartes e, dois anos mais tarde, passou a presidência para o neto , Henry Ford II.
    Henry Ford morreu em 7 de Abril de 1947, com 84 anos!

     
  • At 18.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Biografia



    Henry Ford foi um homem com grande sentido de criatividade e responsabilidade, uma pessoa que deixou uma marca na História.
    Henry Ford nasceu em 1863, nos Estados Unidos. Era filho de pais emigrantes, William e Mary Irish Ford.
    Em 1888, casou com Clara Bryant. Passados alguns anos, mudaram-se para Detroit, onde Ford fundou a Ford Motor Company, em 1903. Logo após a criação da empresa.
    O Modelo T foi introduzido no mercado em 1908, tendo sido produzido ao longo de 19 anos.
    Em 1916, os lucros da fábrica ascenderam aos 60 milhões de dólares.
    Em 1927, o Modelo T foi retirado do mercado, após terem sido fabricados e vendidos cerca de 15 milhões de viaturas.
    Henry Ford morreu no dia 7 de Abril de 1947.

     
  • At 18.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Henry Ford


    Henry Ford (nasceu Springwells a 30 de Julho de 1863 e morreu em Dearborn 7 de Abril de 1947) criou a famosa marca de carros Ford Motor Company e desenvolveu a montagem em série para criar mais carros em menos tempo e a um preço acessível para todas as pessoas.
    Henry era filho de imigrantes escoceses, andou em escolas rurais até aos 15 anos, trabalhando na fazenda com o seu pai e sempre mostrou talento em invenções principalmente em mecânica.
    Em 1886 ganhou 80 acres de terreno do seu pai, ganhou estas terras porque ficou noivo com Clara J. Bryant com quem acabou por se casar. Fundou a Ford Motor Company onde fez o Modelo T que foi um célebre automóvel. Através da sua técnica de produção conseguiu produzir muito e rapidamente o que fez com que o preço do automóvel fosse muito baixo e com isso só no primeiro ano vendeu mais de dez mil exemplares. E foi assim um homem famoso e revolucionário no que conta à produção na industria.

     
  • At 6.11.06, Anonymous Anónimo said…

    Henry Ford (Springwells, 30 de Julho de 1863 — Dearborn, 7 de Abril de 1947) fundador da Ford Motor Company e o primeiro a aplicar a montagem em série de forma a produzir, em massa, automóveis a um preço acessível.
    Este feito não é notável apenas pelo facto de ter revolucionado a produção industrial mas, também, porque influenciou de tal forma a cultura moderna que alguns académicos, sociólogos e historiadores identificam esta fase social e económica da história como Fordismo, geralmente relacionado, também, com o taylorismo
    Filho de emigrantes escoceses, sua mãe faleceu quando tinha apenas doze anos. Frequentou escolas rurais até seus quinze anos, trabalhando na fazenda de seu pai, tendo sempre demonstrado habilidades para invenções, particularmente na mecânica. Tirou o curso uma escola de comércio, todavia buscava sempre aumentar seus conhecimentos de mecânica. Depois de concluído seu aprendizado, ligou-se à Westinhouse Engine, ocorrendo ali seu primeiro contacto com motor de combustão interna em 1885. Fundou a Ford Motor Company com a ajuda de investidores em 16 de junho de 1903, sendo o primeiro a aplicar a montagem em série de forma a produzir, em massa, automóveis a um preço acessível. Em apenas cinco anos ultrapassou seus concorrentes, transformando-se no maior produtor de automóveis do mundo. Henry Ford inventou o mítico Ford Model T, um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos.
    A alta produção conseguida por Ford tem como característica marcante a cor do veículo, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os veículos sem ter que diferenciar o processo de pintura.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O fordismo foi defendido por Henry Ford, que, a partir da empresa Ford, introduziu o trabalho em cadeia e passou a fabricar um único modelo do automóvel: o modelo T, muito vendido em 1908. Isto deu-se graças as seu baixo preço, aos salários elevados e ás próprias facilidades de crédito introduzidas pela administração da Ford Motor Company. Quando a produção anual era de quase 250 mil unidades, Ford consegue baixar o preço do seu modelo T para os 500 dólares, o que ainda subiu mais as vendas.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Henry Ford defensor do fordismo lançou um modelo de automovel unico. Esse modelo estava disponivel para qualquer pessoa pois os ordenados eram bastante altos. Para alem disso era tambem defensor do trabalho em cadeia o que premitia ainda mais produçao.

     
  • At 14.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Henry Ford (1683-1947)
    Henry, era filho de pais emigrantes que eram originários de Michigan. Henry, ajudava a sua família, e frequentou a escola até aos dezasseis anos, quando decidiu ir à procura de emprego. Em Detroit, aprendeu mecânica, e mais tarde quando regressou a casa, trabalhou para uma empresa que fabricava carros. Em 1888, casou-se com Clara Bryant, e mais tarde, mudaram-se para Detroit, onde Ford fundou a Ford Motor Company, em 1903. Logo após a criação da empresa, foi processado pela associação de fabricantes de automóveis licenciados, e em 1911, ganhou o caso em tribunal. O seu modelo que teve mais sucesso, foi o modelo T, que passado alguns anos o seu preço diminuiu devido a grande produtividade. Henry, para assegurar-se que não iria perder os funcionários, pagava-lhes 5 dólares de salário mínimo por dia. Após terem sido criadas outro tipo de viaturas, Henry, começou a diminuir o número de carros vendidos… mais tarde faleceu.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Henry Ford nasceu em 1863, nos Estados Unidos. Era filho de pais emigrantes, William e Mary Irish Ford.
    Foi aprendiz de mecânica e mais tarde e passados alguns anos, mudou-se para Detroit, onde Ford fundou a Ford Motor Company, em 1903. Henry Ford inventou o mítico Ford Model T, um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos. Os problemas que surgiram na Ford Motor Company podem ser atribuídos ao modo autoritário e teimoso de Henry Ford administrar as suas empresas. Tinha apenas um filho, Edsel, que morreu em 1943. Sofreu dois enfartes e passou a presidencia da empresa ao seu neto Henry Ford II.
    Henry Ford morreu em 7 de Abril de 1947, com 84 anos!

     
  • At 27.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Henry Ford

    Henry Ford nasceu em 1863, nos Estados Unidos, e era filho de pais emigrantes, desenvolvendo sempre uma impressionante capacidade para a mecânica, conseguindo arranjar trabalho em Detroit, com 16 anos, voltando mais tarde para a sua terra Natal, Springwells.
    No ano de 1886, Henry Ford herdou 80 acres de terra, por ter ficado noivo de Clara Bryant, com quem casou em 1888.
    Alguns anos depois, Ford mudou-se outra vez para Detroit onde fundou a FORD MOTOR COMPANY, em 1903, tendo problemas com a associação de fabricantes de automóveis licenciados, acabando por ganhar o caso, em 1911.
    Ford aplicou na sua frábrica um novo tipo de trabalho, o trabalho em cadeia, aplicando também o Taylorismo, estes tipos de organização no trabalho permitiram-no tornar-se bem visto. Ford criou o Modelo T, muito vendido na época.
    Em 1916, a fábrica obteve mais de 60 milhões de dólares.
    Em 1927, o Modelo T foi retirado do mercado, após terem sido fabricados e vendidos cerca de 15 milhões de viaturas.
    Henry Ford morreu no dia 7 de Abril de 1947.

     

Enviar um comentário

<< Home