Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

14.11.06

As duas revoluções













Distingue os objectivos das duas revoluções russas: Fevereiro e Outubro.

14 Comments:

  • At 27.11.06, Anonymous Anónimo said…

    Em 22 de fevereiro de 1917,milhares de operarios manifestaram-se em Sampeterburgo,conseguindo o apoio de parte das forças do czar.Era o fim do czarismo e o inicio da revoluçao!Os revolucionarios libertaram os presos politicos,formaram o Soviete dos operarios e dos soldados,que de imediato organizou comissoes para controlar a situaçao.Derrubaram o czar e entregaram o governo a um Comite Executivo Provisorio.No poder os revolucionarios tomaram algumas medidas importantes: aboluiçao da pena de morte;amnistia para os presos politicos e exilados; aboluiçao das diferenças assentes na raça e na religiao; convocaçao de uma assembleia constituinte.essa era a revoluçao burguesa de 1917 .
    Mas a revoluçao de outubro era O Governo Provisorio criado apos a revoluçao de fevereiro enfrentava a oposiçao do sovietes.Estes conselhos de operarios,soldados e mais tarde camponeses eram chefiados pelos Bolcheviques que viriam formar o Partido Comunista.O principal lider dos bolcheviques que era o Lenine desenvolveu uma forte oposiçao aos sucessivos governos provisorios:nao apoiava a participaçao da Russia na guerra mundial;Defendia a nacionalizaçao e a colectivizaçao de toda a economia russa;defendia a instauraçao de uma ditadura do proletariado. Em 24 de outubro de 1917 as milicias militares dos bolcheviques ocuparam a sede do governo e puseram fim ao governo provisorio.Instauraram um novo governo revolucionario presidido por lenine que pretendia aplicar as ideias do marxismo,criando uma sociedade sem classes,em que os bens de produçao fossem nacionalizados ou seja estivessem na posse do estado; E em 1918 lenine assinou um tratado de paz com a alemanha,o tratado de Brest-Litovsk,e retirou a Russia da guerra,perdendo a posse da polonia da filandia e dos paises balticos.

     
  • At 12.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A Revolução de fevereiro tinha como principal objectivo tirar CZAR do poder e implantar uma política liberal. Esta revolução foi bem sucedida pas mais tarde viria a desencadear-se outra revolução. A 2º revolução foi a de Outubro. Liderada por Lenine e o local onde se diz que esta se desencadeou foi em S.petesburgo com o soviete do mesmo. Com a 2º revoluçao pretendia-se derrubar o governo provisório e impor uma ditadura.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    comment de cima é também o teixeira

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Revolução de Fevereiro

    O objectivo da Revolução de Fevereiro foi derrubar o czar Nicolau II pois o povo não gostou que a Rússia entrasse na I Grande Guerra e estavam insatisfeitos com o regime czarista. A burguesia também estava insatisfeita com a incapacidade do czar e do seu governo. No dia 23 Fevereiro de 1917 iniciou-se uma grande revolução em São Petersburgo na qual o czar Nicolau II foi forçado a abdicar dos seus poderes tendo-se formado um governo provisório.

    Revolução de Outubro

    Na manhã de 25 de Outubro os Bolcheviques queriam que se retirasse a democracia liberal e criaram uma assembleia constituinte onde se elegeria o partido que mais votos tivesse mas como isso não resultou instaurou-se uma ditadura.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Na Revolução Soviética desenvolveram-se duas revoluções . A primeira foi a Revolução de Fevereiro, em que os revolucionários tinham como objectivo derrubar a ditadura do Czar. Concretizou-se a revolução e ficou instaurado um regime liberal parlamentar. Com isto os bolcheviques que queriam uma revolução mais profunda revoltaram-se e deu-se assim a segunda revolução a Revolução de Outubro.
    A Revolução de Outubro deu-se a 25 de Outubro de 1917, agora os bolcheviques liderados por Lenin tomaram o poder, e Lenin ficou a liderar.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A Revolução Soviética deu-se em 1917 e foi feita em duas fases distintas: a Revolução de Fevereiro em 1917 e a Revolução de Outubro. A Revolução de Fevereiro foi a primeira fase da Revolução Russa. O resultado foi imediato, a renúncia do Czar. Isto deu-se graças à insatisfação popular com a ditadura Czarista e com a participação do país na Primeira Guerra Mundial.
    A Revolução de Outubro, também conhecida como Revolução Vermelha foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917. A Revolução de Outubro foi liderada por Vladimir Lenine e pelos bolcheviques, e tornou-se a primeira Revolução comunista do Século XX.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A revolução de Fevereiro foi uma revolução organizada pelos burgueses na qual o czar foi obrigado a abdicar do poder. Estes organizaram a revolução pois encontravam-se descontentes com a incapacidade do governo e do czar, o país estava na miséria, havia fome, derrotas militares, manifestações, etc... O seu objectivo era tentar eliminar o governo e tirar o país da miséria.
    No entanto a guerra continuava e o descontentamento aumentava. O povo encontrava-se descontente e formou alguns grupos denominados sovietes entre os quais o mais importante que se chamavam Bolcheviques. Estes tinham como objectivos a revolução social e a retirada da guerra. Com isto organizaram a chamada Revolução de Outubro ou Bolchevique.

     
  • At 14.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A Revolução de Fevereiro, de 1917, tinha o objectivo de derrubar o czar Nicolau II, tenod o objectivo de implantar uma Répública Liberal.
    Todos estavam insatisfeitos, devido é entrada da Russia na guerra, pois originou muitos mortos, muita fome, e muita miséria.Também nao gostavam do regima czarista, isto, pois o czar tinha todo o poder da Russia nas "mãos" dele.
    Então, no dia 23 de Fevereiro de 1917, um grupo de burgueses revoltou-se em São Petersburgo, tendo o czar de abdicar do cargo, como a população tanto queria.

    Em 25 de Outubro de 1917, segue-se outra revolução: Revolução Bolcheviques.
    Os revoltosos queriam a queda do regime provisório.
    A revolução foi liderada pelos Bolcheviques.

     
  • At 14.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A revolução de Fevereiro, foi organizada pelos burgueses, que obrigaram czar a abdicar do poder. O motivo da revolução foi o descontentamento da população, com a falta de capacidades do governo e de czar, o país encontrava-se na miséria, começaram a existir mendigos, e pobres. Era o principal objectivo, tentar eliminar o governo e para conseguirem tirar o país da sua miséria. Com o decorrer da guerra o descontentamento ia aumentando. O povo, descontente, formou grupos chamados de sovietes (Bolcheviques), e tinham em mente, uma revolução social (revolução social ou bolchevique) e tirar o país da guerra.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Fevereiro – A revolução burguesa: A Grande Guerra agravou as dificuldades económicas e sociais na Rússia. A burguesia estava desiludida com a incapacidade de czar e do seu governo. Em 23 de Fevereiro de 1917 iniciou-se a Revolução Burguesa, em S. Petesburgo. Esta revolução consistiu na formação de um governo provisório do czar Nicolau II.

    Outubro – A revolução bolchevique: Após a revolução de Fevereiro, espalharam-se por toda a Rússia os sovietes. Entre os revolucionários encontravam-se os bolcheviques, que se opunham à democracia liberal e inspiravam-se no marxismo. O marxismo-lenismo iria constituir a base ideológica da revolução. Em 25 de Outubro, os bolcheviques desencadearam uma revolta e tomaram o poder.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Fevereiro: revolução burguesa.
    Esta revolução, desenrolou-se devido ao descontentamento da burguesia liberal, pois esta estava bastante desiludida com a incapacidade do czar Nicolau II.
    Esta revolução teve inicio no dia 23 de Fevereiro de 1917 em São Petersburgo, onde se assistiu a uma insurreição, com o final objectivo de abolir o czarismo.
    Com isto, o czar Nicolau II foi forçado a abdicar, formando-se assim um governo provisório.
    deste modo a Rússia passou a ter um regime liberal parlamentar.
    Foi assim designada por revolução burguesa, por ter sido a burguesia a causadora desta.

    Outubro: a revolução bolchevique.
    Esta revolução foi constituida por camponeses e soldados, descontentes com o governo provisório, pois fomentavam a permanente contestação ao governo provisório.
    Os bolcheviques, opunham-se à democracia liberal e desejavam uma revolução mais profunda.
    Estes, inspiravam-se no marxismo, e o seu principal objectivco era promover uma sociedade socialista, que abrisse caminho ao comunismo, ou seja, a uma sociedade sem classes, nem grupos sociais.
    Os principais chefes bolcheviques foram Lenine e Trotsky.
    Esta revolução eclodiu no dia 25 de Outubro de 1917, onde os bolcheviques desencadearam uma insurreição armada e tomaram o poder.
    Foi a primeira revolução socialista triunfante.
    Foi dado o nome de revolução bolchevique a esta revolução, pois estes foram os causadores desta.

     
  • At 27.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A revolução de Fevereiro teve como ojectivo tirar ao czar a sua autoridade e formar uma república liberal.
    Conseguindo que o czar abdica-se dos seus poderes, criaram um governo provisório.

    A revolução de Outubro, realizada pelos bolcheviques, queria acabar com o governo provisório criado depois da revolução de Fevereiro e estabelecer uma ditadura.

     
  • At 10.1.07, Anonymous Anónimo said…

    O objectivo da revolução de Fevereiro era a de obrigar o czar Nicolau II a abdicar do trono, criando assim um governo provisório... Mais tarde, a 17 de Julho desse ano, em Ekaterinburgo, ele, a sua esposa (Alexandra) e os seus filhos (entre os quais Anastasia e Alexandre)foram executados a tiro inesperadamente, já que, antes de entrarem os executores, tinham-lhes sido dito que se iriam fazer uma fotografia... Não entraram câmaras, mas sim espingardas!

    A revolução de Outubro consistiu em derrubar o governo provisório imposto na revolução de Fevereiro, criando uma ditadura, liderada por Lenine...

     
  • At 10.2.07, Anonymous Anónimo said…

    A primeira revol~ção existente na Rússia foi a revolução De Fevereiro ocorrente no dia 23 de Fevereiro de 1917. Nessa altura havia um grande descontentamento devido ao facto da Russia fazer parte da triple entente, aquando a I Guerra Mundial, onde sofreu inúmeras mortes de soldados. Havia também muita fome e deserções de tropas. com isto acusou-se o czar Nicolau II de todas estes males. Assim, a chamada revolução de Fevereiro teve como objectivo forçar o czar a abdicar do governo, mformando-se assim um governo provisório.

    Logo após a revoluçlão de Fevereiro multiplicaram-se os soviets.
    Entre estes revolucionários destacavam-se os bolcheviques que criam uma revol~ção mais profunda.
    estes queriam a tomada do poder pelos trabalhadores e queriam impor uima sociedade socialista que cnduzisse ao comunismo.
    Assim, os bolcheviques acusavam o governo provisório de se mostrar impotente para controlar os acontecimentos.
    Sendo assim, os bolcheviques tomaram o poder através de uma insurreição armada.
    O objectivo desta revol~ção foi tirar o governo provisório do poder pois não era capaz de resolver pos actuais problemas

     

Enviar um comentário

<< Home