Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

10.10.06

Uma Paz precária

O presidente Wilson (EUA), L. George (Inglaterra), Orlando (Itália) e Clemenceau (França) vão definir o que constitui as bases do Tratado de Versalhes (1919) sendo a França a mais vigorosa na luta por uma represália contra a Alemanha, já que grande parte da guerra tinha sido no solo francês.


Refere algumas cláusulas definidas no Tratado de Versalhes (1919) que expliquem que a reponsabilidade da guerra foi atribuída à Alemanha.

11 Comments:

  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Bem, no tratado de versailhes foram postas algumas clausulas sobre a alemanha em que afirmavam que a alemanha teria que dar a independencia da Austria, Polonia, teve que dar a Alsácia e Lorena á França, a alemanha nao poderia ter qualquer armamento ou qualquer tipo de exercito quer naval ou militar. Assim como tambem teria largar de sua posse as colonias que tinha na Africa.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    A Alemanha, na conferencia de paz, de 1919, foi o país "acusado" de ser o causador de todas as mortes e estragos nos paises envolvidos na guerra, tendo a Alemanha, que pagar pesadas indeminiaçoes, aos países vencedores. O Tratado de Versalhes, contém alguns artigos humilhantes á Alemanha, como abandonar os territorios que foram integrados na Polonia, abandonar a Alsácia e a Lorena, regressando á soberania Francesa, bem como todas as suas colonias. O territorio Alemao, foi desmilitarizado: o serviço militar obrigatorio, foi abolido e a Alemanha, proibida de possuir marinha de guerra, blindados e avioes de combate.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    No Tratado de Versalhes foram postas algumas cláusulas em que a Alemanha, além de abandonar os territorios que foram integrados na Polónia, perdeu a Alsácia e a Lorena. Vamos citar agora alguns artigos deste tratado em que culpavam a aLEMAnha da Guerra e que se pode considerar que estes tenham sido uma forte causa para a 2º Guerra Mundial.






    - Art.80- “A Alemanha reconhece e respeitará estritamente a Independência da Áustria .(…)”.

    -Art.119- “A Alemanha renunciava, a favor das principais aliadas, a todos os seus direitos e títulos além mar”.

    -Art.198- “As forças militares da Alemanha não deverão compreender nenhuma aviação militar nem naval”.

    -Art.232- “A Alemanha compromete-se a pagar uma indemnização por todos os danos causados à população civil”.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Acabada a guerra, os países vencedores reuniram-se em 1909 (Paris), na Conferência de Paz.
    Esta mesma Conferência preparou vários tratados, sendo o Tratado de Versalhes o mais importante, realizado com a Alemanha.
    Esses tratados impuseram aos países derrotados condições deprimentes:

    - A Alemanha foi obrigada a pagar pesadas indemnizações;

    - O Império Austro-Húngaro e o Império Turco ficaram desmembrados tornando a Polónia, a Checoslováquia, a Hungria e a Jugoslávia em países independentes;

    - A Alemanha também perdeu a Alsácia e a Lorena, que regressaram à soberania francesa. O serviço militar dos alemães foi aniquilado e o poder alemão foi proibido de possuir a marinha de guerra e aviões de combate.

     
  • At 15.10.06, Anonymous Anónimo said…

    No tratado de Versalhes foram defenidas condições humilhantes à Alemanha, país a que as responsabilidades da guerra foram atribuídas.
    Aqui estão algumas cláusulas impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes:
    Art. 80 - [...] A Alemanha reconhece e respeitará estritamente a Independência da Áustria. [...]
    Art. 119 - [...] A Alemanha renuncia, a favor das principais potências aliadas, a todos os seus direitos e títulos além-mar.
    Art. 73 - [...] Todo o serviço militar obrigatório será abolido da Alemanha.
    Art. 232 - [...] A Alemanha compromete-se a pagar uma indemnização por todos os danos causados à população civil dos países aliados.
    Art. 428 - [...] Os territórios alemães situados a oeste do Reno serão ocupados pelas tropas aliadas por um período de 15 anos.

     
  • At 16.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Depois do final da guerra, os países vencedores reuniram se em França, na conferência de paz.
    A conferência de paz preparou vários tratados, cujo mais importante seria o tratado de versalhes.
    Estes tratados remeteram a Alemanha a condições humilhantes e definiram um novo mapa político:
    *o império austro-húngaro e turco ficou desmembrada dando origem à formação de novos estados;
    *a Alemanha além de abandonar os seus territórios na polónia perdeu a Alsácia e a lorena que regressaram ao poder francês. o território alemão ficou sem poder militar sendo o serviço militar obrigatório abolido, foi também proibida a posse da marinha de guerra e aviões de combate;
    *os países vencidos ficaram obrigados a pagar aos vencedores pesadas indemnizações.

     
  • At 18.10.06, Anonymous Anónimo said…

    No tratado de Versalhes ficou estipulado que a Alemanha não podia possuir armammento, tinha que pagar indeminizações aos países a que causou prejuizo, teve que reconhecer a indepedência da Polónia, teve que devolver Alsácia e Lorena a França, perdeu as colónias de Africa entre outras coisas.

     
  • At 18.10.06, Anonymous Anónimo said…

    No tratado de Versalhes foi decidido que:a Alemanha não podia construir fortificações ao longo de uma linha situada até 50 km do reino, era proibido a conservação e a concentração das forças armadas a título permanente ou temporário;a Alemanha tinha que reconhecer a completa independência do Estado Eslovaco, da Polónia e da Áustria; tinha que renunciar a favor das principais potências aliadas, a todos os seus direitos e títulos sobre as suas possessões além-mar; a Alemanha e os seus aliados tinham que reconhecer que eram responsáveis por todas as perdas e danos sofridos em consequência da guerra que lhes foi imposta por a opressão alemã, comprometendo-se a pagar indeminizações por todos os danos causados á população civis dos outros países.

     
  • At 12.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O Tratado de versalhes consiste na tomada de algumas medidas.
    Algumas destas foram a impossibilidade da Alemanha ter exército e de fazer fortificações, de ter de pagar uma indemnização aos países aliados, foi considerada a principal causadora da I Guerra Mundial.
    A Alemanha perdeu a Alsácia e a Lorena para a França, e outras colónias.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Os países vencedores reuniram-se na Conferencia da Paz com o ojectivo de elaborar um novo mapa político e fazer o Tratado de Versalhes que teve com desições humilhantes para a Alemanha.
    Algumas das clausulas foram:
    - A Alemanha foi obrigada a pagar pesadas indemnizações;

    - O Império Austro-Húngaro e o Império Turco ficaram desmembrados tornando a Polónia, a Checoslováquia, a Hungria e a Jugoslávia em países independentes;

    - A Alemanha também perdeu a Alsácia e a Lorena, que regressaram à soberania francesa. O serviço militar dos alemães foi aniquilado e o poder alemão foi proibido de possuir a marinha de guerra e aviões de combate.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    No tratado de versalhes, estavam assinaladas clausulas, que diziam que a Alemanha teria que dar a independência da Áustria, a Polónia teve que dar a Alsácia e Lorena á França. A Alemanha não podia ter qualquer tipo de armamento e teria que abandonar todas as suas colónias africanas.

     

Enviar um comentário

<< Home