Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

10.10.06

Consequências do I conflito mundial

Com o fim da I Guerra mundial, o mundo conheceu importantes mudanças do ponto de vista territorial, político e social.

Atenta nas fontes que se seguem e caracteriza essas mudanças.


Fonte 1



Fonte 2
Mapa 2: regimes políticos na Europa do após-guerra

Fonte 3




14 Comments:

  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    No fim da guerra apareceram algumas consequencias das quais sociais, politicas, economicas e demograficas. Algumas consequencias politicas foi o desaparecimento de monarquias e o aparecimento de democracias, o aumento de republicas e da Sociedade das Naçoes. Algumas consequencias sociais foram o aparecimento da pobreza e miseria, e o enriquecimento dos grandes industriais. Consequencias economicas foram o declinio da europa e e hegemonia dos EUA assim como o dominio monetário do dolar. E as transformaçoes demograficas foram cerca de 8.5 milhões de mortos e 20 milhoes de invalidos.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    De acordo com a fonte 1, muitos paises europeus perderam terras, como o caso da Alemanha, que perdeu a Alsácia e a Lorena.
    Na fonte 2, podemos ver as transformaçoes politicas na Europa, onde muitas monarquias deram lugar ás republicas e regimes democraticos.
    Na fonte 3, podemos observar a miseria e as mortes que ocorreram durante e depois da guerra mundial. As classe médias empobreceram e o desemprego e a pobreza eram constantes.Porem, as munheres começaram a dar os primeiros passos na conquista d igualdade, e o operariado, foi reconhecido na sociedade.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    A nível político, algumas das transformações foram:
    - Novas fronteiras e novos países; aumento das república; a Sociedade das Nações.

    A nível social, as transformações foram:
    - Decadência das grandes classes; agravamento da miséria e do desemprego.

    A nível económico, as transformações foram:
    - Diminuição da produção agrícola e industrial; decadência económica da Europa; pertença financeira do dólar.

    A nível demográfico, as transformações foram:
    - 20 milhões de inválidos e 8,5 milhões de mortes; a diminuição da população activa levou ao envelhecimento da mesma.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Devido ao fim da Guerra existiram várias consequências. O conflito originou elevadíssimas perdas humanas, em especial na Europa que foi o palco principal da Guerra, em algumas regiões ficou tudo em ruínas (casas, pontes, estradas, fábricas). Existiram entre isto Transformações: políticas, sociais, económicas e demográficas.

     
  • At 15.10.06, Anonymous Anónimo said…

    -Fim da Primeira Guerra Mundial-

    Transformações Políticas -> Novas fronteiras; aumento das repúblicas e diminuição das monarquias; fundação da sociedade das nações; desenvolvimento do direito internacional; fim de algumas monarquias...

    Transformações Económicas -> Os EUA estavam a viver a sua hegemonia; domínio monetário do dólar e assim desvalorização das moedas europeias; declínio económico europeu...

    Tranformações Sociais -> reconhecimento político do operariado; empobreciemnto das clesses médias e enriquecimento dos grandes comerciais; desemprego e miséria...

    Transformações Demográficas -> 20 milhões de inválidos e cerca de 80 mil mortos; envelhecimento da população; diminuição da população no activo...

     
  • At 16.10.06, Anonymous Anónimo said…

    As Consequências da Guerra


    No fim da primeira guerra mundial houve grandes consequências a nível territorial, social, político e económico. Para além das importantes alterações no mapa politico e das importantes mudanças sociais a guerra,tal como já referimos, teve altas consequências demográficas e económicas. O conflito originou um elevado número de óbitos, principalmente no continente europeu. Estes tiveram cerca de 8 milhões de óbitos e 6 milhões de inválidos. Foi também este país severamente ‘’castigados’’ em termos materiais. Em algumas regiões a ruína sobressaiu. A zona da França e Bélgica ficaram totalmente devastadas. A termos políticos temos agora a aparição da democracia e o desaparecimento de algumas monarquias. Faz-se também novas fronteiras e novos países. Aparece agora a sociedade das nações. A nível social há agora uma grande taxa de desemprego e miséria. Empobrecimento das classes medias enriquecimento dos grandes industriais, comerciantes e operariado. As mulheres dão o 1º passo na conquista da igualdade. Em termos económicos há agora um grande declínio económico europeu Hegemonia económica dos E.U.A, desvalorização da moeda europeia, domínio monetário do dólar e diminuição agrícola e industrial.

     
  • At 16.10.06, Anonymous Anónimo said…

    No fim da primeira guerra mundial houve diversas tranformações a nivel politico, social, económico e demográfico.
    A nivel político houve um fim da algumas monarquias., uma nova carta Política da Europa, Aumento das republica e a criação da Sociedade das Nações.
    A nível social houve muito desemprego e miséria, um empobrecimento das classes médias e as mulheres dão os seus primeiros passos na conquista da igualdade.
    A nível económico houve um declínio a nivel económico na Europa, a desvalorização das moedas europeias e a diminuição da produção agricula e industrial.
    A nivel demográfico morreram cerca de 8.5 milhoes e houveram 20 milhoes de inválidos e acontecendo estes acontecimentos houve a diminuição da população activa.

     
  • At 16.10.06, Anonymous Anónimo said…

    Como consequências da primeira guerra mundial, surgiram crises politicas, sociais, económicas e demográficas.
    Na política, o regime monárquico foi abolido, surgindo assim o regime democrático.
    Na sociedade aumentou o número de mendigagem e pobreza, devido á maldade dos patrões, querendo o dinheiro só para o bem deles.
    Na economia surgiu a diminuição de produção agrícola/industrial. Os estados unidos estavam a passar pela fase da hegemonia, pensando que eram superiores aos restantes países.
    Os problemas demográficos, eram 20 milhões de inválidos, e 80 mil pessoas mortas, população envelheceu, e diminuiu o número de população activa.

     
  • At 18.10.06, Anonymous Anónimo said…

    No fim da guerra houve várias consequências a nivel politico, demografico e social.
    Morreral cerca de 8.5 milhões de pessoas e cerca de 20 milhões inválidos. Muitos países foram desmembrados, houve o desaparecimento de algumas monarquias e o aparecimento da democracia.A nivel politico também foi criada a sociedade das nações.
    A Europa antes que antes da guerra estava no seu apogeu agora passou de credora a devedora pois ficou com muitas dividas aos Estados Unidos pois foram eles que financiaram a guerra.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A guerra abalou muito todos os países mesmo depois de terem assinado o tratado de paz as preocupações foram muitas. As transformações que aconteceram em toda a Europa foram inúmeras desde a política, na sociedade, demográficas e económicas. A nível político a guerra levou ao fim d alguns regimes monárquicos, afirmação dos regimes democráticos parlamentares, novas fronteiras e novos países formaram-se “Carta politica da Europa”, desenvolvimento do direito internacional, sociedade das nações. Socialmente as transformações também se notaram: o desemprego e miséria aumentaram, deu-se o empobrecimento das classes médias, os grandes industriais, comerciante e especuladores enriqueceram, o operariado foi reconhecido pelo governo e as mulheres dão os primeiros passos na conquista da sua liberdade e igualdade. Economicamente os abalos causados pela guerra também se fizeram sentir o declínio da Europa passando de credora para devedora, a hegemonia económica dos Estados Unidos, e a desvalorização das moedas Europeias liderando agora o dólar, diminuição da produção agrícola e industrial. E por fim as quedas demográficas com 8.5 milhões de mortos, 20 milhões de inválidos, o envelhecimento da população e diminuição a população activa.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Durante a Guerra, foram perdidos, muitos dos territórios "conquistados", um exemplo dessas perdas, é o Império Austro-Húngaro, que foi dividido em vários países, como a Checoslováquia, a Áustria e a Hungria.
    Foi também durante esta Guerra, que se formaram novas políticas, perderam-se inúmeras vidas, e prejudicaram-se outras tantas.
    Muitas dessas pessoas, tiveram consequências graves, ficando incapacitadas, para o resto da sua vida. Foi esta uma das causas para muita gente, ficar sem um posto de trabalho, pois estavam debilitadas, e muitos deles paraplégicos, impedindo assim a produção de trabalho destes.
    Foi a partir desta altura que as mulheres começavam a dar o primeiro passo perante a sociedade...

     
  • At 14.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Quando a primeira guerra mundial terminou, surgiram consequências politicas, económicas e demográficas. Na política, observou-se o desaparecimento de monarquias e apareceram as democracias, e o número de repúblicas e de sociedades das nações, aumentou.As consequências sociais foram, o aparecimento da pobreza e miséria, e o enriquecimento de grandes potências coloniais.As consequencias economicas, doram, o declinio da Europa e Egemonia dos E.U.A, assim como o dominio monetario do dolar. E as transformações demograficas foi a diminuição de populaçao, e o numero de invalidos aumentou.

     
  • At 25.2.08, Anonymous Anónimo said…

    ola gostaria q vcs me ajudassem é q o prfessor passou um trabalho para min e o tema é
    CONFLITOS das regiões
    *europa
    *africa subsaariana
    *norte da africa e oriente medio
    *america central e do sul
    *asia e pacifico
    bom me ajudem o meu msn é
    FYAMA2008@HOTMAIL.COM
    se possivel me mande a resposta por email
    obrigada bjs fiama

     
  • At 4.4.08, Anonymous Anónimo said…

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

     

Enviar um comentário

<< Home