Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

5.12.06

A Implantação da República

A partir da imagem, redige um pequeno texto sobre o que aconteceu nas vésperas da Revolução e no dia da aclamação da República.

14 Comments:

  • At 12.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Nas vesperas da revolução da implantação da república, D.Carlos e seu filho Luiz Filipe, foram assassinados. Foi no dia 5 de Outubro que militares e população se juntaram na rotundo do rossio barricando as passagens. Esta revolução foi chefiada por general Gomes da costa e por Machados dos Santos. Este implantaram um governo provisório presidido por teófilo braqa.

     
  • At 12.12.06, Anonymous Anónimo said…

    No dia 4 de outubro de 1910 pela manha, um grupo de revoltosos, reuniu-se, na Rotunda, onde é agora o actual marques de Pombal, bombardeando o palácio Real, seno depois a família real obrigada a fugir para a ericeira, partindo depois para a Inglaterra.Esta revolução foi chefiada por Machado Dos Santos.
    Os revoltodos cantaram vitória, e, em 5 de Outubro de 1910, José Relvas aclama a Implantação da República.
    O Governo Provisório foi presidido por Teófilo de Braga, e depois, por Manuel de Arriaga, Presidente da 1ºConstituição de Portugal.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    O movimento que derrubou a monarquia eque desde a 1ª hora teve um grande apoio dos populares saiu para a rua na madrugada de 4 de Outubro de 1910, em Lisboa. Os protestantes concentraram-se na rotunda onde hoje é a praça do Marquês de Pombal, o comando das operações era chefiado por Machado dos Santos. A revolução começou quando os navios de guerra começaram a bombardear o palácio onde estavca o rei D. Manuel II no dia seguinte embarcou para um exílio no estrangeiro. Na manhã de 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a república numa cerimónia na câmara municipal de Lisboa.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A oposição ao regime chegou ao limite da violência, tendo sido o rei o Princípe herdeiro mortos, no Terreiro do Paço (1908-Regicídio).
    No dia 4 de Outubro de 1910, um grupo de militares revoltosos concentraram-se na praça Marquês de Pombal e revolucionaram-se contra a Monarquia.
    Esta revolução foi comandada por Machado Santos.
    O rei e sua família fugiram para o estrangeiro.
    A 5 de Outubro de 1910, foi declarada a República.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Na madrugada de 4 de Outubro de 1910 as tropas que apoiavam a républica reuniram-se na rotunda do Russio e começou uma batalha entre as tropas monarquicas e as tropas republicanas. As tropas républicanas ganharam e no dia 5 de Outubro de 1910 foi implantada a républica por José Relvas.

     
  • At 15.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Antes da proclamaçao da republica houve o rejicidio em que foram mortos o rei e um dos filhos.
    e no dia 5 de outubro houve uma grande revolução que os republicanos até tiveram ajuda da marinha em que expulsaram a rainha e proclamaram a republica da varanda da camara municipal de Lisboa.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Nas vésperas ocorreu o regicídio (o rei foi assassinado) morrendo também o príncipe herdeiro, subiu assim ao trono o filho mais novo de D. Carlos, D. Manuel II com apenas 19 anos. Foi demitido João Franco, considerado o principal culpado da agitação, a monarquia tinha os dias contados. Na manhã de 4 de Outubro. Um grupo de revoltosos militares dirigiu-se à Rotunda, o palácio foi bombardeado e a família real foram obrigados a exilar-se. Foi assim no dia 5 de Outubro proclamada a implantação da República na varanda da Câmara Municipal de Lisboa.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Antes da revolução da implantação da república, D. Carlos e o seu filho, foram assassinados enquanto regressavam do passeio ao campo. Então no dia 5 de Outubro, a população juntamente com militares, juntou-se na rotunda do Rossio barricando as passagens possíveis. O general Gomes da costa e Machados dos Santos foram os principais lideres desta revolução. Estes implantaram um governo provisório presidido por Teófilo braga.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A Implantação da República consistiu em, na manhã de 4 de Outubro de 1910 os republicanos reuniram-se na rotunda de Lisboa. Outras tropas e civis que tinhamos mesmos ideais juntaram-se também. As tropas monarquicas tentaram combater as tropas republicanas que eram comandadas pelo general Machado Santos, sairam vitoriosas.
    Depois seguiu-se o bombardeamento do Rossio e do Palácio das Necessidades que possibilitou a fuga da familia real para Inglaterra. Com isto na manhã de 5 de Outubro 1910, o senhor José relvas declarou implantada a República na varanda da Camara Municipal de Lisboa.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    nas vésperas da revolução da república, "assistiu-se" ao régicidio, que consistiu na morte de D.Carlos e do seu filho D.Filipe, acabando por subir ao trono o seu filho mais novo: D.Manuel II, com apenas 19 anos de idade.
    Uma das suas primeiras medidas tomadas foi a demissão de João Franco, o principal culpado pelo sucedido.
    As instituições democráticas foram restabelecidas, porem a monarquia tinha os dias contados.
    Foi então que no dia 4 de Outubro de 1910, um grupo de populares revoltados, chefiados por Machado dos Santos se reuniu na rotundo do Marquês de Pombal, com o principal objectivo de bombardear o palácio real, que chegou a ser cumprido, tendo a família real de fugir para a Ericeira, tendo depois partido para Inglaterra.
    Este grupo de populares, teno visto o seu objectivo realizado, "elevaram" a sua victória, e em 5 de Outubro de 1910, José Relvas aclama a Implantação da República.
    O Governo Provisório foi assumido por teófilo Braga, tendo sido o primeiro presidente da República manuel de Arriaga.
    Foram estes factos históricos que fizeram com que neste dia se comemorasse este feríado.

     
  • At 27.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Nas vésperas da revolução ocorreu o regicídio, um grupo de revoltantes mataram o rei D. Carlos e seu filho mais velho, herdeiro ao trono.
    Proclamou-se então o filho mais velho do rei D. carlos, D. Manuel II, rei, que demitiu de imidiato João Franco por ser considerado o principal culpado do regicídio.
    Na madrugada de 4 de Outubro, um grupo relativamente pequeno de militares saiu à rua, mas aos quais se juntaram populares com armas que definiriam o fim da monarquia.
    Os revoltantes concentraram-se na Rotunda, aonde é hoje a praça Marquês de Pombal, e bombardearam o Palácio das Necessidades, fazendo com que o rei fugisse para a Ericeira.
    Na manhã de 5 de Outubro, foi proclamada, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, a República.

     
  • At 10.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Após o regicídio, no dia 4 de Outubro de 1910, houve uma revolução. Militares e civis organizaram-se em Lisboa, mais especificamente na rotunda ao cima da avenida da liberdade.
    Alguns navios de guerra bombardearam, em favor dos revolucionários, o palácio das necessidades, onde a família real saiu secretamente.
    Na manha de 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a republica.
    Estabelecida a republica foi nomeado um governo provisorio presidido por teofilo braga.

     
  • At 9.5.07, Anonymous Anónimo said…

    mas que seca historia .... lol tou a brincar
    ta nuito giro
    o blog e boa sorte para tuido

     
  • At 2.2.08, Anonymous Anónimo said…

    meu nome é cliciano machado san tos será que descendo desse grande homnen

     

Enviar um comentário

<< Home