Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

14.3.07

Pearl Harbor


Consulta este site e explica por que razão o Japão atacou a "pérola america", no Hawai.

16 Comments:

  • At 16.3.07, Anonymous Joao Andre said…

    A Marinha Imperial Japonesa efectuou o seu ataque a Pearl Harbor na manhã de 7 de Dezembro, 1941. O ataque em Pearl Harbor, Oahu, Havaí, foi executado sem um prévio aviso contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesas, o corpo aéreo do Exército estadunidense, e a força aérea da Marinha.

    O ataque danificou ou destruiu 11 navios, 188 aviões, e matou 2403 militares estadunidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota.

    O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o início da campanha do Pacífico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, mas o nome mais comum é Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor.

     
  • At 16.3.07, Anonymous Phyllipa said…

    O Japão atacou de surpresa Pearl Harbor porque pretendia alargar os seus territórios a toda a Asia e os EUA era seu rival!

     
  • At 16.3.07, Anonymous Luciano André said…

    O Japão atacou Pearl Harbor pois ele queria expandir os seus territórios por toda a Àsia, e os Estados Unidos da América tinham uma aglomerado de tropas em Pearl Harbor. C
    omo os EUA eram rivais do Japão e queriam expandir o seu território decidiram atacar de surpresa Pearl Harbor pois teriam mais hipoteses de vencer, mas a principal razão é a de quererem alargar os seus territórios.

     
  • At 17.3.07, Anonymous 7ud!te & Ana Pedro said…

    A razão mais forte para o ataque inesperado á Pearl Harbor na manhã de 7 de Dezembro de 1941, feito pelos Japoneses, foi o querer alargar o domínio a toda a Ásia. 350 aviões do Japão atacaram de surpresa e destríram a esquadra americana estacionada em Pearl Harbol nas ilhas Hawai.
    Roosevelt propôs guerra ao Japão, e o Congresso dos EUA assim o declarou.
    Desta forma o conflito alastrava ao Pacífico e á Ásia onde o expansionismo japonês atingiu rapidamente a Birmânia, as Filipinas e a Nova Guiné.
    Uma das consequências do ataque do Japão foi a mundialização do conflito.
    O Japão sendo um dos elementos do Eixo, levou os EUA á entrada na guerra contra a Alemanha.

     
  • At 19.3.07, Anonymous ferraz said…

    O Japão efectuou o ataque a pearl Harbor pois queria expandir os seu território pela Ásia.
    Este ataque sucedeu-se no dia 7 de Dezembro de 1941 em que 350 aviões Japoneses atacaram Pearl Harbor no Hawaii. Roosevelt propôs uma guerra contra o Japão sendo esta declarada no congresso dos E.U.A. Este conflito alastrou-se rapidamente dando assim a mundialização do conflito.
    O Japão era um dos elementos do eixo entrando assim os EUA contra a América e assim se equilibrou a guerra.

     
  • At 20.3.07, Anonymous Teixeira said…

    O Japão que pretendia alargar o seu domínio a todo o continente asiático via nos Estados Unidos um opositor ás suas pretensões pois estes tinham grande poder naquela região. Assim e com um ataque de surpresa destruíram toda a esquadra Americana estacionada Pearl Harbor o que viria a provocar a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

     
  • At 21.3.07, Anonymous rita :') said…

    No dia 7 de Dezembro de 1941, os japoneses, atacaram Pearl Harbor, situado nas ilhas Hawai, com o principal objectivo de alargar o seu domínio a toda a Ásia.
    Assim, com um ataque surpresa, o Japão, conseguiria atingir os seus objectivos, destroir a esquadra americana.
    Foi então que Roosevelt propôs querra ao Japão, e os EUA, assim o declararam. Iniciava-se assim uma guerra aberta.
    Uma das graves consequências do ataque japonês, foi a Mundialização do Conflito que se deflagrou.
    Como o Japão fazia parte dos elementos pertencentes ao Eixo, os EUA entraram na Guerra contra a Alemanha.

     
  • At 21.3.07, Anonymous rita :') said…

    *guerra

    sry :/

    (:

     
  • At 21.3.07, Anonymous Patrícia said…

    A principal razão pela qual o Japão atacou Pearl Harbor foi a sua ansia de querer expandir o território japonês por toda a Ásia e sendo os Estados Unidos seu rival
    e estando com posse de territórios asiáticos, o Japão atacou a ilha Havaiana, bombardeando-na e destruindo a esquadra americana que estava nela.
    Pouco depois os EUA declarou Guerra ao Japão, mundializando assim a guerra.

     
  • At 23.3.07, Anonymous Pedro Bartilotti said…

    Os Estados Unidos e o reino havaiano assinaram um tratado de reciprocidade em 1875, completado pela convenção de 6 de Dezembro de 1884 e ratificado em 1887. Em 20 de Janeiro de 1887 o senado dos Estados Unidos autoriza a Marinha a alugar Pearl Harbor como base naval. Em troca, os Havaianos obtiveram o direito exclusivo de exportar açúcar aos Estados Unidos sem taxas alfandegárias. A Guerra hispano-americana de 1889 e a necessidade dos Estados Unidos de manter uma presença permanente no Oceano Pacífico conduziram à anexação do Havai.

     
  • At 23.3.07, Anonymous Vera said…

    As principais razões que levaram os japoneses a atacarem Pearl Harbor, foi porque os Estados Unidos da América possuiam tropas nesse território e ambos os países (Japão e E.U.A.) pretendiam conquistar os territórios do continente asiático.

     
  • At 23.3.07, Anonymous márcia e margarida =@ said…

    Em dezembro de 1941, aviões japoneses atacaram de surpresa e destruíram as esquadra americana em Pearl Harbor.
    O Congresso dos Estados Unidos declarou guerra ao Japão.
    O conflito alastrava-se do Pacífico até à Ásia.
    Acabou por se dar a rápida mundialização do conflito.

     
  • At 23.3.07, Anonymous Gonçalo Martins said…

    O Japão atacou a "pérola americana" no Hawai porque o Japão estava com intenções de expandir o seu território e os Estados Unidos tinham um grande poder naquela parte da Asia.
    Por esta razão os Japoneses atacaram a base americana o que provucou a mundialização do conflicto.

     
  • At 23.3.07, Anonymous Phyllipa said…

    O Japão, apercebendo da ameaça dos poderes Ocidentais, que controlavam território no Pacífico e na Ásia Oriental, decidiu entrar em guerra com os EUA, o Reino Unido e a Holanda.
    Tendo já assinado o Pacto do Eixo com a Alemanha Nazista, a Itália fascista e outros países, isto significou que o Japão teria de lutar contra os poderes Aliados.
    Japão tornou-se assim um inimigo dos EUA!

     
  • At 24.3.07, Anonymous Nuno said…

    O Japão atacou Pearl Harbor pois estes viam-se confrontados pelo poder e influência que os EUA exerciam sobre os países na região do Oceano Pacífico e porque o Japão queria expandir o seu território e para tal ninguém se podia intrometer na sua expansão.

     
  • At 26.4.07, Anonymous Bárbara e Gomes said…

    O Japão pretendia dominar a Ásia, mas como os Estados Unidos tinham grande influência naquela região, atacaram a estação de Pearl Harbor no Hawai, destruindo-a, em Dezembro de 1941. O presidente Roosevelt no Congresso dos Estados Unidos, declarou guerra ao Japão, pois era um dos membros das potências do eixo. A consequência do ataque Japonês foi a mundialização do conflito e quando os Estados Unidos se juntaram aos Aliados juntamente com outros países, equilibraram a balança da guerra, favorecendo a derrota dos países do Eixo.

     

Enviar um comentário

<< Home