Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

19.1.07

O Fascismo e o Nazismo

Sabendo quais os elementos que caracterizam o fascismo, contextualiza como se afirmou o fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha.

19 Comments:

  • At 20.1.07, Anonymous Anónimo said…

    Na Itália o fascismo era um partido muito poderosos. Os fascistas tinham uma política externa de carácter imperialista. Uma poderosa polícia política vigiava os cidadãos e encarregava-se da repressão. As greves não eram autorizadas , e os sindicatos livres foram proibidos e substituídos pelas corporações. Os jornais revistas, rádio, cinema passaram a ser um sujeito de censura.

     
  • At 29.1.07, Anonymous Anónimo said…

    O Fascismo nasce oficialmente em 1919, quando Mussolini funda, em Milão, o movimento intitulado Fascio de Combatimento, cujos integrantes, os camisas pretas, opõem-se à classe liberal. Em 1922, as milícias fascistas desfilam na Marcha sobre Roma. O Rei, com a pressão da manifestação, encarregou Mussolini de formar um governo e nomeou-o primeiro-ministro. Uma das primeiras medidas tomadas foi a de pedir ao parlamento plenos poderes. Este foi o primeiro passo para Mussolini se tornar o senhor Absoluto de Itália.

    O Nazismo, designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945. O nazismo é frequentemente associado ao fascismo. as semelhanças principais entre os dois foram a ditadura.
    Adolf Hitler tornou-se o chefe do partido nazista em 29 de Julho de 1921 Nazismo, e em seguida começou um programa através do qual o partido nazista se transformou numa organização radical e revolucionária. Hitler tinha poderes praticamente ilimitados!
    Hitler ganhou sobretudo votos entre a classe média alemã, que tinha sido atingida pela inflação dos anos 20 e o desemprego oriundo da grande depressão. Agricultores e veteranos de guerra foram outros grupos que apoiaram em especial os nazistas.

     
  • At 3.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Mussolini fundou o movimento fascista em 1919, numa reunião feita em Milão.
    Em 1921 os fascistas passaram a desenvolver um programa que exigia uma república, separação do EStado com a Igreja.
    Sob ameaça de uma "Marcha sobre Roma fascista", em Outubro de 1922, Mussolini assumiu a liderança de um governo de coligação de direita.


    Adolf Hitler era chefe do partido Nazi. Ganhou as eleições de uma maneira justa, apoiado pelo povo de classe média. Hitler governou a Alemanha sob uma ditadura.

     
  • At 6.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O fascismo é um movimento de extrema-direita, fundado por Benito Mussolini no ano de 1919 em Milão. Tem como objectivo, combater o comunismo e o socialismo, e apoiar o Estado.
    O lema deste partído político é: "Tudo pelo Estado, nada contra o Estado".
    As características desta politica eram constituídas basicamente por: Nacionalismo, Militarismo, Culto da personalidade (culto do chefe), Totalitarismo, Autoritarismo, Imperialismo.
    O símbolo deste regime político é «o fascio».

    O Nazismo, é um regime político ditatorial, que governou a Alemanha entre os anos 1933 a 1945.
    O Nazismo é um regime político semelhante ao FAscismo, pois a base de ambos é a ditadura.
    A 29 de Julho de 1921, Adolf Hitler ganhou as eleições de forma justa, sobindo assim ao poder.

     
  • At 6.2.07, Anonymous Anónimo said…

    *Fascismo

    :')

    **

     
  • At 6.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Estas ditaduras surgiram como resultado de um grande descontentamento das populações com as crises económicas e sociais por que passaram estes dois países. Através de uma propaganda bem organizada os partidos fascista e nazista conseguíam o apoio popular fazendo passar uma imagem de renascimento dos ideais nacionalistas e imperialistas.

     
  • At 6.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O fascismo na Itália afirmou-se com muitas ameaças por parte da extrema direita nas pessoas, tambem porque como a crise estava tao grave que as pessoas eram obrigadas a acreditar nas promessas feitas por eles. Com as grandes manisfestaçoes o rei de Italia nomeou mussolini para fazer um governo. E já em 1924 mussolini ganha as eleiçoes e torna-se Duce.
    Já os Nazis foram eleitos em 1932 subiram ao poder tambem com promessas e mais tarde já com Hitler como chanceler ele consegue juntar pela primeira vez os dois cargos presidente e chanceler.

     
  • At 7.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Dos movimentos de extrema-direita o Partido Nacional Fascista foi o primeiro a fundar-se onde foram tomadas severas medidas.
    Este partido era dominado por Benito Mussolini onde dispunham de milicias armadas para combater os movimentos da esquerda.


    O Partido Nazi era liderado por Adolfo Hitler que mal chegou ao poder tomou medidas anti- democráticas, neste partido haviam diversos desempregados que acreditavam nas promessas do Partido Nazi.

     
  • At 7.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O fascismo nasceu na Itália,e foi primeiramente liderado por Benedito Mussolini.
    Começou por ser um pequeno grupo de individuos a favor da extrema-direita.
    O Fascismo, serviu de baseio para outros partidos com as mesma ideias.

    O fascismo começou a ter os seus apoiantes, devido ao descontentamento da população perante a situação socio-económica que se vivia. Então, como ultima hipotse, para mudar um bocado, para ver se o país mudava de "rumo", começaram a apoiar os novos partidos de extrema-direita, principalmete o Fascista.

    Então o rei da Itália, devido a pressão dos partidos de direita, deu a Mussolini o cargo para formar um novo governo. Isto em 1922.Em 1924 houveram eleições ganhando o Mussolini, tornando-se o senho absolto de Italia.


    O Nazismo era um partido tal como o fascismo de extrema-direita.

    Chefiado por Adolfo Hitler, governou a Alemanha de 1933 a 1945. Hitler ganhou sobretudo votos entre a classe média alemã, que tinha sido atingida pela inflação dos anos 20. Agricultores e veteranos de guerra foram outros grupos que apoiaram em especial os nazistas.

     
  • At 10.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O Fascismo é um movimento de Extrema-direita. Na Itália o fascismo foi exercido por Mussolini que tomas algumas medidas como priobir as greves,foram proibidos quaisquer partidos à excepção do de Mussolini ,substitui os sindicatos por corporações, os jornais, rádio e imprensa foram sujeitos a censura, foi criada uma Polícia política para vigiar os cidadãos, e a juventude foi sujeita a uma formação com os ideais ddo Fascismo. Na Alemanha as medidas foram parecidas ás de Itália,lá quem exercia o nazismo era Hitler,
    e as medidas foram o estado estava submetido totalmente a Hitler, a os ideias eram expandidos através da propaganda e do terror, a rádio, a imprensa, e o cinema eram controlados através do Ministério da Propagandatambém lá havia uma polícia política a Gestapo e a SS ( Secção de Segurança), os suspeitos de oposição eram enviados para os campos de concentração, entre outras medias que eram iguaias ás de Mussolini.

     
  • At 10.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Na itália vivia-se uma peseda crise. Por um lado a guerra tinha trazido pesados custos como a perca de soldados e a desmobilização de soldados. Por outrro a moeda desvalorizou-se muito e os preços subiram muito. Com isto o desemprego aumentou e originou uma grande agitação social.
    assustados com a vaga revolucionária os industriais e burgueses passaram a apoiar um grupo de extrema direita o Partido Nacional fascista liderado por Mussolini. Este dispondo de milicias armadas praticava a violencia contra os opositores.
    Assim, subindo ao poder, Através de revoluções que forçaram o rei a ceder o Estado a Mossolini, este instalou uma ditadura.
    Todos os jovens deveriam pertencer a organizações militares e todos os cidadãos deviam ter obediuencia cega pelo chefe.
    De uma maneira semelhante, na Alemanha, em que não se aceitava de maneira alguma o facto das pesadas indeminizações impostas pelos paises vencedores da guerr.
    Assim os grupos de extrema direita acusavam a democracia da alemanha de todos esses males.
    Apoiado por industrias o Partido Nacional Socialista ou Nazi, coinseguiu subir ao poder através do facto do presidente da republica nomear hitler, o lider, chanceler. De seguida este acumulou ao cargo de chanceler o cargo de presidente da republica.
    Através de propaganda e de actos de violencia contra os oposiyores os nazis estavam no poder.
    tomaram medidas antidemocráticas.
    Todos os cidadãos deviam ter obediencia cega pelo chefe e os joves deviam pertencer á juventude hitleruiana.

     
  • At 11.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O Fascismo conseguiu obter muito poder na Itália pois o país estava a atravessar a grande crise de 1929 e o povo queria no poder um partido que apresentasse soluções para o problema.
    O partido nacional fascista dirigido por Benedito Mussolini era dos poucos que apresentava soluções e por esse motivo foi adquirindo cada vez mais apoiantes.
    Em 1922 Mussolini fez a famosa marcha sobre Roma acompanhado por cerca de 50 mil camisas negras. Com esta manifestação o rei de Itália viu-se obrigado a convidar Mussolini para formar governo.E foi assim que o partido fascista subiu ao poder.

    As causas da afirmação do Nazismo na Alemanha foram muito idênticas ás causas do fascismo em Itália pois foi tudo devido á grande crise que se fazia sentir.
    Tal como Mussolini, Hitler que era o líder do partido Nazi era das poucas pessoas a apresentar soluções para a crise. Mas também utilizou outra grande arma que foi a propagande que provucou um aumento do número de apoiantes do partido Nazi.
    Em 1932 Hitler ganhou as eleições de uma forma justa e o preseidente Alemão nomeou-o para o cargo de Chanceler. Dois anos mais tarde Hitler funde o cargo de Chanceler com o cargo de presidente da républica ficando assim quase com poderes ilimitados.

     
  • At 11.2.07, Anonymous Anónimo said…

    A população estava assustada com a crise e devido a todo este medo passou a apoiar um pequeno grupo de extrma-direita - Partido Nacional Fascista chefiado por Benito Mussolini. Em 1922, realizaram-se eleições sendo Mussolini nomeado para formar o governo. Em 1924, os fascistas conseguiram chegar ao poder devido à pressão e violência existentes.
    A inflação tornara-se cada vez pior, agravando-se em 1929. O povo passara a apoiar os partidos da oposição. Destacava-se o Partido Nacional-Socialista (Nazi) governado por Adolfo Hitler. Este mesmo fez inúmeras promessas de emprego, deixando assim o povo com esperanças sobre o Partido Nazi.
    Hitler foi nomeado, em 1932, Chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha chegando deste modo, o partido nazi ao poder. Adolfo Tornou o Partido Nazi partido único.

     
  • At 11.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Com o final da 1º grandwe guerra e com o crash da bolsa de 1929 os países europeus foram sériamente afectados por uma grave crise.A população descontente culpava os governos que estavam no poder pela terrivel época que atravessavam. Viam então nos partidos de esquerda e de extrema direita a solução. Muitos proprietários viam nos partidos fascistas a solução para deter a subida dos comunistas ao poder. Na itália através de fraudes e violência Mussolini conseguiu 3 quartos do governo sendo assim o senhor de itália. Foi com a marcha de Roma que o Rei Victor se viu forçado e pedir que este formasse um governo. Já na Alemanha os métodos de Hitler foram mais "legais". Hitler prometeu acabar com a crise e novos empregos. Também houve gente que se juntasse ao partido nazi para deter a subida dos comunistas. Hitler fazia comícios, marchas, demonstrações das suas polícias de intervenção( S.A, S.S) e teve uma grande ajuda monetária de empresariais. Foi então que através de eleições chegou ao cargo de chanceler e tomando desde logo medidas anti-democráticas fundiu o cargo de 1º ministro com o cargo de chanceler

     
  • At 12.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O fascismo era na Itália e era uma politica muita extrema,
    Vigiava o povo,nao permitia os sindicatos e nao permitia a greve.
    Na Alemanha foi o Nazismo que e igual ao fascismo mas era na Alemanha.

     
  • At 13.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O Fascismo na Itália era um partido muito poderoso que dispunha de mílicias armadas que combatiam os paridos de esquerda este partido (Fascista) era chefiado por Benito Mussolini.
    Praticamente não havia diferenças entre o Partido Nazi e Fascista acho que a maior diferença foi quando o Hitler (partido Nazi) tentou exterminar a raça judaica acreditando que a raça Ariana era a superior.

     
  • At 13.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O Fascismo conseguiu obter muito poder na Itália . O país encontrava-se em e o povo, culpando quem se encontrava no poder, começou a apoiar um pequeno grupo político de extrema direita. Esse era o partido nacional fascista dirigido por Benedito Mussolini sendo o único que apresentava . Com as várias manifestações o rei de Itália viu-se obrigado a convidar Mussolini para formar governo, e este recorreu a todo o tipo de fraudes e violência para ganhar as eleições. E foi assim que o partido fascista subiu ao poder.


    O partido Nazi era o único partido a apresentar soluções para a crise. O partido foi ganhando muitos apoiantes pois os trabalhadores acreditavam nas promessa de Hitler enquanto que a burguesia via no partido nazi a forma de impedir a chegada dos comunistas e socialistas ao poder.
    Em 1932 Hitler ganhou as eleições e o presidente Alemão nomeou-o para o cargo de Chanceler. Dois anos mais tarde Hitler funde o cargo de Chanceler com alguns cargos do presidente da república ficando assim quase com poderes elevadíssimos.

     
  • At 22.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Fascismo:


    Com a possibilidade de existir uma revolução em italia, grande parte da população passou a apoiar mussolini para se sentirem mais segures pois, mussolini possuia poder militar e podia controlar melhor a hipotese de nao haver uma revolução porque ninguém queria ver Itália num caos. Com um enorme número de apoiantes de mussolini, o rei de Itália convocou-o para governar o país, porque o próprio rei nao consegui resolver o problema da crise e contava com a ajuda de Mussolini. Com o passar do tempo, sem ninguém se ter apercebido, Mussolini governavfa tudo e todos e o rei sem poder algum, saiu do trono pois não lhe servia de muito continuar a ser rei se ninguem gostavad dele e sem ter poder algum.Mussolini, tomou o lugar do rei, e foi assim que Itália passou a ser liderada por mussolini que adaptou principios de regim fascista.

    Nazismo:

    Depois da humilhante derrota da 1ª guerra mundial, a alemanha viu-se ainda em piores lençois quando se impôs o tratado de versalhes sobre es país e depois, para por as coisas ainda mais difíceis, deu-se a crise de 1929 quando a economia desta potencia estava a subir milagrosamente. A alemanha viva praticamente na miseria e o povo estava extremamente descontente, culpando o regime democrático por todos os males da sua nação. Como nessa altura havia ainda partidos activos e o mais forte era o de extrema direita (nazista) dirigido por Hitler, o lider do regime convocou hilter para Chanceler da Alemanha (cargo semelhante ao de primeiro-ministro) porque o seu partido era o de maior número de votadores e de membros. Pouco tempo mais tard, como hitler tinha tomado medidas anti-democráticas, o seu partido passou a ser parido único e uniu os cargos de Chanceler e Presidente da República, ficando com poderes ilimitados.

     
  • At 25.3.08, Anonymous Anónimo said…

    todas essas opições estão orriveis naum tem nada a ver porque foi a cinderela que chefiou o partido fascista
    eos anoes que vigiavam o castelo de cinderela
    vão por mim vcs estão todos enganados!!!!

     

Enviar um comentário

<< Home