Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

10.2.07

A Ditadura Salazarista




Explica por que razão se classificou o período de governo de Salazar como uma ditadura de tipo fascista.
Para isso, não te esqueças de referenciar todos os princípios ideológico desse tipo de regimes.







Desenho de Joana Barros

21 Comments:

  • At 10.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O períudo em que Salazar governou era considerado Fascista pois havia muitos aspectos que se comparavam as medidas dele às de outros líderes fascistas, como por exemplo após Salazar se tornar primeiro-ministro mais tarde foi implantada uma polícia política, tal como no fascismno, denominada PIDE, a juventude tal como no fascismo era educada com os ideais de do seu lider neste caso os de Salazar, Portugal passou a ter uma força militar(tal como no fascismo) a Legião Portuguesa.
    É devido então á semelhança das medidas de Salazar em comparação com as de outros lideres fascistas que se disse que o período de Salazar era uma período fascista.

     
  • At 10.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Nesta época existiu o fascismo, onde Salazar era considerado um defensor dessas leis.
    Foi criada uma polícia política denominada PIDE(Polícia Internacional e de Defesa do estado)onde perseguia todos os que manifestavam a discordância contra o Salazarismo, os manifestantes eram enviados para as prisões especiais do Caxias e de Peniche, e no campo de concentração Tarrafal.

     
  • At 11.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Salazar era um defensor dos ideais fascistas, popr isso, enquanto ele governou em Portugal, foi considerado um periodo semelhante ao Fascista.
    Tal como na ideologia fascista, ele criou a Mocidade Portuguesa e ordenou que nela se ensinasse aos jovens os ideais a que eles se tinham de submeter quando adultos;
    introduziu a PIDE (Policia Internacional de Defesa do Estado), parecida com a PP (Policia Politica) do fascismo;
    implantou muitas novas regras e também criou uma força militar denominada de Legião Portuguesa.

     
  • At 11.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O período de governo por parte de salazar foi um período fascista pois este tomava medidas anti-democráticas e vivia-se um época de ditadura. Salazar foi, tal como Hitler, 1º ministro de Portugal. Mas pedindo o domínio de todas as pastas de Estado consegue obter mais poder que o própio Presidente da REpública apesar deste o nuca ter sido. Tinha ideias Totalitaristas pois como se ve imagens aonde diz a frase que caracteriza este tipo de ideologia:
    "Tudo no estado, nada contra o Estado".
    Achava-se também como o Salvador da Pátria.
    Salazar implantou a polícia política, tal como os outros grandes ditadores, chamda a PIDE(Polícia Internacional e de Defesa do estado).
    Fez também a Mocidade Portuguesa em que toda as pessoas desde cedo tinha contacto com uma política militar em que pretendia fazer o culto ao Salazar e assim todos o veneravam.
    Podemos comparar esta Mocidade Portuguesa com a Juventude Hitlariana. Passamos também a ter a nossa própia força militar tal como nas outras ditaduras designada por Legião Portuguesa.

     
  • At 11.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O periodo em que salazar esteve no poder foi considerado um periodo do tipo fascista devido ao facto de este, embora em alguns aspectos fosse de uma maneira mais disfarçada e escondida, adopta-se principios semelhantes ao de mussolini e hitler em que estes tambem tinham ideais fascistas.
    Salazar, enmquanto governou, adoptou rigorosos mecanismos repressivos.
    Formou uma policia politica altamente repressora. todos os jovens também deveriam pertencer á chamada mocidade portuguesa em qeue os jovens aprendiam a ser disciplinados e a ter o culto cego pelo chefe.
    A censura foi instalada na imprensa, rádio e cinema, e muitos opositores a este regime foram exilados.
    Devido a estes factores é que se afirma que o periodo em que salazar esteve no poder foi tambem um governo do tipo fascista.

     
  • At 12.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O período em que Salazar governou foi onsiderado Fascista pois o Salazar tomou medidas anti-democráticas tal como o hitler.
    Depois de Salazar ter subido ao poder apresentou medidas e arranjou meios para acabar com o escontentamento da população "foi o salvador da pátria", mas, para além disto Salazar também criou a PIDE uma policia politica que não permitia que ninguem dissesse mal do estado e tinha ordens para torturar quem o fizesse.
    É por estas razões que comparam o periodo em que governou salazar com umm período fascista.

     
  • At 12.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Na altura em que Salazar começou a governar que foi em 1932 com o cargo de presidente do concelho de ministros ele adoptou muitas medidas de caracter autoritario e conservador. Neste regime podemos salientar a criação da policia internacional de defesa do estado que se encarregava da repressão.
    Este regime denominado Salazarista tinha muitas igualdades com o regime fascista de Italia pois ambos eram Ditaduras de caracter autoritário e utlilizavam métodos de repressão muito equivalentes.
    Salazar obrigava os jovens a entrar na famosa mocidade portuguesa onde lhes ensinavam os ideais de Salazar.

     
  • At 12.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Diz-se que Salazar governou em Fascismo porque a sua politica era muito parcida a dos ouros governantes como Hitler e Mossoulini que também governaram em Fascismo.
    Salazar também tinha uma policia politica, uma força militar e educava as crianças com os ideais de Salazar.

     
  • At 12.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O periodo em que Salazar esteve a governar Portugal , pode ser considerado uma época de regime fascista.
    Isto, pois Salazar, era um defensor deste regime político e por isso, aplicou-o em Portugal.
    Para comprovar, que durante a época entre 1932 e 1968,(data esta que Salazar governou Portugal), foi um periodo de regime fascista, podemos ver algumas modificações que o ditador implantou no nosso país, tais como, a PIDE, uma polícia política, que perseguia e torturava todos aqueles que ousavam falar mal do governo salazarista; a Legião Portuguesa; a Mocidade Portuguesa ( treino militar dedicado aos mais novos, para serem educados desde pequenos a respeitar a "adorar" o seu Chefe, Salazar); e também as ideias fascistas, tais como o Totalitarismo, em que defendiam que não havia nada mais importante, senão o Estado.
    Implantações relacionadas com estas que referi, que também foram aplicadas noutros países com as mesmas ideias são: a Juventude Hitlariana, que podemos comparar, á "nossa" mocidade portuguesa.

     
  • At 12.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O regime Salazarista pode ser considerado como um regime fascista pois em muitos aspectos eles se assemelham.
    As ideias colonialistas e imperialistas eram um ponto importante na política de Salazar que considerava Portugal como um país maior do que a sua Parte Continental e que a sua grandeza era fruto de uma História gloriosa.
    Os ideais militaristas estavam expressos na Mocidade Portuguesa.
    Defendia igualmente a existência de um Partido Único. Criou a censura em todos os meios de comunicação e apoiou toda a sua política de perseguição aos seus adversários na criação de uma Polícia Política.
    No plano laboral defendia o corporativismo pois o operariado e o patronato deveriam estar unidos numa mesma associação pois os interesses da nação estavam acima da diferença de interesses das classes.

     
  • At 12.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Diz-se que o período Salazarista foi um período fascista, pois a maneira como este governava era semelhanta à dos outros governantes fascistas.
    ´salazar, tinha também como lema: "Tudo pela nação, nada contra a nação".
    Assim como hitler, ( defensor dos ideias fascistas ) criou a "Juventude Hitlariana", Salazar criou a "Mocidade Portuguesa", era uma espécie de escola, onde eles aprendiam os ideais fascistas de quem governava, para um dia mais tarde, já em adultos, pôrem em prática os ideais aprendidos.

     
  • At 13.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O período em que Salazar governou foi classificado como fascista pois este guiava-se por príncipios fascistas para governar Portugal.
    Salazar no período que governou Portugal implementou medidas fascistas, tais como:
    No governo só existia um único partido, que era o dele; Crou a Legião Portuguesa, que era uma milícia armada; formou a Mocidade Portuguesa que consistia na formação de jovens, masde forma militar; criou a PIDE, que era a polícia política; existia o culto do chefe e o nacionalismo, em que tudo o que se fizasse era a favor do chefe(Salazar) e da Nação(Portugal).
    Hitler e Mussolini também tinham estas organizações e estes ideais, que eram fascistas.

     
  • At 13.2.07, Anonymous Anónimo said…

    O período Salazarista foi considerado uma ditadura do tipo fascista pois Salazar pôs em prática, não tão levado ao extremo como na Itália e Alemanha, todos os principios fascistas que eram: totalitarismo,autoritarismo, militarismo, culto de subserviência, ideologia oficial, corporativismo, imperialismo e culto da personalidade.
    Tal como nos outros regimes fascistas Salazar implantou as polícias armadas como a PIDE e as escolas passaram a ter uma educação já com base no serviço militar.
    É por estes motivos que a ditadura Salazarista era designada como do tipo fascista.

     
  • At 15.2.07, Anonymous Anónimo said…

    Oliveira Salazar, governou o nosso país entre 1932 e 1968. Foi um periodo de regime fascista, visto que muitas das medidas que Salazar aplicou em Portugal, foram de certa forma, muito parecidas e talvez influenciadas por um dos maiores ditadores de sempre: Adolf hitler.
    Tal como Adolf Hitler fundou na Alemanha Nazi a Juventude Hitleriana, cá em Portugal Salazar fundou a Mocidade Portuguesa, onde todos os jovens recebiam treino militar e aprendiam os ideias fascistas. Oiveira Salazar, aplicou também em Portugal, a PIDE (policia internacional e de defesa do estado), que perseguia e torturava todos os que contradiziam o bem dos ideias fascistas. Esta policia politica, é mais uma parecença com o regime de Hitler e até de Mussolini, visto que estes também tinham uma policia que capturava os opositores.
    Salazar, defendia ainda o principio do Toltalitarismo, tal como acontecia nos outros regimes fascistas. "Tudo no estado, nada contra o Estado".
    Foi um periodo também de censura, em que não havia liberdade de expressao, e nada poderia contradizer o egime de Oliveira Salazar.
    Todas estas caracteristicas fascistas, que comprovam o Fscismo existente em Portugal, na época do ditador Salazar.

     
  • At 15.2.07, Anonymous Anónimo said…

    *regime
    *Fascismo

    sry :)
    *

     
  • At 1.3.07, Anonymous Anónimo said…

    O período em que Salazar governou foi considerado um regime ditaturial do tipo fascista poque os seus principios era identicos ao chefes fascistas da Europa (Hitler e Mossulini). Salazar criou uma policia politica que se chamava de PIDE esta policia perseguia a opisão de Salzar (os socialistas). Salzar também acabou com o parlamento pois achava que a opinão devarias pessoas só atrasariam a tomada das decisoes logo um atraso no desevolvimento do país. A censura, todos os livros, jornais, revistas, radio, cinema etc. era passado antes pela censura se alguma coisa desse a entender que o estado chefiado por Salazar tinha algo que não estaria bem não seria publicado. O nacionaismo que punha a nação a cima de qualquer coisa. O culto do chefe que como vemos na imagem Salazar disia se tão importante para a nação como o nosso primeiro rei. Salazar criou um gabinete de publicidade que fazia propaganda do governo e do proprio Salazar e é claro apenas os seus aspectos possitivos. A exsistencia de um unico partido. E o corporativismo que defendia que os patroes e os operarios deveriam ter uma boa relação e as classes sociais foram cridas entao corporações com a função de criar essa relção e bem estar era um forma de fazer com que não existisem greves.

     
  • At 1.3.07, Anonymous Anónimo said…

    O Estado Novo queria uma submissão total por parte do povo sem olhar a consequências, para isso, adoptou muitos aspectos idênticos a regimes instituídos por Adolf Hither, entre os quais, o culto a Salazar, pai e salvador da nação, uma forte componente religiosa, associando o regime à Igreja através de benefícios e privilégios, a criação de uma organização juvenil submissa, a Mocidade Portuguesa, a adopção de um liberalismo político, um serviço de censura a publicações que pudessem conter registos prejudiciais ao regime e a criação de uma Polícia Política (PIDE).

     
  • At 23.3.07, Anonymous Anónimo said…

    É também chamado Salazarismo, embora este último termo possa também ser aplicado apenas ao período em que António de Oliveira Salazar governou, ou seja, desde a sua ascensão ao cargo de Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro-Ministro), em 1932, até ao seu afastamento por doença em 1968. Salazar foi substituído depois por Marcelo Caetano. Mas, esta última designação revela que o Estado Novo estava muito centrado e dependente da figura de Salazar, o seu fundador e "Chefe", e também muito marcado pelas acções dele. Foi a mais longa ditadura na Europa Ocidental durante o séc. XX. Vigorou durante 48 anos (incluindo a ditadura militar (1926 a 1933) e o Estado Novo - 1933 a 1974).

     
  • At 24.4.07, Blogger aim said…

    Aí pelo ano lectivo de 1944-45 fui inscrito no Liceu Gil Vicente (Graça, Lisboa). Já no Liceu novo(1946-1947) fui obrigado (felizmente apenas fardado *à civil* ) a faer evoluções do tipo militat, uma vez por semana, às quartas -feiras (ou seria às quintas-feiras?). Adivinhem quem era, na altura, o Arvorado em Comandante de Castelo que nos torturava à torreira o sol?

    Precisamene o CARLOS FABIÃO.
    E esta einh?

    _____licas

     
  • At 24.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Segunda parte

    Sabiam os *meninos* que o *General*
    Otelo Saraiva de Carvalho , militar, foi professor na Legião Portuguesa ?
    (A História faz-se com factos , enquadrados no contexto histórico em que decorreram, não é assim *fessora* ?
    ______licas

     
  • At 24.4.07, Anonymous Anónimo said…

    E mais esta.
    Já disseram aos *meninos* ,já os infomaram devidamente que Otelo Saraiva de Carvalho (antes de se tornar um *serial killer* , no tempo da *abençoadaª COPCON mandava encarcerar (aprisionar) incentes cidadâos sem culpa formada e sem limite de tempo, à sua completa discrição?
    Sabiam?
    ______licas

     

Enviar um comentário

<< Home