Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

24.2.07

Tensões internacionais

Explica a afirmação "Os anos de 1933 a 1939 foram [...] sete anos de cegueira, que paralisaram o Ocidente, são um dos mais espantosos fenómenos da História."

A. Kroestler, Hieróglifos

15 Comments:

  • At 25.2.07, Anonymous nuno said…

    Esta afirmação pretende mostrar o período de cegueira europeu em relação à ascensão da cruzada antifascista, isto porque, ao verem que Hitler estava a irromper as medidas impostas no Tratado de Versalhes e o consequente abandono da Sociedade das Nações, não fizeram completamente nada e não se preparam para um eventual conflito armado. Tal cegueira permitiu que a Alemanha e também a Itália iniciassem uma expansão territorial sem grande imposição europeia, tudo isto devido a tal falta de capacidade de visão futura relativa aos acontecimentos presentes...

     
  • At 25.2.07, Anonymous Vera_@ said…

    Na Europa havia movimentos anti-fascistas, mas os europeus não pensaram que isto iria originar um conflito armado.
    De maneira que, enquanto Hitler violava as regras do Tratamento de Versalhes, a Europa não se aprontou, pois não tinha reparado em nada.
    Até que a Itália e a Alemanha se começam a expandir pelos territórios europeus e, como não se organizaram, a Europa não reagiu, facilitando a expansão.

     
  • At 26.2.07, Anonymous Patrícia said…

    Esta afirmação pretende-nos dizer o que aconteceu durante os anos entre 1933 e 1939, anos os quais em que a Alemanha estava a preparar o seu armamento, por alguma razão os outros países não notavam ou não queriam notar que ela se estava a preparar para uma Guerra contra eles e que estava a ir contra as determinações que foram estabelecidas no Tratado de Versalhes.
    Tal cegueira por parte dos países mundiais fez com que a Alemanha conseguisse preparar-se bem para o confronto, que foi começado por ela, atacando em grande e apanhando os países desprevenidos.

     
  • At 10.3.07, Anonymous 7ud!te said…

    Esta afirmação pretende demonstrar o periodo de expanção da Alemanha, em termos de armamento, e de resistência militar. A Alemanha, pretendia uma nova guerra mundial para limpar a má imagem deixada na primeira guerra. Assim, a Alemanha de Hitler, ao longo de vários anos, dedicou-se a fundo no armamento para que nada falhasse no conflito armado que tanto esperavam.
    A Alemanha, começou a ir contra todas as medidas impostas no Tratado de Versalhes, abandonando, como é claro, a Sociedade das Nações.
    Ao longo da ascensão Alemã, nunca ninguem deu conta de nada que se passava, sendo chamada a cegueira por parte dos restantes países, melhorando os planos de Hitler.
    Assim, quando o conflito começou, tudo estava a favor da Alemanha, pois tinha tudo para que saíssem com a vitória que tanto queriam, apanhando os países desprevenidos,e conseguindo uma grande expanção territorial.Tudo, corria como pretendiam...

     
  • At 14.3.07, Anonymous Gonçalo Martins said…

    Como sabemos Hitler não respeitou o tratado de Versalhes pois começou a produzir armamento e a treinar os seus exércitos.
    A Europa o que Hitler estava a fazer mas não tomou nenhuma atitude. Em 1938 Hitler anexou á Alemanha o país dos Sudetas violando de novo o tratado.
    Mas desta vez a Europa tomou uma iniciativa ao propor-lhe o pacto de Munique.
    Em 1939 Hitler atacou a Polónia que era um país neutro logo foi activada a politica das alianças e foi a partir daí que a Europa tomou consciência da gravidade da situação mas estava com sete anos de atraso em relação a Hitler.
    Esse período de sete anos é chamado os sete anos de cegueira pois a Europa sabia o que Hitler estava a planear mas não tomou nenhuma atitude.

     
  • At 15.3.07, Anonymous rita :') said…

    Esta afirmação mostra-nos o príodo de expanção alemã, pois a Alemanha continuava a praparar o seu armamento para iniciar uma II Guerra Mundial, para limpar a imagem com que tinha ficado após a I Guerra Mundial, corrompendo assim o Tratado de Versalhes.
    Na Europa havia movimentos anti-fascistas, mas esta não de prontificou, pois não tinha preparado nada, e também, porque não estavam há espera que algo, fosse original tamanho conflito armado.
    Mais tarde, a Europa tomou uma iniciativa, propondo o Pacto de Munique, que foi aceite pela Alemanha.
    Ainda mais tarde, Hitler atacou a Polónia, que era um país neutro, foi então que a Europa tomou consciência da situação grave que atravessava, mas era um pouco tarde de mais, pois estava sete anos atrasada em relação à Alemanha, é por isso que estes sete anos se denominam pelos sete anos de cegueira, pois a Europa tinha conhecimento o que Hitler estava a planear, mas
    não tomou nenhuma atitude.

     
  • At 16.3.07, Anonymous Phyllipa said…

    Em 1939 Adolf Hitler sobe ao poder e em 1939 dá-se o início da segunda guerra mundial com a invasão da Polónia pelos alemãos.
    Os anos de 1933 a 1939 foram os da grande cruzada antifascista que prosseguiam de vitória em vitória até à derrota final.
    Hitler abandonou a sociedade das nações, desprezou o Tratado de Versalhes, anexou a Austria...
    Mussolini conquistou a Etiópia. Franco venceu em Espanha.
    E por fim, em 1939, a guerra que parecia inevitável, iniciou-se!

     
  • At 16.3.07, Anonymous Luciano André said…

    Esta afirmação refere-se à cegueira, ao não conhecimento que a Europa tinha sobre o desenvolvimento das ideias fascistas sobre a Alemanha e Itália, o que mais tarde veio a tornar-se numa guerra mundial.

     
  • At 19.3.07, Anonymous ferraz said…

    Os 7 anos de cegueira referem-se a um período em que a Europa estava a ter inúmeros movimentos anti-fascistas.
    Isto originou um conflito armado e também levou a que Hitler violasse as regras dos tratado de Versalhes.
    A Europa quanto a isto também nada fez. Foi uma época em que a Alemanha preparava o seu armamento para um conflito armado e também foi um tempo de expansão por parte da itália e Alemanha sem imposição europeia.
    Hitler anexou também os países dos ^Sudetas violando o tratado novamente.
    A Europa via o que se estava a passar e nada fazia para acabar com esta ascensão nazi.
    Hitler abandona também a sociedade das nações e conquista a Polónia, país neutro, sendo este fácil de conquistar pois os Polacos tinha uma certa empatia com o Nazismo

     
  • At 20.3.07, Anonymous Teixeira said…

    Os países democratas da Europa tentavam a todo o custo evitar uma nova guerra mundial. Por isso durante muito tempo permitiram que a Alemanha começasse um processo de expansão territorial sem que por parte destes países se assistisse a uma reacção enérgica. Este período de cegueira permitiu que a Alemanha hitleriana aumentasse o seu poderio militar.

     
  • At 20.3.07, Anonymous Francisco said…

    Esta afirmação está feita com base no facto de a Alemanha ter violado o tratado de versalhes e se ter rearmado para fazer as inúmeras conquistas que fez, e são elas a anexação da austria, da checoslovaquia.Assim França e a Inmglaterra foram contemporizando com o expansionismo alemão ao assinarem o Pacto de munique em 1938.
    Não só a alemanha teve actos de expansionismo mas também a itália ao conquistar a etiópia e o Japão a manchúria.
    Assim são chamados a estes sete anos, os anos de cegueira pois não houve reacção por parte deos outros paises ao comportamento da alemanha, itália e japão

     
  • At 23.3.07, Anonymous Pedro Bartilotti said…

    Hitler não respeitou o tratado de Versalhes e começou a produzir armamento e a treinar os seus exércitos.A França e a Inglaterra foram contemporizando com o expansionismo alemão ao assinarem o Pacto de munique em 1938.
    Por esta razão chama-se a este peiodo de tempo sete anos de cegueira.

     
  • At 23.3.07, Anonymous márcia e margarida =@ said…

    Em 1919, o Tratado de Versalhes, o difundiu um forte sentimento nacionalista, o que acabou por deixar a Alemanha abatida. Esta mesma, perdeu todos os seus territórios e foi obrigada a pagar indemnizações pesadas pela Primeira Guerra Mundial. Nos anos 30, a Guerra Civil de Espanha, a violação de fronteira e a ocupação de territórios puseram constantemente em perigo a segurança e paz do povo.
    O início do século XX foi marcado pelas fortes ambições imperialistas das grandes potências europeias, o que acabou por provocar um forte clima de tensão e rivalidade.
    Além destes problemas somente económicos, em diversas regiões, surgiam movimentos nacionalistas. Todos estes movimentos políticos também estavam vinculados a interesses económicos.
    Por tudo isto, diz-se que foram sete anos de cegueira e grande tensão.

     
  • At 23.3.07, Anonymous @na Pedro said…

    Esta afirmação pretende demonstrar o periodo de expanção da Alemanha, em termos de armamento, e de resistência militar. A Alemanha, pretendia uma nova guerra mundial para limpar a má imagem deixada na primeira guerra. Assim, a Alemanha de Hitler, ao longo de vários anos, dedicou-se a fundo no armamento para que nada falhasse no conflito armado que tanto esperavam.
    A Alemanha, começou a ir contra todas as medidas impostas no Tratado de Versalhes, abandonando, como é claro, a Sociedade das Nações.
    Ao longo da ascensão Alemã, nunca ninguem deu conta de nada que se passava, sendo chamada a cegueira por parte dos restantes países, melhorando os planos de Hitler.
    Assim, quando o conflito começou, tudo estava a favor da Alemanha, pois tinha tudo para que saíssem com a vitória que tanto queriam, apanhando os países desprevenidos,e conseguindo uma grande expanção territorial.Tudo, corria como pretendiam...

     
  • At 26.4.07, Anonymous Bárbara e Gomes said…

    No fim da 1ª Guerra Mundial foi criado o tratado de Versalhes, este tratado foi escrito com o intuito de acabar com os conflitos entre os países, culpando a Alemanha pela guerra. Foi-lhe proibida o uso de marinha de guerra, blindados e aviões de combate; foi forçada a abandonar os territórios integrados na Polónia e não podia utilizar serviço militar.
    A humilhação sofrida pela Alemanha com o Tratado de Versalhes e a grande depressão, cria as condições ideais para a manifestação nacionalista do socialismo nazi alemão e a ascensão de Hitler ao poder, em 1932.
    A manifestação nacionalista toma o poder pela violência, elimina as divergências internas com métodos violentos e combate a divisão do mundo produzida pela 1ª Guerra, quando os mercados mundiais são repartidos entre França, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Itália, Japão e Estados Unidos. A Alemanha decide anexar o País dos Sudetas ao seu território.
    Com o surgimento de regimes ditatoriais por toda a Europa, a Sociedade das Nações (SDN) falhou o seu objectivo ( a esperança de um paz mundial). Como cada nação se achava superior a outra, no caso da Alemanha, ela rearmou as suas tropas ignorando as limitações do tratado de Versalhes. A Rússia e a Alemanha estabeleceram um pacto de não-agressão, para que Hitler pudesse estar tranquilo a Leste, e Estaline para reorganizar o Exército Vermelho.

     

Enviar um comentário

<< Home