Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

14.3.07

O aniquilamento do Japão

Explica a necessidade do Presidente Truman ordenar o lançamento da bomba atómica sobre as cidades nipónicas de Hiroshima e Nagasaki.

16 Comments:

  • At 16.3.07, Anonymous Luciano André said…

    Na verdade o lançamento da bomba-atómica não era realmente necessário, pois a guerra já estava acabada, mas o Presidente Truman necessitava de justificar todo o investimento no desemvolvimento da bomba e então ordenou que a lançassem . As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram totalmente devastadas e os efeitos da radiação libertada pela bomba ainda se sentem nas gerações de hoje em dia dos descendentes das vitimas de Hiroshima e Nagasaki.

     
  • At 17.3.07, Anonymous 7ud!te & Ana Pedro said…

    Em Agosto de 1945, o presidente Truman, que, entretanto, tivera sucedido a Roosevelt, ordenou a utilização da bomba atómica. As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram arrasadas pelo lançamento de duas bombas nucleares.
    Pode-se ver assim, que esta atitude por parte da America foi um pouco igoista. Os EUA apenas queria ver os resultados do investimento que tinham feito na bomba. A enorme quantidade de energia libertada era equivalente á explosão simultânea de 20 mil toneladas de explosivo tradicional.
    Hiroshima ficou completamente arrasada e cerca de 200 mil pessoas morreram ou foram afectadas pelas radiações.
    Ainda "hoje" nascem crianças afectadas devido aos seus descendentes...

     
  • At 19.3.07, Anonymous ferraz said…

    O lançamento da bomba atómica não era de todo necessário pois o Japão já estava 99% vencido e já se falavam em tratados de paz. O presidente Truman tinham também que justificar o investimento todo feito por ele sobre essa bomba ordenando o seu lançamento sobre Hiroshima e Nagasaki.
    Estas cidades foram completamente desvastadas com uma vaga de calor e radiações intensas.
    Este incidente foi tão grave que ainda hoje descendetes de alguém que esteve envolvido neste incidente de uma for menos boa tem sequelas.
    Este lançamento para além de justificar todo o investimento serviu também como teste ao novo armamento. assim ficaram a saber quais os danos que causariam se outra bomba fosse mandada.

     
  • At 20.3.07, Anonymous Teixeira said…

    Segundo os analista militares a guerra com o Japão iria-se tornar cada vez mais sangrenta e iria durar ainda alguns anos. Ao presidente Truman coube a decisão de avaliar as consequências de uma guerra prolongada e a possibilidade de terminar com ela rapidamente se utilizasse a bomba atómica. Esta decisão embora horrorosa poupou varias vidas americanas. Talvez na altura não se tivesse a noção de que as consequências de uma bomba atómica se arrastavam ao longo de décadas.

     
  • At 21.3.07, Anonymous rita :') said…

    Em Agosto de 1945, Truman, sucessor de Roosevelt, ordenou o lançamento da bomba-atómica. As cidades de Hiroshima e Nagasaki ficaram totalmente destroçadas pelas erradiações...
    A América, demonstrou o seu egoísmo e a sua falta de caracter, lançando a bomba só mesmo para testar a sua potência e porque tinha investido bastante capital no fabrico desta, pois no fundo a guerra já tinha acabado e não havia qualquer tipo de necessidade de fazer tal aberração.
    Esta bomba nuclear lançada pela a América devastaou estas duas grandes cidades referidas acima, contudo as consequências do lançamento desta, não ficaram apenas por aquele empacto, pois ainda hoje, pleno século XXI, ainda se podem observar sequelas, como a de pessoas com defeciencias físicas nascidas naquelas cidades.
    Foi uma bomba desperdiçada sobre cabeças inocentes...

     
  • At 21.3.07, Anonymous Patrícia said…

    As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram o alvo escolhido por os EUA, nomeadamento o presidente Truman, estretanto elegido para presidente, para lançamento das bombas atómicas criadas pela América, esta razão devesse pelo facto de o Japão ter atacado Pearl Harbor e isto ser uma resposta a tal acontecimento, outra das razões foi a de os EUA terem gasto tanto dinheiro na construção da bomba atómica e quererem justificar esses gastos vendo o que acontecia caso estas bombas fossem lançadas.
    Este ataque podia ter sido evitado pois a vitória dos Aliados estava garantida.

     
  • At 23.3.07, Anonymous Pedro Bartilotti said…

    Em Agosto de 1945, o presidente Truman, que, entretanto, tivera sucedido a Roosevelt, ordenou a utilização da bomba atómica. As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pela bomba atómica.
    A América, demonstrou o seu egoísmo e a sua falta de caracter, lançando a bomba só mesmo para testar a sua potência e porque tinha investido bastante capital no fabrico desta, pois no fundo a guerra já tinha acabado e não havia qualquer tipo de necessidade de fazer tal aberração.

     
  • At 23.3.07, Anonymous márcia e margarida =@ said…

    Apesar de a guerra ter acabado na Europa, não acabara no Pacífico. Em 1945 a América desembarcou no sul do Japão.
    O presidente Truman ordenou a utilização da bomba atómica. As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram totalmente devastadas pelo lançamento de duas bombas atómicas. Truman ordenou o lançamento da bomba atómica, pois o Estado teria gastado milhões nesta mesma.

     
  • At 23.3.07, Anonymous Vera said…

    O Presidente Truman, em Agosto de 1945, mandou lançar a boma atómica, apesar de a guerra já ter terminado, mas ele só queria ter a certeza que a bomba funcionava.
    Só que desta "experiência" resultaram muitas consequências como a radiação que libertou até vários metros de distância do centro do lançamento da bomba; os seres vivos que habitavam perto do local de lançamento, morreram ou sofreram graves problemas de saúde.

     
  • At 23.3.07, Anonymous Gonçalo Martins said…

    O presidente Truman nã otinha qualquer necessidade de ordenar o lançamento da bomba atómica sobre Hiroshima e Nagasaki pois a guerra mais umas semanas estava ganha mas a verdadeira razão que fez o presidente americano ordenar o lançamento foi para justificar todo o investimento feito nos laboratórios.

     
  • At 23.3.07, Anonymous Phyllipa said…

    O presidente Truman não tinha necessidade alguma de ordenar o lançamento da bomba nuclear, mas, o seu desejo de experimentá-la foi mais forte!
    Quando o Japão atacou Pearl Harbor, o Presidente Truman deu-se conta que seria o melhor momento para justificar o grande investimento do Estado nos laboratórios para a invenção da bomba nuclear, à qual ele iria dar, por fim, utilidade!

     
  • At 23.3.07, Anonymous franciscorte said…

    Na minha opinião acho que foi uma autentica nodoa negra da historia do homem, devido às razões que levaram o presidente truman a lançar a bomba atómica sobre as cidades nipónicas de Hiroshima e Nagasaki.
    As razões foram simples. O presidente truman quando a guerra ainda ia a meio e não se sabia ainda quem iria ser o vencedor comeõu a financiar os laboratórios para que estes conseguissem descobrir uma arma potente que os levasse automáticamente á vitória. Assim os E.U.A. descobriram a bomba atómica.
    Ao longo que a guerra ia evoluindo os japoneses estavam praticamente derrotados mas o presidente truman necessitava de dar contas ao povo do dinheiro que tinha gasto ao financiar esta arma.
    Assim,decidiu usar esta bomba com a desculpa de acabar de vez com o inimogo mas como atrás disse o objectivo era dar uma desculpa de todo o dinheiro desnecessário que tinha gasto.

     
  • At 25.3.07, Anonymous Nuno said…

    As razões para o presidente Truman ordenar o lançamento da bomba atómica, um ataque ridiculamente desnecessário, foram de esta ser a única maneira de justificar à população e outros todo o dinheiro gasto nos laboratórios para fabricar tal armamento monstruoso.

     
  • At 26.4.07, Anonymous Bárbara Rafaela said…

    A guerra tinha acabado em todo o lado menos no pacífico e era só uma questão de uma ou duas semanas para o Japão se render. Porém, Truman, que tinha sucedido a Roosevelt, tinha necessidade de mostrar a superioridade e poder dos Estados Unidos visto que a guerra não foi apenas nos campos de batalha mas também nos laboratórios químicos, por isso testou a bomba em que tanto tinha investido sobre o Japão. Lançaram-na sobre Hiroshima e Nagasaki, no sul do país nipónico. Os efeitos produzidos pela bomba forçaram o Japão a render-se sem condições, pois morreram 200 mil pessoas, vítimas de radiação ou da explosão, o resto ficou com doenças e mais tarde morreram, passando para os seus e por isso, hoje os efeitos das radiações das bombas ainda são visíveis.

     
  • At 8.5.07, Anonymous manel e pedro said…

    Em Agosto de 1945, o presidente Truman, que, entretanto, tivera sucedido a Roosevelt, ordenou a utilização da bomba atómica. As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pela bomba atómica.
    A América, demonstrou o seu egoísmo e a sua falta de caracter, lançando a bomba só mesmo para testar a sua potência e porque tinha investido bastante capital no fabrico desta, pois no fundo a guerra já tinha acabado e não havia qualquer tipo de necessidade de fazer tal aberração.

     
  • At 25.9.07, Anonymous Anónimo said…

    E o massacre de Nanquin real ou uma farsa?

    http://www.ne.jp/asahi/unko/tamezou/nankin/index-e.html

     

Enviar um comentário

<< Home