Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

3.10.06

As fases e frentes da guerra


Sabes explicar como deflagrou a I Guerra Mundial?
Em quantas frentes? Quais?
Em quantas fases? Quais?

18 Comments:

  • At 4.10.06, Anonymous Luciano André e Tiago Lima said…

    A primeira guerra mundial deflagrou-se por toda a Europa.
    As suas frentes eram as seguintes a frente oriental, a frente ocidental e a frente balcânica. Neste momento estavam constituidas duas alianças a Aliança de Entente e a Tríplice Aliança. A Aliança de Entente que era constituida pela Rússia, Sérvia, Inglaterra e França, a Tríplice Aliança era constituida pelo Aústro-Hungria, pela Alemanha e inicialmente pela Itália mas que mais tarde se juntou á Aliança de Entente. A guerra foi constituida por três fases a primeira fase era denominada por Fase de Movimentos que tinha como objectivo o ataque surpresa, a segunda fase era a Fase de posiçoes ou das trincheiras em que os soldados se mantinham nas suas posiçoes, e a ultima fase a Fase de movimentos em que se havia desenvolvido um novo armamento.

     
  • At 4.10.06, Anonymous Márcia e Margarida said…

    A guerra conheceu diferentes fases. A primeira fase, em 1914 caracterizou-se por “Guerra de Movimentos”.
    Os alemães invadiram a Bélgica e o Norte da França, tentando alcançar Paris.
    As forças da Entente e as das Potências Centrais passaram a enfrentar-se numa longa linha que ia do Mar do Norte à fronteira suíça: era a frente ocidental.
    Na frente oriental, o exército russo foi sucessivamente derrotado pelos alemães que invadiram a Polónia.
    Na frente Balcânica a Sérvia reconquista Belgrado.
    Na frente ocidental, à guerra de movimentos sucedeu-se a guerra de posições ou de trincheiras, em 1915/1917.
    Em 1917 retorna-se à fase de movimentos. Enquanto na frente oriental, a Rússia sai da guerra, na frente ocidental o conflito teve uma viragem decisiva…Colocando fim ao conflito.

     
  • At 4.10.06, Anonymous Francisco said…

    A guerra afectou toda a Europa. Haviam tres frentes que eram a frente ocidental, a frente oriental e a frente balcanica. Haviam tambem constituidas duas alianças: a aliança de Entente e a Triplice Aliança.
    a Aliança de Entente era constituida pela Rússia, Sérvia, França e Inglaterra. No entanto, a Triplice Aliança era constituida pela Austro-hungria, Alemanha, e pela Itália. A guerra dividiu-se também em tres fases. A fases de Movimentos, em que os exercitos atacavam de surpresa, a segunda fase que foi a de posições, em que os soldados se localizavam em posições precisas e a terceira fase era também a de movimentos, mas com um armamento remunerado.

     
  • At 4.10.06, Anonymous diogo said…

    no de cima

     
  • At 4.10.06, Anonymous Ana Judite&Ana Pedro said…

    A grande rivalidade entre os Estados Europeus, levaram á formação das famosas alianças politicas e militares. A Alemanha aliou-se ao Império Austro-húngaro e á Itália, constituindo assim, a Tríplice-Aliança. Como resposta, a França, aliou-se á Rússia e á Inglaterra, formando a Triple Entente.
    A guerra conheceu diferentes fases. A 1ª fase, em 1914, denominou-se por “Guerra de movimentos”, ou seja, movimentos ofensivos rápidos, destacando-se a pretensão da Alemanha, invadida pela Bélgica e pela França, tendo chegado ás proximidades de Paris. Entretanto, na frente Oriental, o exercito Russo, foi derrotado, pelos Alemães, que invadiram a Polónia. Na frente Balcânica, a Servia reconquista Belgrado.
    Nenhum dos exércitos conseguiu vitórias militares que lhes proporcionassem uma posição confortável para vencer a guerra. Depois, sucede-se um longo período de estabilização dos exércitos. Esta 2ªfase, entre 1915 e 1917, ficou conhecida por Guerra das Trincheiras, devido a nova estratégia de criação de um sistema de fortificações feitas no solo. É nesta altura que Portugal, entre outros países, entram na Guerra.
    Em 1917, volta a fase de movimentos. Na frente Oriental, a Rússia sai da Guerra.

     
  • At 5.10.06, Anonymous Martita&Phyllipa said…

    Como dissemos no comentário anterior, estava-se a viver um período de paz armada em que se esperava um pretexto para o começo da Guerra. Esse pretexto chegou em 1914 quando o arquiduque Francisco Fernando foi assassinado e a Áustria juntamente com a Alemanha declararam guerra à Sérvia. As principais áreas enm que se desenvolveu o conflito foram : a frente ocidental a ocidente da europa, a fente oriental e a frente Balcânica. A guerra dividiu-se em três principais fases: a fase dos movimentos entre 1914 e 1915, depois a fase mais dura a das trincheiras e por fim a fase de movimentos.
    A guerra era prevista ser breve mas tornou-se numa longa e sangrenta Guerra Mundial.

     
  • At 10.10.06, Anonymous Tiago e Joao Ferraz said…

    A primeira guerra deflagrou-se por toda a Europa.A guerra conheceu diferentes frentes que são a frente Ocidental, Oriental e Balcanica.Foi uma guerra com diferentes fases. A primeira fase eram a fase dos movimentos em que atacavam de surpresa, a segunda fase era a fase de posições em que consistia manter uma posição a espera de investidas e foi nesta altura que aparecem as trincheiras. A terceira fase e a fase de movimentos em que se havia desenvolvido um novo armamento.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Nuno&Loic said…

    A primeira Guerra mundial deflagrou-se por toda a Europa.
    As frentes existentes foram três: a Frante Ocidental, Frente Oriental e a Frente Balcânica
    As fases existentes foram igualmente três:Fase de Movimentos(1914/1915), Fase das Trincheiras(1915/1917) e a Fase de Movimentos(1917/1918)...

     
  • At 11.10.06, Anonymous Jó e Bárbara said…

    Em 1882, a Tríplice Aliança, constituída pela Itália, Alemanha e o império austro-húngaro, começou a investir todos os seus capitais em armamento, para se poderem preparar para atacar a Tríplice Entente, que só começou a investir em 1907.
    E assim, em 1914, iniciou-se o conflito entre estes países. Esta guerra deu-se em três frentes de combate: a frente ocidental (fronteira entre França e Alemanha), frente oriental (situada na zona ocidental do império russo) e a frente balcânica (situada na península balcânica). Entre 1914 e 1915, deu-se a fase de movimentos, nos quais tentavam ganhar terreno; entre 1915 e 1917 passou-se para a fase de posições ou a chamada ‘guerra das trincheiras’, nas quais o objectivo era atingir o território adversário, causando o máximo de baixas possíveis; em 1917 e 1918 voltou-se á fase de movimentos, pois foram criados os tanques, que permitiam avançar no terreno, atingir o adversário, causando poucas baixas nos seus próprios homens.

     
  • At 11.10.06, Anonymous Gonçalo Martins e João Filipe said…

    Antes do inicio da guerra tinham-se formado duas alianças politicas que eram: a Triplice Aliança composta pela Alemanha, o império Austro-Hungaro e a Italia e a Triplice Entente que era composta pela Inglaterra,a França e a Russia.
    O clima era de tençaõ entre as nações e só estavam á espera de um pretexto que surgiu com o assacinato do arquiduque Francisco Fernando na Servia e então o império Austro-Hungaro declarou guerra á Servia. A partir daí os países forma-se juntando ás duas alianças e deflagrou a 1 guerra mundial.
    Na guerra houve três frentes: a frente oriental, ocidental e balcanica.E também existiram três fazes. A primeira caracterizou-se pela faze de movimentos, a segunda pela fase das trincheiras e a terceira fase foi novamente a de movimentos.

     
  • At 16.10.06, Anonymous Rita, Patrícia & Ricardo said…

    A primeira guerra mundial começou por um conflito europeu, alastrando-se depois pelo mundo.
    As tres fases foram: a fase de movimentos, o ataque surpresa, que por causa da sua falta de armamento capaz de a desenvolver, iniciou-se entao a fase de posiçoes, que era executada em trincheiras. A terceira fase, e ultima foi a fase de movimentos à qual se voltou, com o desenvolvimento do armamento.
    A principal frente era a frente ocidental, as outras eram a balcanica e a oriental.

     
  • At 10.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A 1ª fase da guerra denominava-se de "guerra de movimentos", pois se preparavam ataques surpresa aos campos inimigos; a 2ª fase era a "guerra das trincheiras", porque era nas trincheiras construidas pelos soldados debaixo do solo, que eles se abrigavam, era uma especie de fortificaçao; a 3ª fase foi outra vez a "Guerra de movimentos", e foi nessa fase que se desenvolveu o armamento.
    As frentes da Guerra foram:
    - Na frente Balcânica a Sérvia reconquista Belgrado;
    - Na frente ocidental,as forças da Entente e as das Potências Centrais começaram a enfrentar-se numa linha que ia do Mar do Norte à fronteira da Suíça.
    - Na frente oriental, o exército russo foi derrotado pelos alemães que tambem invadiram a Polónia.

     
  • At 10.12.06, Anonymous Vera said…

    O comment anterior é meu!

     
  • At 13.12.06, Anonymous Pedro e Manuel said…

    A guerra começou em 1914 e alasterou-se por toda a Europa.
    A primeira fase da guerra a guerra de movimentos pois todos os países pensavam que a guerra ia ser curta depois na frente ocidentalhouve a guerra de posições mais tarde voltaram á guerra de movimentos.
    Havia porém tres frentes diferentes: ocidental, oriental e a bâlcanica.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Joao e Flavio said…

    A primeira grande guerra, alastrou-se por toda a Europa. Na Guerra houve varias frentes tais como frente oriental, ocidental e frente balcânica. Durante a Guerra existiram vários movimentos denominados de Fases de Movimentos, A fase das Guerra das posições (trincheiras). Com o decorrer da guerra formaram-se alianças para melhor combater o inimigo. Havia a tríplice Entente que era constituída pela Rússia, Inglaterra, Servia, e França. A tríplice Aliança era constituída pela Alemanha, Itália, Império Austro- Húngaro.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Nuno&Loïc said…

    A primeira Guerra mundial deflagrou-se por toda a Europa. Esta iniciou-se devido ás rivalidades entre os Estados Europeus (resultantes da cobiça pela África), levando à formação de Alianças, ou seja, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. A Tríplice Aliança formada pela Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália, quanto à Tríplice Entente era formada pela Inglaterra, Rússia e França. Bastava um pequeno incidente e iniciar-se-ia a guerra. E foi a Julho de 1914, quando o arquiduque Francisco Fernando foi assassinado em Saravejo e foi por isso que os Austríacos, responsabilizando os sérvios, com a ajuda da Alemanha proclamaram guerra. Iniciando-se assim uma guerra que se esperava ser breve.
    As frentes existentes foram três: a Frente Ocidental, Frente Oriental e a Frente Balcânica.
    As fases existentes foram igualmente três: Fase de Movimentos (1914/1915), Fase das Trincheiras (1915/1917) e a Fase de Movimentos (1917/1918)...

     
  • At 13.12.06, Anonymous Nuno&Loïc said…

    É o segundo que está melhor...!!!

     
  • At 1.2.08, Anonymous Anónimo said…

    Nas vésperas da 1ª Guerra Mundial existiam vários focos de tensão. podemos salientar focos de tensão entra a Inglaterra e a Alemanha - lutavam pela supremacia - entra a Alemanha e a Rússia - a Alemanha queria alargar o território para leste - Entre outros ...
    O inicio do conflito deu-se quando o arquiduque Francisco Fernandes (herdeiro do trono Austriaco), de visita à cidade de Sarajevo é assassinado por um estudante nacionalista sérvio. O Império Austro-Hungaro acusa a Sérvia de ter preparado o atentado e em 28 de Julho de 1914 a Austria declara guerra à Sérvia, e tem o apoio da Alemanha.
    A Alemanha declara guerra à Rússia e à França.
    A Ingaterra declarou guerra à Alemanha.
    A Austria declarou guerra à Rússia.
    A Inglaterra declarou guerra à Austria.
    Iniciou-se assim a 1ª Guerra Mundial, que de inicio se pensou ser curta, o que nao veio a acontecer (1914-1918)

    -FRENTES DA GUERRA-

    Haviam 3 frentes:

    -a frente ocidental: do mar Do Norte à Suiça
    -a frente Balcânica: do Mar Adriático ao Imp. Otomano
    - a frente Leste: do Mar Báltico ao Mar Negro

    -FASES DA GUERRA-

    1ª fase - Guerra de movimentos
    2ª fase - Guerra de trincheiras
    3ª fase - Guerra de movimentos

     

Enviar um comentário

<< Home