Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

12.4.07

O Muro de Berlim

Consulte este site para saberes mais informações e dá a tua opinião sobre a construção do muro de Berlim em 1961 sabendo que só em 1989 este muro foi destruído.

16 Comments:

  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    O muro de Berlim, construído pela URSS para separar duas ideologias políticas inimigas: o comunismo e o liberalismo económico, tinha como objectivo deter o constante fluxo de gente que queria passar do lado Oriental, comunista, para o Ocidental, liberalista.
    Muitas famílias ficaram separadas e muitas pessoas eram obrigadas a abdicar da sua escolha política e obedecerem aos princípios comunistas.
    Nós não somos da opinião que a construção do muro de Berlim tenha sido uma coisa positiva, muito pelo contrário!

     
  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    O Muro de Berlim foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

     
  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    O muro de Berlim foi mandado construir pela a URSS.
    Este muro foi construido para separar duas idealogias políticas controversas.
    Tinha como políticas inimigas o liberalismo económico e o comunismo.
    Este muro prevenia a passagem de pessoas do lado oriental, sendo este o lado comunista, para o lado ocidental, sendo então este o liberalista. Muitas famílias foram desmembradas e muitasn outras foram obrigadas a obdecer a políticas às quais não eram a de sua opção pessoal. Este muro foi um grande erro e só trouxe problemas e mágoas. Nunca devia ter sido construido.

     
  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Devido á construção deste muro de Berlim, pela URSS, muitas famílias foram separadas e impedidas de manterem algum tipo de relação entre si devido, a esta divisao.
    Foi construido com o objectivo de separar dois tipos políticos: o liberalismo e o comunismo. Pretendiam com isso, que os apoiantes comunistas não passassem para o lado inimigo, dos liberalistas.
    Não vemos a construção deste muro, como uma forma de boa organização, nem como uma forma de justiça, mas sim, como um erro, que serviu para estragar familias e vidas ate ao dia, em que finalmente foi destruido.

     
  • At 21.4.07, Anonymous Anónimo said…

    A minha opínião relativamente à construcção do muro de Berlim é a seguinte.
    Acho que a construcção domuro de Berlim foi uma má ideia pela seguinte razão é que para os políticos podia não significar nada para eles e assim estavam livres dos outros políticos uma vez que a causa da construcção deste muro foi devido ás rivalidades políticas.
    Muitas famílias deverão ter ficado sem se puder ver durante muito tempo ou até mesmo nunca mais se virão, acho que a construcção deste muro foi uma ideia muito mal pensada pois muitas pessoas sofreram ao ver as suas famílias destruidas por um muro.

     
  • At 22.4.07, Anonymous Anónimo said…

    A construção deste murro foi uma perfeita estupidez, pois famílias, amigos e outros não se viram a anos e outros nunca mais os viram porque morreram...etc.
    Foi mal pensado este murro, uma verdadeira tortura para as famílias.

     
  • At 23.4.07, Blogger Unknown said…

    O muro de Berlim, contruído pela URSS, tinha como função separar o lado Comunista, o Oriental, do Socialista, o Ocidental, e impedir o fluxo de gente, alemães que tentavam escapar para a República Federal.
    Na minha opinião era totalmente dispensável a sua contrução visto as vidas que se perderam por tentarem passar o Muro de Berlim e as inúmeras famílias que foram separadas com a sua construção.

     
  • At 23.4.07, Blogger Ricardo said…

    O muro de Berlim foi construído pela URSS, em 1961 e acabaria por ser destruído em 1989. Este muro foi dividido em duas partes: (RFA) a República Federal da Alemanha apoiada pelos Estados Unidos e a (RDA) a República Democrática Alemã apoiada pela URSS. Eu acho que o muro de Berlim foi uma autêntica estupidez, pois houve muitas mortes e também feridos, muitas famílias ficaram separadas durante 28 anos até a queda do muro de Berlim.

     
  • At 24.4.07, Blogger tiago said…

    0 muro de berlim foi construido para separar o comunismo eo liberalismo economico, este muro não permitia a passagem de pessoas de um lado para o outro, por essa causa ficaram muitas familias separadas.

     
  • At 25.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Na minha opinião o muro de Berlim foi uma opção tomada pela URSS para impedir que os Estados Unidos permanecessem muito tempo com uma parte de Berlim pois era do interesse da URSS adquirir o território dominado pelos Estados Unidos pois seriam os senhores da Europa.
    Apesar de os Estados Unidos terem arranjado uma solução para o problema criando uma espécie de uma ponte aérea que abastecia o território, a ideia da URSS até foi inteligente a nível politico e económico pois as consequências que dali surgiram foram uma espécie de "danos colaterais" pois se o plano resultasse esse sacrifício valeria a pena.

     
  • At 26.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Devido às condições políticas e financeiras que a União Soviética procurava impor na parte da Alemanha por ela dominada começou-se a assistir a uma fuga elevada de pessoas que procuravam passar para as zonas dominadas pelos outros países da Aliança. De modo a estancar esta fuga a União Soviética decidiu construir um muro na cidade de Berlim impedindo desde essa data que qualquer pessoa mais saísse da zona por ela dominada. Assistiu-se assim à divisão de varias famílias que durante longos anos ficaram impedidas de se juntar novamente. Somente coma a queda do comunismo da União Soviética é que este muro foi destruído permitindo a reunificação da Alemanha.

     
  • At 26.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Na minha opinião o muro de Berlim, mandado construir pela URSS, serviu apenas para alimentar o ódio e a desigualdade, pois não havia necessidade de separar várias famílias, a cargo de partidos políticos diversos.
    Este muro tinha como principal objectivo separar dois regimes políticos: o liberalismo económico e o comunismo, contudo este muro teve consequências bilaterais, desmembrou várias famílias e impôs barreiras à humanidade.
    Sou completamente contra este muro, e ainda bem que foi abulido.

     
  • At 28.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Na minha opinião a construção do muro de Berlim foi e continua a ser uma mancha negra da história da humanidade.
    Devido à existencia da guerra fria, que na minha opinião foi uma guerra sem sentido, houve a construção deste muro que possivelmente separou familiares e amigos que viviam perto uns dos outros e que tiveram de se separar pois não poderiam ultrapassar este muro.
    Tal facto é, na minha opinião, um acto desumano e muito egoísta por parte dos governantes que naquela altura mandaram construir o muro de Berlim pois a única desculpa que apresentavam para construir o mjuro era a de fazer frente à potencia rival.

     
  • At 4.5.07, Anonymous Anónimo said…

    O muro de Berlim foi construído pela URSS, em 1961 e foi destruído em vinte e oito anos depois.
    Este tinha como objectivo, separar dois tipos de politica completamente diferentes. O liberalismo económico, e o comunismo. Devido a esta catástrofe, famílias e amigos ficaram separados por este gigantesco muro.

     
  • At 8.5.07, Anonymous Anónimo said…

    O Muro de Berlim foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

     
  • At 14.5.07, Anonymous Anónimo said…

    Penso que como tal todos os meus outros colegas, este muro construído foi uma autêntica estupidez e uma incapacidade por parte das duas potências em disputa. Não pensaram nas famílias que ficaram separadas sem se contactarem durante 28 longos anos.
    Um erro, que causou dor, tristeza e mesmo sofrimento a inúmeras pessoas, impossibilitandoas de estar em contacto com a sua família e os seus amigos durante cerca de 28 anos.

     

Enviar um comentário

<< Home