Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

12.4.07

Antagonismo bipolar

Explica o antagonismo entre os blocos ocidental e de leste.

14 Comments:

  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Dado o fim da Segunda Guerra Mundial, Os Estados Unidos e a União Sovìética tinham um forte poder económico, político e militar, superior aos restantes países vencedores da guerra, e planeavam ambos estender as suas políticas.
    Os EUA pretendiam expandir o socialismo na Europa e a URSS o comunismo.
    Esta divergência levou à formação de dois fortes blocos: Bloco Ocidental, liderado pelos EUA e o Bloco Leste, liderado pela URSS.

     
  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    O antagonismo entre os blocos Ocidental e de Leste, consistia em os países do ocidente da Europa estarem sob influência dos EUA, França e Inglaterra e os de Leste sob influência da URSS.

     
  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    ja depois do fim da guerra que o confronto entre as duas superpotencias se demonstrava inevitavel.
    as duas pretendiam lutar pela expansao da sua area de influencia e pelo triunfo da sua ideologia politica.esta disputa levou a que essas superpotencias formassem os seus proprios blocos politicos economicos e militar de modo a ter mais facilidade em enfrentar o adversario. a partir dessa epoca entrou-se na era do mundo bipoilar dominado poe estes dois grandes blocos.

     
  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Com o final da segunda guerra mundial o objectivo das duas superpotências era expandir a sua área de influência e ambas queriam fazer o melhor para que os seus ideais políticos fossem seguidos.
    Os EUA lutavam pelo capitalismo liberal e a URSS lutava pelo socialismo.
    Para os EUA o socialismo na Europa era uma ameaça. A URSS por sua vez, considerava o imperialismo americano, um perigo para o comunismo.
    Esta rivalidade entre as duas potências levou-as a construir um forte bloco político militar e economico.
    Do lado dos EUA, formou-so o bloco Ocidental, e do lado da URSS o bloco de leste.
    Assim, esta disputa durou varias décadas entrando-se assim numa "era bipolar".

     
  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    O Antagonismo bipolar era a divisão da Europa em dois blocos. A parte ocidental era da influência de 3 países aliados( EUA, França e Inglaterra) e a parte leste da URSS.
    Isto foi devido à rivalidade entre as duas grandes potências, nomeadamente os EUA e a URSS, pois estes queriam triunfar com a sua idealogia política.
    Era uma luta pelo poder e sempre a tantar angariar cada vez mais apoiantes daquela idealogia política

     
  • At 18.4.07, Anonymous Anónimo said…

    O antagonismo foi a separação da Europa em dois grupos, os grupos ocidentais que era os EUA, França, e Inglaterra, e o grupo leste, que era a URSS. Estes grupos se formaram pois, a rivalidade entre os EUA e a URSS era grande, discutiam a ideologia política.

    loic

     
  • At 20.4.07, Blogger Unknown said…

    No final da II Guerra mundial os Paises vencedores (E.U.A. e URSS) viveram sempre num confronto procurando mostrar sempre quem liderava. Cada um dos paises lutava por uma maior area de influencia e pela vitoria da sua politicia, os E.U.A pelo capitalismo liberal e a URSS pelo comunismo. Esta deputa levou a uma seração do continente europeu em dois blocos: o Bloco Ocidental que foi liderado pelos E.U.A e o Bloco de Leste que foi liderado pela URSS.

     
  • At 23.4.07, Anonymous Anónimo said…

    A divisão do mundo em dois blocos antagónicos não se fundava apenas em interesses de ordem geostratégica ou económica. Ela decorria também do confronto ideológico entre os sistemas capitalista e comunista.

     
  • At 25.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Com o fim da segunda guerra mundial a Europa ficou devastada.
    Então para facilitar a reconstrução da Europa dividiu-se a Europa em duas partes: o bloco Ocidental que estava sob o domínio dos EUA e o bloco de Leste que estava sob o domínio da URSS.
    A rivalidade entre estas duas grandes potências era muito elevada pois tentavam-se superar mutuamente tanto a nível económico, militar e tecnológico.
    A maior diferença entre a URSS e os EUA era a politica pois nos Estados Unidos predominava o socialismo enquanto na URSS predominava o comunismo.

     
  • At 26.4.07, Anonymous Anónimo said…

    As divergências quanto ao tipo de sociedade e ao modo de organização política e financeira levaram a que após o Fim da Segunda Guerra Mundial se fundassem dois blocos de países em torno um deles da União Soviética e o outro dos Estados Unidos. O bloco de Leste constituído pela a União Soviética e os países do Leste da Europa adoptaram (alguns forçados) uma ideologia comunista. O outro bloco constituído pelos Estados Unidos e os países da Europa Ocidental adoptaram regimes democráticos, capitalistas e baseados nas liberdades.

     
  • At 26.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Tendo terminado a II Guerra Mundial, a Europa ficara devastada, e agora o maior interesse das potências era espalhar a sua ideologia política.
    Por isso dividiu-se a Europa em dois grandes blocos. O bloco Ocidental, constituido pelos EUA, França e Inglaterra e o bloco de Leste constituido pela URSS.
    Estes dois blocos foram formados devido à rivalidade entres estas
    duas grandes potÊncias, pois cada uma delas pretendia "impor" a sua ideologia, os EUA o socialismo e a URSS o comunismo.

     
  • At 28.4.07, Anonymous Anónimo said…

    Quando a segunda guerra mundial acabou, o confronto entre as duas potências, (EUA e a URSS), parecia inevitável.
    O bloco ocidental eram os EUA e o bloco de Leste eram a URSS.
    Assim, cada uma delas faziam-se frente continuamente, estando estas duas potencias a tentar o triunfo da sua ideologia política, ou seja, os EUA o capitalismo liberal e a URSS o socialismo.
    Cada uma destas potências acusava a ideologia uma da outra. A URSS acusava o imperialismo económico de pôr em perigo a sobrevivência e a expansão do comunismo e os EUA acusavam de o socialismo ser uma ameaça para o mundo livre.
    Sendo assim, cada uma destas potências constituiu um forte bloco político, militar e económico juntamente com os seus respectivos aliados, de modo a que pudessem enfrentar o bloco inimigo.
    Assim entrou-se na era do mundo bipolar em que este iria ficar dominado pela oposição entre estes dois blocos.

     
  • At 10.5.07, Anonymous Anónimo said…

    Com o fim da Segunda Grande Guerra, como a Europa tinha sido o palco de batalha, foi necessário tomar uma decisão rápida para que esta não afundasse. A Europa foi assim dividida em duas partes: o bloco Ocidental, sob o domínio dos EUA e o bloco de Leste sob o domínio da URSS. Gerou-se uma enorme rivalidade entre estas duas potências e surgiram grandes diferenças entre estes entre as quais se destaca o facto da URSS defender o comunismo e os EUA defenderem os regimes democráticos…

     
  • At 20.2.08, Anonymous Anónimo said…

    alguem sabe me dizer quais foram as duas grandes potencias que surgiram no fim da segunda guerra mundial

     

Enviar um comentário

<< Home