Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

5.12.06

A Pintura de Vanguarda



Sabes identificar e caracterizar o movimento artístico do quadro que tens vindo a estudar aquando da realização da
WQ Novos Movimentos de Vanguarda?

16 Comments:

  • At 10.12.06, Anonymous Margarida e Márcia =) said…

    1- O movimento artístico que temos vindo a realizar e a estudar nas aulas é o surrealismo.
    Este caracteriza-se essencialmente pela pintura com elementos irreais, com formas apreendidas da fantasia (sonhos, inconsciente), este estilo busca a perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão imaginária, dá impressão entre imagens e legendas, conjugadas, para a construção de cenas de sonho ou de ironia.
    Neste movimento caracterizam-se os principais pintores: Salvador Dali e Magitte.

     
  • At 12.12.06, Anonymous Diogo i Francisco said…

    O movimento artístico que nós estudamos foi o abstraccionismo. Em primeiro lugar devemos referir que o mentor desta arte foi Kandinsky. Esta arte deixou de representar figuras em concreto passando a representar figuras através de uma combinação de formas, linhas e cores. Esta arte foi também fortemente criticada pelos artistas da época que seguiam as regras tradicionais, ou seja, as bases lançadas no Renascimento.
    Os artistas da arte abstracta passaram desde então a ter uma liberdade que nunca mais teria fim

     
  • At 12.12.06, Anonymous Ana 7ud!t & Ana Peter said…

    O movimento artístico que temops vindo a estudar, é o Futurismo.
    O Futurismo é um movimento artístico do século XX. Os adeptos deste estilo,rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos da época.
    Os quadros transmitem força, movimento, e muita cor.
    Pintores desta época, mais conhecidos e populares, saõ: Umberto Boccioni( muito popular neste movimento artístico, e era pintor e escultor)e Luigi Russolo.

     
  • At 13.12.06, Anonymous joao ferraz e teixeirinha said…

    .o meu grupo tem estudado o expressionismo.O expressionismo é uma arte instintiva que exprime os sentimentos humanos. Esta arte concentrou-se na Alemanha .As principais características são deformação da imagem, cores fortes e resplandecentes, grande dinamismo, pasta grossa martelada e usa-se uma técnica violenta em que o pincel e a espátula vão e vêem bruscamente.Este tipo de pintura apresenta traços patéticos em que se realça o sombrio e o trágico.
    Temos como principais artistas Toulouse Lautrec, Paul Gauguin, Paul Cèzanne, Munch, Kirchner, Paul Klee, Amadeo Modigliani, Vicent Van Gogh.
    Após 1905, o expressionismo expandiu-se por variados países países. Embora o expressionismo tenha um carácter alemão, o francês Georges Rouault foi quem conjugou os efeitos decorativos do fauvismo à cor simbólica do expressionismo alemão. Rouault foi colega de Matisse na escola de Moreau e expôs com os fauvistas, mas a sua paleta e a sua temática. A obra de Rouault tem sido descrita como “o fauvismo de óculos escuros”. Rouault era muito devoto, e alguns o consideram o maior artista religioso do séc. XX. Começou como aprendiz de vitralista, e o amor a cores fortes e garridas dão ''alma'' e enternecimento a suas pinturas de prostitutas e palhaços.

     
  • At 13.12.06, Anonymous martita e phylipa said…

    Movimento artistico que temos vindo a estudar é o dadaísmo. O dadaísmo é uma vanguarda negativa. O dadaísmo foi a base para outros movimentos como o surrealismo.
    O dadaísmo foi fundado em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos. Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau".
    O Dadaísmo defende o absurdo, a improvisação, a incoerência, a desordem, o caos… Apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.

     
  • At 14.12.06, Anonymous Joao A. e Flavio said…

    O movimento artístico que eu e o meu grupo, estamos a estudar e denominado de FUTURISMO, que surgiu no século XX. Os principais pintores e escultores futuristas eram o Umberto B. e Luigi R. Eles rejeitavam o moralismo e o passado, os seus quadros e esculturas baseavam-se na expressão da velocidade, e na tecnologia, as suas obras transmitiam força, uma diversidade de cores etc.

     
  • At 15.12.06, Anonymous Tiago Lima said…

    A arte que tenho vindo a estudar é o expressionismo que consite na modificação do real para mostrar mais os sentimentos.
    Importante artistas que usaram esta arte foram:
    - Toulouse Lautrec
    -Paul Gauguin
    -Paul Cèzanne
    -Munch, Kirchner
    -Paul Klee
    -Amadeo Modigliani
    -Vicent Van Gogh

     
  • At 16.12.06, Anonymous Nuno said…

    O movimento que estudei foi o do surrealismo entre os principais pintores "Salvador Dali". Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são:
    _ Pintura com elementos surreais.
    _ Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente)
    _Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário
    _Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas
    _ Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Luciano André said…

    A arte de vanguarda era uma arte em que os pintores tentavam superar as suas prórias tecnicas. Neste tipo de arte apareceram muitos tipos de arte como o expressionismo, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Luciano André said…

    No meu caso estudei o expressionismo em uqe as principais caracteristicas são: cores fortes e resplandecentes, utilizaçao de pasta grossa,grande dinamismo e usa-se uma técnica violenta em que o pincel e a espátula vão e vêem bruscamente. temos como exemplos de pintores. Paul Klee, Toulouse Lautrec, Van Gogh, Cezanne e Gauguin.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Gonçalo Martins said…

    O movomento artistico que estudei nas aulas foi o dadaismo.
    O dadaísmo é uma pintura de vanguarda negativa e caracteriza-se pela improvisação, pelo absurdo , pela oposição a qualquer tipo de equilibrio.
    O movimento protestava contra a loucura da guerra e assim sendo o objectivo das pinturas é mesmo escandalizar.

     
  • At 17.12.06, Anonymous *rita* said…

    O movimento artstico que tenho vindo a estudar com o meu grupo é o abstraccionismo.
    A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.
    O Abstracionismo apresenta várias fases, desde a mais sensível até a intelectualidade máxima.
    A fase mais sensivel é aquela ligada à fase da vida a que o pintor está ligado, dependendo do estádo de espirito dete, a fase mais intelectual é pintada com as cores reais, sem ligar ao sentimento, não deixando de ser abstracto e transmitindo também sensações.

     
  • At 28.12.06, Anonymous Patrícia said…

    O movimento artístico que estudei com o meu grupo foi o Abstraccionismo, que surgiu com Wassily Kandinsky.
    A arte abstrata não se relaciona com a realidade, mas pode significar e apresentar as sensações que o pintor quer transmitir para o observador do quadro.
    Esta arte não foi totalmente aceite, houve pintores que seguiam a forma de pintar do Renascimento, e não gostaram nada que este tipo de arte aparecesse.

     
  • At 11.2.07, Anonymous @_ vera said…

    O movimento que eu estudei foi o Dadaísmo.
    O Dadaísmo é caracterizado:
    •Pela combinação de pessimismo irónico e ingenuidade radical;
    •Pela dúvida e improvisação;
    •Pelo ilógico e o absurdo;
    •E aparenta falta de sentido.
    •O seu principal objectivo era acusar e ofender.

     
  • At 31.10.07, Blogger otavio said…

    Eu e meu grupo precisamos com urgencia algumas coisas sobre o futurismo!!!Alguem tem como me mandar alguma coisa por favor?

     
  • At 20.1.08, Blogger marcelleba said…

    Parabéns pelo blog educativo. Precisamos de muitos deste na net para que sirvam de pesquisa aos educandos.
    Esta tela aqui retratada é de Kandinsky, um artista que deu vida ao movimento abstracionista. Suas telas são belíssimas!!!
    Trabalho com abstração com meus alunos e eles amam.
    Com carinho, Marcelle

     

Enviar um comentário

<< Home