Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

5.12.06

O movimento feminista

12 Comments:

  • At 10.12.06, Anonymous Anónimo said…

    3- Nos anos 20 as mulheres começaram a libertar-se da sua situação de dependência em relacção ao homem, quer na família quer na sociedade.
    Para se afirmarem da sua emancipação, as mulheres adoptaram novos hábitos de vida.
    Com o apoio dos movimentos feministas muitos activos lutaram pela igualdade de direitos, conseguindo inclusivamente, o direito de voto.

     
  • At 11.12.06, Anonymous Anónimo said…

    As mudanças na vida da mulher na época dos anos 20, foi, principalmente, a libertação destas: Começaram a frequentar novos locais de convívio; praticar desporto; e tambem, mudaram o seu modo de vestir, e de agir.
    Foi nesta época que começaram a aparecer as primeiras manifestações das mulheres, reenvindicando novos direitos, como o direito ao voto, muito contestado pela mulher, acabando por mais tarde conseguir.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Nos anos 20, as mulheres, que até ali eram totalmente dependentes do homem começaram a reivindicar os seus direitos. Começaram a revoltar-se mencionando a sua total dependencia. Queriam, portanto, ser livres. Outras das suas conquistas foram o direito ao voto, o direito ao divórcio, conseguiram também participar na educação dos seus filhos.
    Outras das mudanças que a mulher teve foi o facto de estas poderem ir até aos bares e dançarem até altas horas da manhã. Tinham atitudes de sedução perante os homens, vestindo-se com vestidos muito curtos, bebiam, fumavam e curtavam os seus cabelos quase rapados.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A mulher nesta altura sente que não tem os mesmos direitos que um homem. Começa então uma era de auto-afirmaçao da nulher na sociedade. Esta ideia de igualdade surgiu quando, na 1º grande guerra, as mulheres eram chamadas para trabalhar em fábricas. Começavam a ver que tinham um importante papel na sociedade e que o deveriam reclamar. Fazem-se então manifestações que há uma tentativa de repressão por parte policial. Mas como o movimento se espalhou rapidamente estes já nada poderam fazer para o deter. As mulheres que efectuavam este tipo de manifestações eram letradas.Queriam os mesmos direitos que os homens. Nesta altura para ter o poder de voto tinha-se que ser maior de idade, chefe de família e com curso superior. Carolina Beatriz Ângelo foi a 1º mulher Portuguesa a votar. Não a queriam deixar votar mesmo tendo todos os requesitos para tal. Foi então para tribunal, ganhando o caso e sendo aplaudida pelo povo. Foi uma grande vitória para a mulher.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Durante a guerra as mulheres substituiram os homens nos seus postos de trabalho. Nos anos 20 começaram a libertar-se da situação de dependência em relação aos homens. Para afirmarem a sua emancipação as mulheres adoptram novos hábitos de vida, muito activos, e lutaram pela igualdade de direitos.
    O movimento FEMINISTA rompe com os costumes tradicionais, a mulher pelo seu espaço e sua igualdade junto aos homens. Conseguiram em muitos países o direito ao voto, criaram um conselho nacional da mulher portuguesa, conseguiram empregos na educação e na política, a promulgação da lei do divórcio e a poderem estar publicamnente a fumar e a beber como os homens.

     
  • At 15.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Nos anos 20 as maiores mudanças que as mulheres fizeram foram ganhar mais dirietos como o direito ao voto.
    Tambem começaram a mudar a maneira como se vestiam e tambem mudaram as atitudes.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    No decorrer dos anos 20, a mulher começou a querer desempenhar um papel mais importante na sociedade, e a querer ser mais independentes. As mulheres começaram um movimento de emancipação feminina… Deixaram os seus hábitos de dona de casa e começaram a frequentar bar´s, usavam roupas decotadas, e os cabelos com penteados “a la garçone” . Mas o principal direito que conquistaram foi o direito de voto.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Nesta altura a mulher começava a ter mais liberdade e já, longe de preconceitos, entregaram-se à fúria de viver, frequentando os cabarés, ou seja, a vida nocturna. Começaram a usar saias curtas e cabelos à “garçonne”. A boca era carmim, pintada para parecer um arco de cupido ou um coração; os olhos eram bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis; a pele era branca, o que acentuava os tons escuros da maquilhagem.A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra,

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Agora nos loucos anos vinte as mulheres passaram a fazer movimentos feministas para ganhar direitos na sociedade.Em muitos paises a mulher ganou o direito ao voto, mas agora as mulheres começaram a ser mais independentes, apareceram muitos divórcios entre famílias, a mulher de certo ganhou muitos direitos na sociedade o que acabou por chegar á posição que tem hoje na sociedade em que á mulheres que são presidentes de países.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Durante a participação de Portugal na 1 Guerra Mundial as mulheres assumiram os seus postos de trabalho nas fábricas e começaram a perceber que também conseguiam trabalhar.
    No fim da guerra as mulheres ficaram com parte dos postos de trabalho antigamente ocupados por homens.
    As mulheres começaram a perceber que conseguiam fazer tudo o que os homens faziam e sendo assim os homens não eram superiores a elas.
    Então adoptaram outro tipo de hábitos de vida e de comportamentos.
    As mulheres também obtiveram muitos direitos á custa dos movimentos feministas no qual as mulheres reivindicavam a igualdade de direitos.
    Com todos estes movimentos a mulher conseguiu muitos direitos mas mesmo assim continuava inferior ao homem.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A mulher reenvindicou muitos direitos, um deles foi o voto, que lhes foi inicilmente negado, mas com a sua insistenia acabaram por o conseguir e Carolina Beatiz Ângelo foi a primeira mulher portuguesa a votar.

     
  • At 28.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A mulher antes dos anos 20 ficava em casa a cuidar dela e dos filhos, para quando o marido chegasse, de trabalhar ou de ir ao café com os amigos, ter a comida pronta na mesa e uma mulher para o receber. Farta de estar em casa e de não ter liberdade, esta nova mulher que surgiu nos anos 20 tornou-se mais ousada e querendo tantos direitos como os homens tinham. Começou por usar decotes e saias curtas, coisa que até então era um escândalo, os penteados ganharam um novo estilo e as suas maquilhagens ficaram com um tom forte e mais carregado.
    Passaram a sair à noite e a ir a bares e clubes nocturnos, começando também a fumar e a beber em público, a sair com homens que não eram seus maridos e a casarem-se mais tarde.

     

Enviar um comentário

<< Home