Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

2.2.06

Resistência à inovação

A partir do Renascimento, o espírito crítico e a curiosidade de saber a origem e como funcionava tudo o que rodeava o Homem permitiu que, nos séculos XVII e XVIII, se verificasse na Europa um grande desenvolvimento científico.
As inovações quer no campo filosófico e científico, quer no campo da experiência, eram vistas com desconfiança por algumas pessoas que até foram condenadas pelo Tribunal da Inquisição.
"Post" de: Pedro Almeida, n.º25
Tiago Teixeira n.º27
Diz quais as inovações que eram vistas com desconfiança pelo Tribunal da Inquisição.

16 Comments:

  • At 2.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações que eram vistas com desconfiança pelo tribonal da inquisição eram as inovações quer do campo filosófico quer científico.
    Ex."Galileu foi obrigado a retractar-se quanto á teoria heliocêntrica; Giordano Bruno morreu na fogueira por ter afirmado que o Universo era infinito".

     
  • At 4.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações vistas com desconfiança pelo tribunal da inquisição eram as inovações da matemática, física, astronomia e filosofia. Uma das inovações da matemática foi o uso dos sinais algébricos. Na astronomia foi a conclusão da parte de Isaac Newton que cada partícula do universo atrai todas as outras em proporção á sua massa.
    E isto foram só algumas das mais importantes inovações da ciência vistas com desconfiança pelo tribunal da inquisição.

     
  • At 4.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Ninguem comenta o que o JJJJJ fez mais o Pedro Bartiloti.......n e todos os dias que se faz uma coisa destas.......lol
    Vamos la a comentar...quero ver isto cheio..!!!

     
  • At 5.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Ó Tiago, tu e o Pedro também podem comentar o vosso próprio "post"...
    Assim possivelmente ele vai começar a encher!!!.........

     
  • At 6.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Em geral, todas as inovações eram vistas com desconfiaça, mas principalmente as do campo cientifico e filosófico. E como prova disto, quase todos os cientistas e filosofos,os mais importantes foram condenados á morte no tribunal da inquisição como por exemplo:Galileu Galilei que foi obrigado a confessar que este inventou a teoria heliocêntrica. E,se não o fizesse,seria condenado á morte, de forma mais dolorosa e trágica."Giordano Bruno,morreu na fogueira, por ter afirmado que o Universo era infinito"Assim, devido á inquisição, os avanços científicos foram atrasados, em relação a outros países Europeus.=)

     
  • At 6.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações quer no campo filosófico e científico, quer no campo das experiências, eram condenadas pela inquisição.
    Galileu acreditava na teoria héliocentrica, por esta razão foi condenado pela inquisição, mas este retrocedeu na sua palavra ao ver os objectos de tortura utilizados pela inquisição, mas continuando a afirmar que ela se move.
    No entanto Bruno morreu por afirmar que o Universo é infinito.
    Nos países onde o ensino era controlado pelos jesuítas a população nem sequer sabia da existencia destas teorias pois os jesuítas encarregavam-se de estas informações não lhes chegarem, fazendo-os crer que o Universo tinha um fim, que o sol é que se move á volta da Terra e muitas outras coisas.

     
  • At 7.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações quer no campo filosófico e científico, quer no campo da experiência, foram condenadas pelo Tribunal da Inquisição.
    A acção da Inquisição e o controlo do ensino pelos Jesuítas foram factores responsáveis pelo atraso científico e tecnológico de Portugal em relação a outros países europeus.

     
  • At 7.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações no campo filosófico eram vistas com desconfiança por algumas pessoas e até condenadas pela Inquisição.
    Esta submetia a censura prévia de todas as obras a publicar, proibindo as que considerava perigosas e perseguindo os seus autores.
    Por esta razão, Galileu foi obrigado retractar-se quanto á teoria heliocêntrica e Giordano Bruno morreu na fogueira por ter afirmado que o universo era infinito.
    Portugal tinha um atraso científico e tecnológico, devido á acção da Inquisição e o controlo do ensino pelos Jesuítas.

     
  • At 9.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações que eram vistas com desconfiança pelo tribunal da inquisição eram as inovações do campo filosófico e científico(matemática, física etc...)

     
  • At 9.2.06, Anonymous Anónimo said…

    a inquisiçao nao estava a gostar das novas ideias de inovaçoes pois tambem começava a perder poder e dentro em breve isto acabaria por fazer com que o tribunal da inquisiçao desaparece-se.

     
  • At 9.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações, quer no campo filosófico e científico, quer no campo da eperiência eram vistas com desconfiança pelo Tribunal da Inquisição.
    A teoria heliocêntrica e a afirmação de que o Universo era infinito foram muito contrariadas pela Inquisição.


    ;-P

    FILIPA

    ;-p

     
  • At 11.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Algumas inovações iriam contra o que estava escrito na Bíblia Sagrada, logo a inquisição perseguia os denominados iluminados por causa das suas inovações. Por exemplo Galileu que se dedicou a astronomia e provou que a terra e que girava em torno do sol e não o sol em torno do nosso planeta, por isso a inquisição o levou em julgamento mas como Galileu sabia que iria morrer se afirma-se o descoberto, mas no entanto quando estava ser absorvido disse em voz baixa que no entanto ela se movia.
    Este e um exemplo entre tantos outros...

     
  • At 12.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Todas as inovaçoes eram vistas com desconfiança por parte do Tribunal da Inquisiçao. De todas estas inovaçoes, as que mais se destacaram, foram as do campo cientifico e filosófico.
    Muitos "inovadores", foram castigados pela Inquisaçao, porque algumas das suas novas descubertas, iam contra as ideias da biblia, iam contra a ideia de tudo ser feito por Deus. Pela 1ª vez, os homens tentaram achar a razao de tudo o que acontece no mundo, e tiraram a hipotese de tudo girar em redor de Deus.
    Muitos homens foram castigados, entre eles: Galileu, que defendia a teoria heliocentrica.

     
  • At 1.3.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações eram vistas com desconfiança, pois para além de um vasto grupo de pessoas analfabetas existiam outras que já tinham cultura própria. O tribunal da Inquisição apoiava a censura considerando muitas das exeriencias perigosas.
    A Inquisição e o ensino dos Jesuitas foram alguns factores que levaram ao atraso científico e tecnológico de Portugal

     
  • At 5.3.06, Anonymous Anónimo said…

    As inovações no campo filosófico e científico não eram vistas com bons olhos por algumas pessoas e eram condenadas pela INQUISIÇÃO que faziam uma censura das obras a publicar perseguindo até os seus autores.
    Galileu foi obrigado a confessar a teoria heliocentrica;
    Giordano Bruno morreu na fogueira por afirmar que o Universo era infinito.
    A INQUISIÇÂO foi responsável pelo atraso científico e tecnológico de Portugal em relação a outos países europeus.

     
  • At 5.5.06, Anonymous Anónimo said…

    me auxiliou muito esse blog
    muito obrigado.
    lálálá
    =***

     

Enviar um comentário

<< Home