O Absolutismo
Deus estabeleceu os reis como seus ministros e reina por meio deles sobre os povos. por isso vimos que o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Por isso S. Pedro diz: "Obedecei aos vossos senhores, não só aos que são bons e moderados, mas também aos que são maus e injustos".
Bossuet, Les Temps Modernes, BordasExplica, por palavras tuas, o sentido do texto "O direito divino dos Reis".
21 Comments:
At 12.1.06, Anónimo said…
O direito divino dos reis significa que foi Deus que lhe deu o poder,para governar o Estado em nome de Deus.
At 12.1.06, Anónimo said…
boa tarde
o absolutismo para mim era a politica que dizia que o reino era governado pelo direito divino ou seja todos os poderes do rei teriam sido dados por deus (executivo,judicial e legislativo).
At 12.1.06, Anónimo said…
O direito Divino na altura do Antigo Regime, no absolutismo, queria dizer o seguinte: Os reis achavam-se como um ser, escolhido por Deus, para governar o país... Quem desrespeita-se o Rei, era como se tivesse desrespeitar Deus... assim, ninguem se atrevia a nao obdecer ao rei...senao, seria perseguido...
At 12.1.06, Anónimo said…
Direito divino dos reis significa que o poder foi dado por Deus, pois o rei tem o poder legislativo, judicial executivo.
At 12.1.06, Anónimo said…
Direito divino dos reis significa que o poder foi dado por Deus, pois o rei tem o poder legislativo, judicial executivo.
At 12.1.06, Anónimo said…
Antigo Regime
O Antigo Regime, séc. XVI a XVIII, é caracterizado a nível comercial pelo mercantilismo, a nível cultural e artístico pelo Iluminismo e o Barroco e quanto ao nível político pelo Absolutismo, que se identifica pelo facto dos poderes judiciais, executivos e legislativos pertencerem a uma só pessoa, geralmente o rei.
O maior rei absolutista foi o rei Luís XIV, que se auto denominava o rei Sol. O maior rei absolutista de Portugal foi D. João V, o Magnânimo.
A política também caracteriza-se pela monarquia de carácter divino, ou seja dependendo do rei que governa um país, seja esse rei bom ou mau para o seu povo, todo ele o devia respeitar e obedecer, pois um rei nesta altura era considerado um representante de Deus na Terra e quem o desobedece-se, desobedecia a Deus e era acusado desse crime. Era portanto condenado á morte, mas dependendo do seu estatuto social, pois se pertencesse do Povo teria uma morte mais lenta e á frente do Povo e se pertencesse ao Clero ou à Nobreza tinha uma morte mais rápida e escondida do Povo pois dizia-se ser uma morte mais digna do seu estatuto social, mas a condenação do Clero e da Nobreza raramente acontecia pois eles não queriam que lhes fosse retirado privilégios.
At 12.1.06, Anónimo said…
O direito divino na altura do Antigo Regime que no absolutismo era que diziam que os reis tinham todos os poderes vindos de Deus que era o poder executivo, legislativo e judicial......
At 13.1.06, Anónimo said…
ah...............
At 16.1.06, Anónimo said…
para mim o absolutismo era quando o rei tinha o poder executivo,legislativo e jucicial em seu poder
At 18.1.06, Anónimo said…
O Absolutismo, era a época em que o rei tinha o poder divino, ou seja, o poder legislativo, executivo e judicial concentravam-se somente no rei. Dizia-se que todos estes poderes vinham de Deus.
At 18.1.06, Anónimo said…
o poder divino era quando o rei se achava mandado por Deus à terra para governar. por isso toda a gente obdecia ao rei pois, na mente da época, quem obdece-se ao rei estaria a obdecer a Deus. oum rei absolutista tinha todos o poderes(legislativo, executivo, judicial) ou seja, poder completo no reino.
At 19.1.06, Anónimo said…
O direito divino e quando foi "oferecido"o poder de Deus na terra e o rei poderia fazer o que bem entender!toda a gente o teria que respeitar que seja o que fosse!!
At 19.1.06, Anónimo said…
Para mim o texto queria dizer que o rei tinha obtido os seus poderes a partir de Deus e por isso o povo obedecia sem pensar porque se não pecavam.
At 20.1.06, Anónimo said…
Direito Divino no Antigo Regime queria dizer que os reis governantes nesta altura achavam que os seus poderes tinham sido dados directamente dados por Deus. Assim, o seu poder e as suas decisões não podiam ser contrariadas.
At 21.1.06, Anónimo said…
o absolutismo iluminado é pouco diferente do absolutismo normal, o absolutismo iluminado é quando o rei justifica a acção do seu poder nao pelo direito divino, mas pela "razão".
At 22.1.06, Anónimo said…
TIAGO TEIXEIRA I LOVE YOU SO MUCH!!KISS.
At 23.1.06, Anónimo said…
O direito divino do rei é o rei considerar que o seu poder era dado por Deus.
At 25.1.06, Anónimo said…
O direito divino dos Reis é quando o rei diz que o poder dele foi lhe concebido directamente por DEUS. Estas frases abaixo são algumas fontes históricas que demonstram isso mesmo.
" O trono real não é o trono de um homem mas o trono do próprio DEUS (...) É preciso considerar os monarca como coisas sagradas e quem não os considerar como tal é digno de morte."
Bousset
"Os príncipes agem como ministros de DEUS e seus representantes na Terra. É por eles que Ele exerce o seu império. É por isto que o trono real não e de um homem mas o trono do próprio DEUS"
Politiqueb Tirée de L'Écriture Sainte
Olhar a Historia 8
At 29.1.06, Anónimo said…
O direito divino dos reis significa que o rei era absoluto ou seja tinha um poder sem restrições. Tinha o poder legislativo, executivo e judicial.
Por isso defendia-se o direito divino dos reis, em que Deus mandava no céu e deu o seu poder ao rei para governar na terra.
At 2.2.06, Anónimo said…
o direito divino dos reis no antigo regime, significa, que naquela altura, o rei se via como o representante de Deus na terra!
tinha todos os poderes(legislativo, executivo, judicial), e apenas tinha que prestar "contas" a Deus, ao contrario de toda a populaçao, que ao não respeitar o rei, seriam castigados por Deus.
tinha liberdade para fazer tudo o que entendesse.era um rei absoluto, numa monarquia de caracter divino. =)***
At 7.2.06, Anónimo said…
O Absolutismo, era a época em que o rei tinha o poder divino, ou seja, concentrava em si todos os poderes: o poder legislativo, executivo e judicial .
Dizia-se que todos estes poderes vinham directamente de Deus e por isso todos obedeciam ao Rei com o medo de pecar... (tadinhos, eram tão "crentes")
bjus, xtora leve o nosso blog ao congresso ;-p please
Enviar um comentário
<< Home