Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

2.1.06

O Absolutismo

"O direito divino dos Reis"
Deus estabeleceu os reis como seus ministros e reina por meio deles sobre os povos. por isso vimos que o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Por isso S. Pedro diz: "Obedecei aos vossos senhores, não só aos que são bons e moderados, mas também aos que são maus e injustos".
Bossuet, Les Temps Modernes, Bordas


Explica, por palavras tuas, o sentido do texto "O direito divino dos Reis".

21 Comments:

  • At 12.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O direito divino dos reis significa que foi Deus que lhe deu o poder,para governar o Estado em nome de Deus.

     
  • At 12.1.06, Anonymous Anónimo said…

    boa tarde
    o absolutismo para mim era a politica que dizia que o reino era governado pelo direito divino ou seja todos os poderes do rei teriam sido dados por deus (executivo,judicial e legislativo).

     
  • At 12.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O direito Divino na altura do Antigo Regime, no absolutismo, queria dizer o seguinte: Os reis achavam-se como um ser, escolhido por Deus, para governar o país... Quem desrespeita-se o Rei, era como se tivesse desrespeitar Deus... assim, ninguem se atrevia a nao obdecer ao rei...senao, seria perseguido...

     
  • At 12.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Direito divino dos reis significa que o poder foi dado por Deus, pois o rei tem o poder legislativo, judicial executivo.

     
  • At 12.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Direito divino dos reis significa que o poder foi dado por Deus, pois o rei tem o poder legislativo, judicial executivo.

     
  • At 12.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Antigo Regime
    O Antigo Regime, séc. XVI a XVIII, é caracterizado a nível comercial pelo mercantilismo, a nível cultural e artístico pelo Iluminismo e o Barroco e quanto ao nível político pelo Absolutismo, que se identifica pelo facto dos poderes judiciais, executivos e legislativos pertencerem a uma só pessoa, geralmente o rei.
    O maior rei absolutista foi o rei Luís XIV, que se auto denominava o rei Sol. O maior rei absolutista de Portugal foi D. João V, o Magnânimo.
    A política também caracteriza-se pela monarquia de carácter divino, ou seja dependendo do rei que governa um país, seja esse rei bom ou mau para o seu povo, todo ele o devia respeitar e obedecer, pois um rei nesta altura era considerado um representante de Deus na Terra e quem o desobedece-se, desobedecia a Deus e era acusado desse crime. Era portanto condenado á morte, mas dependendo do seu estatuto social, pois se pertencesse do Povo teria uma morte mais lenta e á frente do Povo e se pertencesse ao Clero ou à Nobreza tinha uma morte mais rápida e escondida do Povo pois dizia-se ser uma morte mais digna do seu estatuto social, mas a condenação do Clero e da Nobreza raramente acontecia pois eles não queriam que lhes fosse retirado privilégios.

     
  • At 12.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O direito divino na altura do Antigo Regime que no absolutismo era que diziam que os reis tinham todos os poderes vindos de Deus que era o poder executivo, legislativo e judicial......

     
  • At 13.1.06, Anonymous Anónimo said…

    ah...............

     
  • At 16.1.06, Anonymous Anónimo said…

    para mim o absolutismo era quando o rei tinha o poder executivo,legislativo e jucicial em seu poder

     
  • At 18.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O Absolutismo, era a época em que o rei tinha o poder divino, ou seja, o poder legislativo, executivo e judicial concentravam-se somente no rei. Dizia-se que todos estes poderes vinham de Deus.

     
  • At 18.1.06, Anonymous Anónimo said…

    o poder divino era quando o rei se achava mandado por Deus à terra para governar. por isso toda a gente obdecia ao rei pois, na mente da época, quem obdece-se ao rei estaria a obdecer a Deus. oum rei absolutista tinha todos o poderes(legislativo, executivo, judicial) ou seja, poder completo no reino.

     
  • At 19.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O direito divino e quando foi "oferecido"o poder de Deus na terra e o rei poderia fazer o que bem entender!toda a gente o teria que respeitar que seja o que fosse!!

     
  • At 19.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Para mim o texto queria dizer que o rei tinha obtido os seus poderes a partir de Deus e por isso o povo obedecia sem pensar porque se não pecavam.

     
  • At 20.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Direito Divino no Antigo Regime queria dizer que os reis governantes nesta altura achavam que os seus poderes tinham sido dados directamente dados por Deus. Assim, o seu poder e as suas decisões não podiam ser contrariadas.

     
  • At 21.1.06, Anonymous Anónimo said…

    o absolutismo iluminado é pouco diferente do absolutismo normal, o absolutismo iluminado é quando o rei justifica a acção do seu poder nao pelo direito divino, mas pela "razão".

     
  • At 22.1.06, Anonymous Anónimo said…

    TIAGO TEIXEIRA I LOVE YOU SO MUCH!!KISS.

     
  • At 23.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O direito divino do rei é o rei considerar que o seu poder era dado por Deus.

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O direito divino dos Reis é quando o rei diz que o poder dele foi lhe concebido directamente por DEUS. Estas frases abaixo são algumas fontes históricas que demonstram isso mesmo.

    " O trono real não é o trono de um homem mas o trono do próprio DEUS (...) É preciso considerar os monarca como coisas sagradas e quem não os considerar como tal é digno de morte."
    Bousset

    "Os príncipes agem como ministros de DEUS e seus representantes na Terra. É por eles que Ele exerce o seu império. É por isto que o trono real não e de um homem mas o trono do próprio DEUS"
    Politiqueb Tirée de L'Écriture Sainte

    Olhar a Historia 8

     
  • At 29.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O direito divino dos reis significa que o rei era absoluto ou seja tinha um poder sem restrições. Tinha o poder legislativo, executivo e judicial.
    Por isso defendia-se o direito divino dos reis, em que Deus mandava no céu e deu o seu poder ao rei para governar na terra.

     
  • At 2.2.06, Anonymous Anónimo said…

    o direito divino dos reis no antigo regime, significa, que naquela altura, o rei se via como o representante de Deus na terra!
    tinha todos os poderes(legislativo, executivo, judicial), e apenas tinha que prestar "contas" a Deus, ao contrario de toda a populaçao, que ao não respeitar o rei, seriam castigados por Deus.
    tinha liberdade para fazer tudo o que entendesse.era um rei absoluto, numa monarquia de caracter divino. =)***

     
  • At 7.2.06, Anonymous Anónimo said…

    O Absolutismo, era a época em que o rei tinha o poder divino, ou seja, concentrava em si todos os poderes: o poder legislativo, executivo e judicial .
    Dizia-se que todos estes poderes vinham directamente de Deus e por isso todos obedeciam ao Rei com o medo de pecar... (tadinhos, eram tão "crentes")
    bjus, xtora leve o nosso blog ao congresso ;-p please

     

Enviar um comentário

<< Home