Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

1.10.05

Desculpem lá o Cabral


Pese a alguns brasileiros, não foi a Inglaterra, nem a França ou a Holanda, nem sequer a Espanha, a matriz europeia do Brasil: foi um pequeníssimo e insignificante país, hoje como ontem, quem se lançou nessa desmedida aventura, muito para além do inimaginável. [...].

"Se Caetano Veloso levanta a voz contra os desmandos dos colonos portugueses, o nosso coração confusamente imperialista sobressalta-se". [...] .
Diz [Caetano Veloso]: "o que Portugal veio fazer ao Brasil foi sugar, sugar e matar índios." Se isto é o que ele pensa que Portugal foi fazer ao Brasil, a pergunta óbvia é o que vem ele fazer a Portugal [dando concertos]?

Falando claro: morreram mais índios na Amazónia, por acção dos brasileiros, nos últimos 30 anos dos que morreram nos 300 anos de colonização portuguesa; e sai mais ouro da Amazónia, numa semana, do que tudo o que Portugal de lá tirou durante três séculos. [...] .
Desculpem lá o Cabral, pá. Até dizem que ele não o fez de propósito...

Miguel Sousa Tavares, In "Público" - 3 de Março de 2000.

Olá meninos!
Comentem, criticamente, esta fonte escrita acerca do achamento do Brasil, temática abordada nas últimas aulas. :))

35 Comments:

  • At 3.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Cristovão Colombo pensava ter chegado às Índias, mas na realidade tinha chegado ao Brasil.Não concordo com a crítica de Caetano Veloso,pois os portugueses foram ao brasil, implantaram a cultura portuguesa, criaram riquezas para a sua vivencia e tambem lhes transmitiram conhecimentos e não foram lá para roubar indios ou para "sugar" o País.
    Sendo Caetano Veloso um músico com o prestigio dele, e com uma carreira solida neste pais,onde ele defende que é sempre bem recebido, nao entendo o porque dessa critica.

     
  • At 3.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Na altura dos descobrimentos, Portugal foi à descoberta de novos mundos.Não para os destruír,mas sim para os colonizar,desenvolvê-los,transmitir-lhes conhecimentos,visto que Portugal era um país já com uma cultura e um desenvolvimento superior aos outros países.
    Quanto à crítica de Caetano Veloso não a entendo, porque como ele é um homem da cultura, deveria defender as suas origens.
    Ainda por cima ele custuma vir a Portugal fazer muitos concertos, nunca assumiu a descriminaçao deste povo.

     
  • At 3.10.05, Anonymous Anónimo said…

    bem...quem descobriu o brasil foi esta terra insigificante que é portugal.De nobres velejadores.De uma terrinha saiu umas das mais lindas terras do mundo que é o brasil.Graças a nós todos podem desfrutar de uma imensa beleza.E marcelo caetano não tem razão no que diz.como será possível morrerem mais pessoas em 30 anos do que em trezentos que foi quando portugal governava.foi graças a nós que o brasil é o que é hoje.os brasileiros deviam-se felicitar por nós lhes darmos o previlégio da lingua portuguesa.ah!!!já agora nós nao "sacamos" nada ao brasil.se algo tiramos foi fruto do nosso trabalho e empenho.pois fomos nós quem colonizou o brasil.da próxima vez, marcelo caetano, tem que se por a par da realidade e não dizer coisas por dizer.como os políticos

     
  • At 3.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Miguel Sousa Tavares é brilhante na sua afirmação ao esclarecer perante o Mundo que fomos o pequenino e insignificante País, cujos valentes marinheiros como Pedro Alvares Cabral e sua comitiva, chegaram ás terras de Santa Cruz- depois Brasil.
    Caetano Veloso, grande músico e grande admirador dos portugueses, parece nas suas afirmações querer ser fundamentalista.
    Nós desbravámos o Brasil com os bandeirantes e ajudando na evangelização dos Índios com o Padre António Vieira e outros, e levando a nossa cultura deixámos as terras de Santa Cruz com grande riqueza.
    É verdade que morreram muitos Índios, mas não foi nosssa intenção "sugar" Índios mas sim civilizá-los.

     
  • At 4.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Acho bem o comentario do Miguel Sousa Tavares pois foram os portugueses que embora se tivessem apoderado de algum ouro tambem foram eles que iniciaram o desenvolvimento daquela regiao até aí tão atrasada culturalmente.Além disso é bom não esquecer que o primeiro rei do Brazil independente foi o filho do nosso rei de Portugal.
    É bom esclarecer que também hoje em dia Portugal parece invadido duma quantidade imensa de brasileiros que procuram ganhar aquilo que nao tem hiptose no seu país.

     
  • At 4.10.05, Anonymous Anónimo said…

    O nosso pequeno a insignificantes pais teve a coragem de partir para o desconhecido de enfrentar as lendas tenebrosas dos mares.
    Se Caetano Veloso pensa se no que do nosso pais ele herdou.
    A sua língua.
    A religião.
    A historia do seu pais.
    Não Portugal não roubou nada a ninguém pois as terras que a armada que era comandada por Pedro Álvares Cabral deu a costa em 1500 que ele a baptizou por Terra de Vera Cruz que hoje em dia é chamada por Brasil.
    Só o conseguimos porque ultrapassamos muitos medos e a coragem dos navegadores com a sua força e fé.
    Se nos portugueses desrespeitamos essas terras não foi mais do que os próprios Brasileiros pois se morra mais índios nos últimos 30 anos do que em 300 de colonização portuguesa e se extraem mais ouro uma semana da Amazónia do que em 3 séculos de domínio português.
    Em vez de criticar devia agradecer aos portugueses tudo o que ofereceram ao seu pais ele ficou mais rico com a nossa presença.
    E se um dia alguém errou também Caetano Veloso ira dizer que a Terras De Vera Cruz sempre foi perfeita?!?

     
  • At 4.10.05, Anonymous Anónimo said…

    fogo devia-s mas eh aproveitar e vier em paz nao destruir o habitat dos pobres dos índios!!!! a critica do caetano veloso nao esta totalmente correta!!! eh a vida!!

     
  • At 4.10.05, Anonymous Anónimo said…

    É claro... Que eu não concordo com a opinião de Caetano Veloso, pois ele diz-se português, mas como é obvio está a dizer mal do nosso país.
    Na verdade quem conquistou o Brasil fomos nós, os portugueses.
    Portugal só tinha por missão defender, povoar e explorar este território.
    Como diz a carta de achamento do Brasil os índios até comiam connosco (os portugueses) e andavam bem-dispostos.
    Não concordo com a frase dita por Caetano Veloso.

     
  • At 4.10.05, Anonymous Anónimo said…

    nao e marcelo caetano mas sim caetano veloso

     
  • At 5.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Olá, amigos!
    Gosto que usem estes novos meios para estudar mas... cuidado, não estudem só por qui!

     
  • At 5.10.05, Anonymous Anónimo said…

    O que Caetano Veloso diz é uma mentira histórica mais valia que ele estudasse um pouco mais.É preciso que compreenda a mentalidade da época religiosa, de conhecimentos etc.
    Portugal contribuiu para o conhecimento de novas terras, gentes, culturas, fauna e flora. É certo que se explorou o açucar, o ouro etc. mas fundou-se um grande país. Outros vieram que massacraram indíos, estragaram a natureza e ainda hoje isso acontece e quem deveria zelar pela protecção daquele país, daquela gentes nada faz, apenas culpa os outros. Eu sou o Francisco

     
  • At 5.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Não concordo plenamente com a crítica de Caetano Veloso devido á sua afirmação sobre o sugar e matar índios pois como Miguel Sousa Tavares diz, morreram mais índios na Amazónia, por causa dos brasileiros, nos últimos 30 anos dos que morreram nos 300 anos de colonização portuguesa, e sai mais ouro da Amazónia, numa semana, do que tudo o que Portugal de lá tirou durante três séculos.
    Portugal teve todo o direito de governar as terras de Vera Cruz pois ninguém tomava conta dessas terras, só viviam lá os indios o que indica que era tudo legal por isso não compreendo o que é que Caetano Veloso tem contra isso, pois se não fossem os portugueses os brasileiros não existiriam.
    Se Caetano Veloso faz estas afirmações, porque é que ele continua a vir a Portugal dar os seus concertos.
    Podem dizer que portugal era um país pequeno e insignificante mas era um país forte que passou da miséria e pobreza quase total para um dos países mais ricos da Europa. Acho que portugal actualmente devia se tornar forte para subir na União Europeia tal como Portugal no tempo dos Descobrimentos.
    É tudo o que eu tenho para dizer...

     
  • At 6.10.05, Anonymous Anónimo said…

    não concordo com o que o musico disse porque se não fossemos nós os brasileiros talvez ainda estariam até à poucode tanga

     
  • At 6.10.05, Anonymous Anónimo said…

    bem eu acho que o musico nao tem razao no que diz.fomos nos que descobrimos o brasil...e nao "sacamos" de la nada...tudo foi com o nosso custo.come poderá morrer nais pessoas em 30 anos com os brasileiros do k em 300 anos da colonizaçao.?

     
  • At 6.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Bem, Eu acho que o musico está certo em alguns aspectos porque como todos nós sabemos os portugueses também maltratavam os Indios, mas muita gente pensa que isso é mentira.Mas foi com a ajuda de Portugal que o Brasil passou a ser um país mais rico.

     
  • At 7.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Eu não concordo com a opinião do Caetano Veloso porque,um portugues deve defender o país não criticálo.Os portugueses apenas tinham de colonizar o Brasil,nao matar os indios como diz no texto, os portugueses até fzeram uma missa onde os indios participaram entusiasmadamente!!!!

     
  • At 7.10.05, Anonymous Anónimo said…

    É aceite por alguns historiadores que o Brasil foi descoberto antes do Tratado de Tordesilhas. O papa que “ajudou” Portugal e Espanha a fazer um tratado sem guerras era espanhol e declarou que as terras descobertas a 100 léguas a Ocidente de Cabo Verde pertenciam a Espanha, o rei de Portugal não aceitou e propôs a 370 léguas de Cabo Verde.
    A descoberta oficial do Brasil foi em 1500 por Pedro Álvares Cabral. As naus de Cabral dirigiam-se à Índia por mar, neste tempo já descoberto o caminho marítimo, ao tentar contornar uma parte da costa africana que era muito turbulenta, as naus afastaram-se muito e avistaram terra desconhecida para eles, a que deram o nome de terras de Vera Cruz, as naus ancoraram num local que chamaram Porto Seguro. Os habitantes daquelas terras eram de pele avermelhada, andavam nus e eram simpáticos.
    Eu acho sinceramente que os Portugueses podiam não ter tirado muito ouro, pois as técnicas de extracção não eram avançadas nessa época, portanto só tinham acesso ao que existia a céu aberto e a pouca profundidade o que não era de todo o mais importante, no entanto também levaram a nossa religião, mercadorias para os índios desconhecidas, cultivaram a terra e habitaram-na, levaram a civilização. Os Brasileiros como Caetano Veloso têm actualmente em Portugal uma fonte de rendimento, não se podendo queixar.

     
  • At 7.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Não concordo de maneira nenhuma com a crítica que Caetano fez,porque Cristóvão Colombo se enganou pensando ter chegado às Índias mas afinal era ao Brasil!!Foi só um engano e como se não bastasse, estão a ser ingratos com os portugueses porque foram eles que espalharam a sua cultura pelo Brasil.Portugal também não quer danificar nem sacar de alguém os novos territórios,mas quer descobrir e colonizar para que estes se desenvolvam e tenham uma nova cultura para melhoria de vida!! ***Mtx bjx pa uma sora 5 estrelas***

     
  • At 8.10.05, Anonymous Anónimo said…

    CRISTOVÃO COLOMBO DESCOBRIU AS ANTILHAS NÃO O BRASIL!!!!!!!!!!

     
  • At 8.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Bem por um lado concordo pois nós usamos os colonos como nossos escravos, mas isso não quer dizer que chegamos lá e começamos a matar toda a gente que lá 'tava.
    Os portugueses usaram os seus conhecimentos e aproveitaram para levar as especiarias que precisavam. Afinal se não fossemos nós ele talvez fosse mais um analfabeto no mundo....

     
  • At 9.10.05, Anonymous Anónimo said…

    ACHO QUE MIGUEL SOUSA TAVARES TEM TODA A RAZÃO NO QUE ESCREVEU PRINCIPALMENTE NA PARTE EM QUE DIZ "morreram mais índios na Amazónia, por acção dos brasileiros, nos últimos 30 anos dos que morreram nos 300 anos de colonização".
    DISCORDO COMPLETAMENTE DA OPINIÃO DE CAETANO VELOSO PORQUE PORTUGAL É UM PAÍS DIGNO QUE PARTIU EM BUSCA DE NOVAS TERRAS E POR ACASO ENCONTROU O BRASIL PENSANDO TER ENCONTRADO A ÍNDIA, E CLARO QUE APROVEITOU PARA LEVAR ALGUMAS DAS PRINCIPAIS RIQUEZAS DO BRASIL PARA PORTUGAL ;-)FILIPA;-)

     
  • At 13.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Eu acho que os brasileiros, deviam de estar muito agradecidos por os portugueses terem descoberto os brasil pois aposto que se fossem eles próprios a evoluirem sozinhos só nestes últimos anos é que tinham inventado a roda. Sem nós os brasileiros não tinham ido a lado nenhum pois devido a nós são agora um povo evoluido ( talvez até melhor que nós pois aposto que não estão a passar a crise que nós estamos). Bem no fim de tudo acho que eles não se podem gabar muito.
    Bye bye!!!

     
  • At 13.10.05, Anonymous Anónimo said…

    Portugal, na altura dos descobrimentos, queria encontrar novas terras, novas riquezas... Quando estes chegaram ao Brasil, deparamram-se com "um bando de Indios". Estes não tinham cultura nenhuma, e apenas viviam do que a natureza lhes dava... Os Portugues, como objectivo que tinham era de ,de conquistar, "sugar" as riquezas como o Caetano Veloso disse... Os Brasileiros até devem 'tar agradecidos por os Portugueses terem dado alguma cultura a estes indios coitados... Os Portugues deram-lhes Cultura, "inteligencia"( porque afinal eles tinham-na, só não sabiam-na usar), envim,os Portugues, foram por bem disser, a salvação dos brasileiros.. E o Caetano Veloso, que vá dar concertos para outro lugar, porque eu não admito QUE UM BRASILEIRO QUE PENSA QUE SABE CANTAR venha dar concertos a Portugal, e falando mal de nós...!!!! JUDY:-)

     
  • At 16.10.05, Anonymous Anónimo said…

    O Brasil foi descoberto em 1500 por Álvares Cabral. Uma das primeiras coisas que se fez foi povoá-lo com gente Portuguesa.
    Desde logo começou a ser explorado o pau-brasil e fez-se extracção de ouro.
    O Brasil foi dividido em capitanias cada uma tinha um capitão donatário e os índios foram feitos escravos.
    Os Brasileiros não ficaram muito contentes com os actos dos Portugueses pois acharam um abuso.
    No entanto Portugal também mandava para as terras que descobria missionários, como os padres
    José Andrieta e António Vieira, homens muito cultos e que defendiam os mais fracos.
    O domínio Português no Brasil pode ter feito alguns estragos, mas também levou a cultura , a civilização e outras formas de viver.
    Alguns Brasileiros ou outros povos neste momento, com os disparates que fazem na selva Amazónica através da desflorestação e extracção de minério vendendo-o para o exterior, causam muitos mais danos ao Brasil do que nós causámos.
    Um povo colonizador é sempre mal visto pelo povo colonizado. Também nós Portugueses nos podemos sentir colonizados com tantas telenovelas e artistas brasileiros.
    Já usamos muitas palavras e expressões deles. Até queremos imitar o Carnaval deles apesar do frio que se faz cá sentir em Fevereiro.

     
  • At 17.10.05, Blogger Sónia Cruz said…

    Olá meninos!

    Quero felicitar todos aqueles que comentam o blog. Parabéns!
    Tou a gostar de ver :))

     
  • At 12.1.06, Anonymous Anónimo said…

    e axim n xei o k dixer mas komo prometido tou a aki mas xo tenho a dixer k as imagem tao boas mas em termos do abexulotixmo os reis tinho o poder de tudo na juxtixa comerxio etc..a falar dee droga o trafiko negreiro eram levados kom mas kondixoesn tinham nao kaxa de banho eram maltratados!!! mas ja agora o dia um de dexembro foi um dia importante pk os portugues tinha a independenxia manda mos os espanhoi ko ........de reforma n prexebo nda pk aindo n prexixo de penxar nixo xora....e xobre o natal nem kero falar pk foi tao bom!!!!!tava a brinkar !!!!pexoal vamos trabalhar koitados dos xores :)n abuxem da irma arminda ela ta a fikar xatiada a xerio kualker dia alguem e espulxo(EU) e aproveito para dexejar um bom karnaval xe n nos firmos :) ;)isto e para todos menos para a monika!!hahahah

     
  • At 13.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Um artigo de jornal NÃO É uma "fonte escrita" sobre o achamento do Brasil! Estará a senhora doutoranda a confundir o Sousa Tavares com o Pêro Vaz de Caminha? Uma professora --"doutoranda", ainda por cima!--não pode confundir os conceitos e os alunos desta maneira leviana.

     
  • At 13.1.06, Anonymous Anónimo said…

    querem ir ao cinema?,com a sora combinamos amanha.OK Mata Rebelde?

     
  • At 19.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Tem algum problema com a nossa sora........ Nao sabem o que ela vale!!!E ainda por cima, você é um badameco e tem a mania que sabe tudo. com muito orgulho os alunos do 8º ano

     
  • At 19.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Você tem a mania k sabe muito mas deve ser 1 burro de 1ª... Deixe lá a nossa stora em paz porke ela é 5* pk você nem aos calcanhares lhe chega. Vá pastar...
    Com muito orgulho 8º ano

     
  • At 19.1.06, Anonymous Anónimo said…

    "Estará a senhora doutoranda... "olhe voxe deve xaber de ka.....para falar kon exes termos e pk xabe mt.para a proximA vez k eskrever meta o nome ou tem medo:)

     
  • At 19.1.06, Anonymous Anónimo said…

    olhe lá senhor "anonimo", pa faxer cmentariox dexex + vale tar kalado,ok?xecalhar nem acabou o 8ºano e tá para aí a dixer k xabe mt...pelo menos conxegue ler o "Publico", já é um bom começo...
    ou será k xó lê a "Bola" ?

     
  • At 19.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Realmente...se nao mostra o nome é porque realmente ndeve ser uma pessoa sem coração e com muito medo também!!! Você não imagina tudo o que esta stôra fez por nós! Não imagina o ero que você cometeu...Coitado/a...Cuide-se! Stôra continue com o blog, pois apesar destes comentários parvos, que nao fazem a mínima ideia do que estão a escrever e de quem estão falar, isto é muito bom para todos nós! Continua sôra...Tem o nosso apoio! com muito orgulho...8º ano

     
  • At 20.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Miguel Sousa Tavares fez um bom comentário pois apesar de sermos um pequeno país conseguimos, através de bravos marinheiros como Pedro Alvares Cabral, chegar e colonizar este grande pais que é o Brasil.
    Não fomos lá para destruir ou apoderarmonos de tudo mas sim para introduzir novas culturas e desenvolver o que este país tinha de bom. Assim sendo, não concordo com a crítica de Caetano Veloso, que afirma que Portugal foi lá para roubar indios e retirar tudo o que este país tem de bom. Ainda por cima não tem a coragem de dizer frente-a-frente aos portugueses o que sente e as suas ideias quanto a este grande descobridor, visto que até está frequentemente em Portugal

     
  • At 20.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Ó "ANONIMO" DEVES TER A MANIA K ES BOM...
    NEM KORAGEM TENS PA POR NOME... ES UM GANDA KOBARD, MX METEST-T KM A PEXOA ERRADA...
    A NOXA STORA(GANDA STORA)Ñ X DEIXA IR ABAIXO KM EXES KOMNTS EXTUPIDOS PK ELA SAB MTO BM KM É E É UMA GANDA STORA, UMA GANDA AMIGA E UM GANDA EXEMPLO PA TDS... ATÉ PA VOCÊ SEU KONEIRAS, EM VEX D DIZER MAL DX OUTROS VEJA-OS KM UM EXEMPLO!!!
    MTOX BJX PA STORA E JURO K Ñ É GRAXA :-P

     

Enviar um comentário

<< Home