Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

30.11.05

1º de Dezembro


Já lá vão 365 anos quando Portugal se libertou de 60 longos anos de jugo espanhol, embora as guerras da Restauração continuassem por mais 25 longos anos até que os espanhóis se convencessem finalmente que Portugal era um reino independente. O 1 de Dezembro de 1640 marca um momento importante da história do nosso país.
Porque razão se comemora o feriado de 1 de Dezembro?

12 Comments:

  • At 7.12.05, Anonymous Anónimo said…

    D. Filipe I prometeu aos portugueses manter o português como língua oficial, manter a moeda, os cargos administrativos eram ocupados por portugueses e o lançamento de um novo imposto era primeiro revisto pelas cortes.
    No reinado de D Filipe III as coisas começaram a piorar, Espanha entrou na guerra dos trinta anos, havia ataques de piratas e corsários, fomes, pestes, derrota da armada invencível, independência das províncias, endividamento da coroa, diminuição das remessas Americanas. Por estas razões os portugueses começaram a querer independência, principalmente os nobres que já não tinham cargos administrativos, e a organizar uma investida ao palácio, onde se encontrava a Duquesa de Mântua, que governava Portugal a mando de seu primo, D Filipe III, e o secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos, os nobres mandavam Manuelinho, um homem louco, para afixar cartazes que diziam que Portugal devia ser um reino independente.
    Foi então que no dia 1 de Dezembro organizou-se, às escondidas, um assalto com um grupo de 40 nobres ao palácio onde se encontrava a Duquesa de Mântua e secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos.
    À Duquesa de Mântua aprisionaram-na e o secretário de Estado atiraram-no da janela de onde se encontrava.
    O novo rei, D. João IV, ao ser aclamado entregou a sua coroa a Nossa Senhora, ela sim era a verdadeira Rainha de Portugal, pois sempre ajudou Portugal. A partir daí nenhum outro rei usou coroa.

     
  • At 7.12.05, Anonymous Anónimo said…

    Esqueci-me:

    D. João IV iniciou a IV Dinastia, a dinastia de Bragança!!!!!!!!

     
  • At 8.12.05, Anonymous Anónimo said…

    O 1º de DEzembro festeja-se em Portugak porque tudo começou em 1578. D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
    Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
    Mas estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...
    Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
    Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe III (de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
    Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
    No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
    Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. E foi aí que se deu a restauração da independência dando início à Dinastia de Bragança.
    É por esta razão que se comomora o 1 de Dezembro em Portugal

     
  • At 14.12.05, Anonymous Anónimo said…

    No dia 1 de Dezembro comemora-se em Portugal o dia da Restauração da Independencia, pois foi neste dia que Portugal se tornou independente depois de 60 anos de dominio Espanhol.
    Quem subiu ao trono nesta altura depois da restauração foi D. Joao IV.
    Ainda bem que assim foi, pois agora somos livres para sempre.

     
  • At 14.12.05, Anonymous Anónimo said…

    A Restauração da independencia deu-se pelo dia 1 de dezembro.
    Os Portugueses, estando muito descontentes com este acontecimento,que durou 60anos do dominio deste espanhóis, revoltaram-se, primeiro com uma simples manifestação, do povo(revolta do Manuelinho), e depois com a célebre revolução, da Independencia, feita pelos nobres, prendendo a Duqueza de Mântua, e matando o secretário Geral, Miguel Vasconcelos. A Resturação da Independencia, tem um significado muito importante na história de Portugal, pois, se isto não acontese-se, nós,os Portugueses, ainda estaria-nos aliados á Espanha... BOA!!!!!!!!!!

     
  • At 14.12.05, Anonymous Anónimo said…

    stora!desculpa o comentário que está em cima, com o meu nome, mas foi uma brincadeira e não era sequer para postar, foi um acidente e a culpa não foi minha, a sério..desculpe lá...

     
  • At 14.12.05, Anonymous Anónimo said…

    porque foi nesse dia (1 de dezembro), que Portugal assumiu de novo a sua independencia.
    Depois de 60 anos nas mãos dos Espanhóis, conseguimos, finalmente, passar a ser, de novo livres...
    Quem subiu ao trono, agora, só de Portugal, foi D.João IV, que iniciou uma nova dinastia: a dinastia de Bragança.
    Ofereceu a sua coroa a Nossa Senhora, pois Ela, nunca nos abandonou,nem nos momentos mais dificeis, por isso merecia mais do que todos os outros, ser a verdadeira e eterna rainha de Portugal.
    Portanto, para além de se comomerar o dia da nossa independencia, comemora-se também o dia em que elegemos a melhor pessoa para governar o nosso país.
    VIVA A LIBERDADE E O 1 DE DEZEMBRO*****
    =)

     
  • At 20.1.06, Anonymous Anónimo said…

    No dia 1 de Dezembro é o feriado em honra da Restauração da Independência.
    Pois ao fim de longos e difíceis 60 anos Portugal voltou a ser um país livre...
    Um grupo de 40 nobres dirigiu-se ao terreiro do Paço e matou o secretário de estado Miguel de Vasconcelos e exilou a Duquesa de Mântua.
    Subiu ao trono D.João IV, que iniciou uma nova dinastia: a dinastia de Bragança.
    O rei entregou a sua coroa a ossa senhora e a partir daí nunca mais nenhum rei usou oroa...

     
  • At 20.1.06, Anonymous Anónimo said…

    *coroa...

     
  • At 23.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Pouco tempo durou o reinado de D. Sebastião pois este foi morto na batalha de Alcacer Quibir. Sucedeu-lhe o seu tio-avô o Cardeal D. Henrique. Esta era uma situação provisória pois ele já tinha uma certa idade e, sendo cardeal, não tinha descendentes, morrendo de ataque cardiaco 2 anos depois.
    Assim, apresentaram-se 3 candidatos ao trono: Filipe II de Espanha,apoiado pela nobreza e pelo clero; D. Antonio prior do Crato, apoiado pelo baixo clero, baixa nobreza e povo; e D. Catarina duquesa de Bragança, por apenas uma parte do povo.
    Sucedeu-lhe assim D. Filipe II de Espanha I de Portugal. as promessas eram boas e davam a liberdade a Portugal mas quando lhe sucedeu Filipe II de Portugal, Espanha entrou na Guerra dos 30 anos, ficando assim Portugal envolvido. Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 nobres dirigiu-se ao terreiro de paço, matando o secretário de Estado Miguel de Vasconcelos e prendendo a duquesa de Mantua, prima de D. Filipe. Assim, Portugal recuperou a sua liberdade e independência.

     
  • At 9.2.06, Anonymous Anónimo said…

    O feriado de de Dezembro comemora-se porque é o dia da restauração da independência. Aonde se iniciou a IV dinastia por D.João IV.

     
  • At 19.11.07, Anonymous Anónimo said…

    isto e so para betos...
    =( mas conpreendo ke a kem goste...
    Ha e sei ke dia um de dezembro e dia da independencia

     

Enviar um comentário

<< Home