A modernização portuguesa
Como sabes, o famoso ministro de D. José I, Marquês de Pombal, era um acérrimo seguidor do despotismo esclarecido, uma nova concepção política, segundo a qual o monarca deveria exercer um poder absoluto mas orientado ou «esclarecido» pela razão para construir a felicidade do seu povo. É sob o governo deste ministro que se dá uma modernização económica e social do país.
Partindo das ideias levantadas pelo frase acima, constrói o caminho para a modernização portuguesa realizada pelo Marquês de Pombal.
Organiza a tua resposta de forma a apresentares informações sobre:
Dados biográficos do Marquês;
Terramoto de 1755;
Submissão dos grupos privilegiados e apoio social à Burguesia;
Fortalecimento do aparelho de Estado;
O mercantilismo pombalino (Apoios aos sectores económicos: agricultura, indústria e comércio);
Reformas do ensino.
Entrega a tua narrativa à professora até ao dia 31/01/06. As narrativas mais completas serão publicadas neste blogue! ;)
Bom trabalho!
3 Comments:
At 1.2.06, Anónimo said…
para o fortalecimento do estado o marques de pombal criou algumas organizaçoes como a Real Mesa Censória para vigiar publicaçoes de livros que fossem contra o rei, a Junta do Comércio para organizar e vigiar as actividades comerciais, a Intendência-Geral da Polícia para manter a segurança e tranquilidade publica e o Erário Régio que era uma espécie de ministro das finanças.
At 2.2.06, Anónimo said…
para reforçar o aparelho de estado portugues, no reinado de d.josé, marques de pombal encarregou-se de criar algumas instituiçoes, como por exemplo:
-a Real Mesa Censória-
-a Junta do Comércio
-a Intendência-Geral da Polícia
-o Erário Régio
tudo isto, com a sua funçao, mas todos com a intençao de fortalecer o estado.
At 5.5.06, Anónimo said…
imagine se um dia eu não acorda
quem vai puxar assunto com vc?
O.o
Enviar um comentário
<< Home