Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

24.1.06

O Absolutismo Iluminado

“O chamado despotismo esclarecido surgiu em países da Europa ainda essencialmente agrícolas, como Portugal, Áustria, Prússia e Rússia. Os soberanos desses países, apoiados na burguesia e em parte da aristocracia, explicavam o seu poder absoluto não pela “origem divina”, mas como resultado de necessidades sociais. Governavam em nome da razão e pretendiam construir a prosperidade dos seus Estados. Diziam-se servidores da colectividades. "

FILHO, Milton B. B. História Moderna e Contemporânea. São Paulo, Scipione.1993

Olá!

Sabes explicar o que era o Absolutismo Iluminado? ;)
Para te ajudar na elaboração da resposta deves consultar este site .

Para saber mais, visita este site!

17 Comments:

  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Designa-se por despotismo esclarecido (ou absolutismo iluminado) uma forma de governar característica da Europa da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, é animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. A expressão não é contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos investigadores.

    O despotismo esclarecido desenvolveu-se sobretudo no Leste Europeu (Áustria, Prússia, Rússia), em estados recentemente constituídos, de economia atrasada e essencialmente agrícola, onde a burguesia era inexistente ou muito fraca. O Estado tem por isso que substituir-se à iniciativa privada, elaborarando reformas administrativas e jurídicas, dirigirindo a economia e orientando a educação. O despotismo esclarecido contribui para acelerar a modernização de alguns países. Caracteriza-se, em geral, por um espírito secular e em alguns casos mesmo hostil à religião.

    Os déspotas esclarecidos legitimam o seu poder com o argumento de que governam em nome da felicidade dos seus povos, de acordo com o novo ethos das Luzes.

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O absolutismo iluminado é o absolutismo que é orientado pela razão ao serviço do povo.
    Aos súbditos cabe apenas obedece. O rei recebia o poder directamente por Deus...

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O absolutismo, em que o rei é senhor absoluto e o seu poder nao tem limite...O rei esclarecido deve conduzir e orientar o povo...

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O absolutismo iluminado, consiste, em que o rei tem poder judicial, executivo e legislativo, e este poder é cosiderado divino, porque os rei acredita que o poder foi dado por Deus.
    " Obedecei aos vossos senhores, não só aos que sao bons e modderados, mas tambem aos que são maus e injustos"
    (Bossuet, cit.in dupaquier e M.Lachiver, les temps
    MODERNES BORNAS)

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Absolutismo Iluminado é um regime político absolutista em que o Rei é Senhor Absoluto e o seu poder não tem limites, mesmo de ordem moral. Apenas é guiado pelo princípio da razão.
    O Rei esclarecido ou "iluminado", deve conduzir e orientar o povo. Aos súbditos cumpre apenas obedecer. O Rei recebia o poder directamente de Deus (teoria do direito divino).
    Bxs pá turma maix fix da exkola e pa *****stora*****, klaro...

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    No absulotismo iluminado o rei continua a ter todos os poderes conçentrados em si´Executivo,Legislativo e judicial`Mas agora é guiado pela razão

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Regime politico absolutista,emn que o rei é o senhor absoluto e o seu poder nao tem limite.
    O rei é guiado pelos principios da razão.
    O rei,"iluminado",deve orientar o povo.
    O rei recebia o seu poder directamente vindo de Deus.
    Sebastião José de Carvalho e Melo esteve em Londres e Viena em contacto com muitos iluministas da época.Marquês de Pombal era defensor do despotismo esclarecido.

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O anónimo anterior corresponde ao Pedro e ao Flávio!!

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O despotismo esclarecido é quando o rei governa ''iluminado'' pela razão e não por títulos. é nesta época que todos os grupos são vstos com os mesmos olhos à vista da justiça.

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O Absolutismo Iluminado,é um regime politico absolutista, guiado pela razão,devendo o rei, orientar o povo, em vez de o despresar como antigamente.

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O absolutismo iluminado è um regime político absolutista, em que o rei é senhor absoluto e o seu poder não tem limite, mesmo de ordem moral.
    Apenas é guiado pelos principios da razão.O rei, esclarecido ou iluminado deve conduzir e orientar o povo.

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    o absolutismo iluminado ou despotismo esclarecido. foi marques de pombal que o inseriu em portugal, sendo assim o marques de pombal queria acabar com os grupos previligiados " clero e nobreza" .

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O absolutismo iluminado e um regime político em que o Rei e o Senhor e o seu poder não tem limites. O rei tem todos os poderes Executivo legislativo e judicial. Esclarecido pele Razão o Rei deve conduzir e orientar bem o seu povo.

    Absolutismo iluminado

    - Poder do Rei:
    - forte
    - incontestado
    - esclarecido pela razão
    - ao serviço do povo

     
  • At 26.1.06, Anonymous Anónimo said…

    Absolutismo iluminado
    O absolutismo iluminado, ou despotismo esclarecido, foi inserido em Portugal por Marquês de Pombal. Consiste, no rei ter um poder sem limites, todos o deviam respeitar, quer grupos privilegiados quer grupos não privilegiados e estes estavam iguais perante o Estado, o que não agradava muito a Nobreza e o Clero que se achavam dignos de maior importância por terem privilégios, quem introduziu esta regra, entre outras, foi o Marquês do Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, por esta razão os nobres e os clérigos queriam ver-se livres dele para isso organizaram um atentado ao rei, pois se morre-se o rei, D. José, este iria ser sucedido por D. Maria I que iria tirar o Marquês do Pombal de Estado. Mas correu-lhes mal e portanto os Távoras, pertencentes á nobreza, foram mortos e os Jesuítas expulsos do país, por ordem do Marquês do Pombal.
    Os poderes do rei desta época, eram lhe dá-dos directamente pelo próprio Deus, o que o tornava ainda mais importante.
    O rei tinha o dever de conduzir e orientar o seu povo e este obedecer-lhe sem levantar objecções.
    Em Portugal os reis absolutistas foram: D Pedro II (o Pacífico) e D. João V (o Magnânimo).

     
  • At 29.1.06, Anonymous Anónimo said…

    O Absolutismo Iluminado é um regime político absolutista em que o rei é o senhor absoluto e o seu poder não tem limite. É apenas guiado pelos princípios da razão. O rei esclarecido ou iluminado deve orientar o povo e aos subditos cumpre apenas obdecer. O rei recebia o poder directamente de Deus, ele fá-lo com base na razão e para o bem do povo

     
  • At 2.3.06, Anonymous Anónimo said…

    Despotismo esclarecido é uma forma de governar em que o rei está ao servico do povo e é orientado pela razão.
    O rei recebe o poder directamente de Deus,e o rei tinha o poder executivo,judicial e legislativo.

     
  • At 18.3.08, Blogger Unknown said…

    o absolutismo iluminado eh uma forma de governar caracteristicas da europa ..


    aee eu falo pra voces .. o que eu tenho a ver com isso .. como um professor manda a gente fazer um trabalho sobre isso .. okai okai que tem doido que gosta dessa materia e tudo mais .. mas eu detesto historia , e odeio mais ainda meu professor .. aquele prepotente , idiota , e ainda fica dando patado no sujeito que pergunta o que eh historia .. UFFA ..desculpa o desabafo ..

    mas voltando ao assunto do absolutismo ..

    euu ainda nao entendi :D

    beijao gente :*

     

Enviar um comentário

<< Home