Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

10.11.05

A Reforma



Olá tudo bem?

Nomeia as três igrejas reformadas do século XVI e respectivos fundadores, bem como, três dos princípios por eles defendidos. ;)

12 Comments:

  • At 15.11.05, Anonymous Anónimo said…

    -A Reforma Luterana:
    Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica.
    As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé.
    -A Reforma Calvinista:
    João Calvino foi o fundador.De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto.Calvino também defendeu a idéia da predestinação.
    -A Reforma Anglicana:
    O rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII funda o anglicanismo e aumenta seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande quantidade de terras.

     
  • At 15.11.05, Anonymous Anónimo said…

    luteranos,calvinistas,anglicanos.
    o fundador do luteranismo foi MARTINHO LUTER0,do calvinismo foi...CALVINO,do anglicanismo foi...HENRIQUE VIII.Os principios defendidos eram:a presensa espiritual de cristo,igreija,rejeicao da autoridade papal.

     
  • At 16.11.05, Anonymous Anónimo said…

    atos nao assim mas sim actos verifica e resp.bjs

     
  • At 17.11.05, Anonymous Anónimo said…

    Reforma protestante
    A igreja deste tempo estava com problemas, os padres já não eram virgens e não tinham voto de castidade, por esta razão começou a haver protestantes como Martinho Lutero, que criou as 95 teses onde dizia tudo o que estava mal na igreja deste tempo e as colocou na Catedral de Wittenberg (Alemanha) e Calvino que contra este novo procedimento criaram igrejas protestantes.
    A igreja Luterana ou o Luteranismo começou por passar a bíblia para a língua de cada país para cada um saber de que se retratava na missa, tinham só duas festas religiosas, o Baptismo e a Eucaristia, e acreditavam que a salvação seria pela fé e predestinação, isto agradou aos burgueses que se achavam predestinados por terem dinheiro. E não queria a veneração aos santos nem a autoridade do Papa.
    A igreja calvina ou o calvinismo passou a bíblia para a língua de cada país, tinham só duas festas religiosas, o Baptismo e a Eucaristia, acreditava na salvação pela predestinação. Não queria a autoridade do Papa.
    Criou-se ainda uma terceira igreja protestante, criada pelo rei da Inglaterra, D. Henrique VIII, pois este queria divorciar-se de Catarina de Aragão para casar com Ana de Bolena, o Papa não aceitou este divórcio e excomungou-o, este criou a igreja Anglicana ou o Anglicanismo que também passou a bíblia para a língua de cada país, tinha só duas festas religiosas, o Baptismo e a Eucaristia, acreditava na salvação pela predestinação, não queria a autoridade Papal, mas sim a dos reis e príncipes.
    Estas religiões espalharam-se através de livros escritos pelos próprios protestantes, Lutero, Calvino e o rei D. Henrique VIII, estes livros foram proibidos pelo Papa e quem fosse encontrado com eles era torturado pela Inquisição, tribunal que torturava e condenava os protestantes.

     
  • At 21.11.05, Anonymous Anónimo said…

    No final do séc.XV era inevitável uma reforma da igreja. Mas a corrupção eclesiástica era o único remédio para por fim ás desordens da época. Sabia-se que alguns papas tinham conseguido a sua eleição dando quantias importantes para consegirem os seus cargos. Os primeiros ataques contra a Igreja, acusando-a de ignorante foram severamente criticados por Martinho Lutero. Luteo afixa as suas novente e cinco teses dirigidas contra as indulgências na porta da Igreja de Witemberg. O PAPA declara Lutero herege por este queimar a bula. Lutero achava que não era preciso o rito do corpo de Cristo na Missa, pois para os protestantes a Salvação é gratuita.
    A Europa viu-se com imensas guerras religiosas entre protestantes e católicos. Alguns protestantes quiseram impor a sua verdade à força. Esta fase da Reforma é representada por Calvino. Começou a pregar em Genebra, e nos seus sermões, a Missa foi abolida e insistia em negar a comunhão aos indignos.
    O corte da Igreja da Inglaterra com o Papa, começou por uma conversão ao protestantismo pela conveniência pessoal de Henrique VIII para se divorciar da esposa, Catarina de Aragão e, casar-se com Ana Bolena. O Papa não satisfez o seu capricho e o rei resolveu confiscar os bens eclesiasticos, estabelecendo uma Igreja semi-reformada da qual se tornou chefe temporal e espiritual.E assim se fundou o Anglicanismo.

     
  • At 21.11.05, Anonymous Anónimo said…

    Tenho dois erros:conseguirem e Lutero.AGORA ESTÁ MELHOR?

     
  • At 21.11.05, Anonymous Anónimo said…

    Tenho dois erros:conseguirem e Lutero.AGORA ESTÁ MELHOR?

     
  • At 22.11.05, Anonymous Anónimo said…

    Anglicanismo
    É o conjunto de doutrinas da Grã Bretanha que aparece em Inglaterra, quando o rei Henrique VIII, decretou a separação religiosa do país da obediência ao Papa, substituindo a autoridade do pontífice pela sua própria.

    Calvinismo
    Foi uma doutrina criada por Calvino. As suas doutrinas são entre muitas: a predestinação divina no qual Deus escolhe quem será salvo eternamente, salvação mediante a fé, subordinação do estado à Igreja. As suas ideias ajudaram ao desenvolvimento do capitalismo, pois dizia que o predestinado deveria poupar.

    Luteranismo
    È a confissão cristã, surgida a partir das ideias de Lutero. Admite como fonte obrigatória da doutrina, livre exame da Escritura. Reconhece o Baptismo, não aceita a presença real de Cristo (eucaristia), não tem sacerdócio e nega o poder do Papa.
    sou o Francisco

     
  • At 24.11.05, Anonymous Anónimo said…

    As igrejas Reformadas ou protestantes são a Luterana, fundada por Martinho Lutero que tinha como princípios básicos as 95 teses (lista de críticas á igreja), as quais afixou na porta da catedral de Wittenberg, que constituíram um ataque aos vários abusos da igreja Católica Romana. Quando estas 95 teses foram traduzidas para alemão provocaram logo um debate alargado.
    Calvino fundou a igreja Calvinista e tinha como princípios básicos as suas ideias teológicas, eclesiásticas e políticas, pois estas criaram um modelo de igreja reformada, fundou e dirigiu-as na cidade de Genebra, influenciou bastante o Protestanismo em várias partes da Europa e América do norte.
    Por fim, Henrique VIII, fundou a igreja Anglicana e tinha como princípios básicos a política centralizada, pois foi o impulsionador da Reforma Protestante na Inglaterra, com a instauração da igreja Anglicana e a sua auto-proclamação como líder.

     
  • At 8.12.05, Anonymous Anónimo said…

    A Reforma Protestante foi iniciada com o Luteranismo por Martinho Lutero, monge alemão. Em 1517 afixou na Abadia de Wittenberg as suas famosas "95 Teses Contra a Venda de Indulgências", sendo excomungado e correndo o risco de ser martirizado pela Igreja. Ele defendia que, a única fonte de fé era a Bíblia, livremente interpretada pelos cristãos, o único meio de salvação é a fé em Cristão. Os sacramentos e as boas obras não são válidos como meio de se obter a salvação. A Igreja é a simples reunião dos crentes, que têm todos os mesmos direitos.
    Lutero, espertamente, aliou-se aos príncipes interessados.
    A Reforma foi aprofundada por alguns de seus seguidores, com o Calvinismo de João Calvino que criou as igrejas protestantes.
    De seguida a reforma foi proseguida com o Anglicanismo de Henrique VIII, fundou o anglicanismo e aumentou seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande quantidade de terras.

     
  • At 12.12.05, Anonymous Anónimo said…

    Igreja Luterana:
    »O seu fundador foi Martinho Lutero,
    »A salvação era pela fé,
    » O cilibato era obrigatório,
    »Rejeição da autoridade papal,
    »Clero indistinto dos fieis.
    Igreja Calvinista:
    »O seu fundador foi Calvino,
    »Salvação pela fé e predestinação,
    »Os Sacramentos eram o baptismo e a eucaristia,
    »Missa centro do culto.
    Igreja Anglicana:
    »O seu fundador foi Henrique VIII,
    »A fonte de fá era a béblia,
    »O rei era o chefe da Igreja Anglicana,
    »Os Sacramentos eram o baptismo e a eucaristia...

     
  • At 14.12.05, Anonymous Anónimo said…

    A reforma Protestante, as suas igrejas e principios defendidos:

    LUTERANISMO-fundada por Martinho
    Lutero
    -defendia dois sacramen-
    tos:baptismo e comunhão
    -não defendia o culto a
    santos nem á autoridade
    papal
    -acreditava na fé como
    salvação
    CALVINISMO-fundada por Calvino
    -acreditava na predesti-
    nação
    ANGLICANISMO-fundada por Henrique
    VIII
    -o rei passava a ser
    também o rei da igreja
    -a sua fonte de fé era
    a bíblia

     

Enviar um comentário

<< Home