Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

17.2.06

Transformações na agricultura europeia

Ao longo dos séculos XVII e XVIII deram-se importantes transformações na agricultura europeia.
Esta, iniciada na Inglaterra foi posteriormente, alargada a outros países. O movimento das “enclosures” (vedação dos campos) transformou completamente a paisagem inglesa e a agricultura. Os proprietários dessas grandes propriedades (latifúndios), para aumentar a produção, investiram uma grande quantia de dinheiro nesses terrenos.
Para esta revolução, contribuíram novas técnicas, tais como: a mecanização (ceifeira, charrua, semeador), afolhamento quadrienal (sistema de rotação de quatro culturas, por exemplo: nabo, cevada, trigo e forragens para a alimentação do gado), fertilização (estrume) e selecção de sementes.

Que consequências teve este aumento da produtividade agrícola?

"Post" de Ana Margarida, n.º7 e Márcia n.º21

12.2.06

História do Dia dos Namorados

Olá!
O Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. Há duas explicações para tal, uma religiosa e outra pagã.A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-à revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.A versão pagã vem da Idade Média, quando acreditava-se que esta data marcava o início de período de acasalamento dos pássaros.
Na nossa terra, é tradição oferecer um típico lenço dos namorados. Descobre, aqui! De seguida explica essa tradição!

7.2.06

A difusão das novas ideias

O iluminismo teve início na Inglaterra. Os filósofos iluministas acreditavam que os homens eram tanto mais felizes quanto mais esclarecidos fossem, para tal os governos deveriam proporcionar melhores condições de vida e melhor instrução em escolas onde o ensino fosse ministrado, segundo os princípios da Razão e do Progresso.
Apesar da Inquisição constituir um entrave à difusão das novas ideias, sabes quais foram os meios utilizados para a difusão das ideias iluministas?


"Post" de Nuno Ferreira e Filipa Cruz

2.2.06

Resistência à inovação

A partir do Renascimento, o espírito crítico e a curiosidade de saber a origem e como funcionava tudo o que rodeava o Homem permitiu que, nos séculos XVII e XVIII, se verificasse na Europa um grande desenvolvimento científico.
As inovações quer no campo filosófico e científico, quer no campo da experiência, eram vistas com desconfiança por algumas pessoas que até foram condenadas pelo Tribunal da Inquisição.
"Post" de: Pedro Almeida, n.º25
Tiago Teixeira n.º27
Diz quais as inovações que eram vistas com desconfiança pelo Tribunal da Inquisição.