Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

12.2.06

História do Dia dos Namorados

Olá!
O Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. Há duas explicações para tal, uma religiosa e outra pagã.A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-à revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.A versão pagã vem da Idade Média, quando acreditava-se que esta data marcava o início de período de acasalamento dos pássaros.
Na nossa terra, é tradição oferecer um típico lenço dos namorados. Descobre, aqui! De seguida explica essa tradição!

9 Comments:

  • At 12.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Olá!

    Lembro que este espaço é para aprendizagem e não para trocar mensagens!

    Na nossa terra, é tradição oferecer um típico lenço dos namorados. O desafio que eu lanço é saber explicar essa tradição!
    Para isso devem acedam ao site! Depois é só explicar essa tradição por palavras vossas!

    Beijinho para todos, Sónia

     
  • At 13.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Dia dos namorados
    O chamado lenço dos namorados era feito por uma rapariga na idade de casar, daquele tempo, era feito com ponto cruz mas actualmente as mulheres utilizam também outros pontos, devido á escassez de tempo que elas têm agora. Os lenços eram bordados com símbolos de amizade, fidelidade...
    Era entregue a um rapaz que era, namorado e se não fosse decidiam se começavam a namorar.

     
  • At 14.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Ó patricia, nao tens mais nada ke fazer?

     
  • At 14.2.06, Anonymous Anónimo said…

    A origem dos lenços dos namorados ou lenços de pedidos esta nos lenços senhoris do Séc. XVII – XVIII. Estes depois são adaptados
    pelas mulheres do povo. Os lenços faziam parte do traje femenino e tinham a principal função de decoração.Estes geralmente são quadrados, de linho ou algodão bordados segundo o gosto da pessoa que os está a bordar. Os lenços tem função decorativa e também a função da conquista do namorado. Quando a rapariga estava perto da altura do seu casamento, confeccionava o lenço segundo os seus conhecimentos e oferecia-o ao seu namorado. Nos lenços estam expressos os sentimentos amorosos de uma rapariga que esta em idade de casar, mas estes são apresentados com simbolos amorosos, próprios destes lenços, como a fidelidade, a dedicação, a amizade etc. Estes lenços eram bordados normalmente a ponto de cruz, mas como este ponto e muito trabalhoso a bordadeira tinha que ficar durante muitas semanas e algumas durante meses a confecciona-los...
    ( X-lente dia hj )

     
  • At 15.2.06, Anonymous Anónimo said…

    "Lenços dos Namorados" O tema principal destas peças bordadas é – de uma forma clara – o amor, sentimento transposto para os lenços, pelas moças da aldeia em "idade casadoira", e apresentado como seta ao coração do "namorado" ou "conversado". Exemplos vivos de histórias de amor (correspondidos umas vezes, outras nem tanto) pensa-se que a sua origem esteja nos lenços senhoris dos séculos XVII e XVIII, adaptados posteriormente pelas mulheres do povo.
    Os "Lenços dos Namorados" assumiram então a forma ideal para uma declaração de amor da bordadeira ao seu amado, através de quadras e de simbologias bordadas no referido lenço. O uso do lenço pelo homem, por cima do casaco domingueiro e colocado ao pescoço, com o nó para a frente, constituía o assumir público do comprometimento. Em caso de amor não correspondido, o lenço seria devolvido à rapariga.

     
  • At 16.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Olá!!
    Na nossa Terrinha(lol)
    antigamente as mulheres bordavam os lenços... com poemas... nao eram poemas normais pois continham erros ortograficos (curaçao)
    por exemplo pois era assim que as pessoas falavam na altura...

     
  • At 17.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Desde já à algum tempo que na nossa terra uma rapariga prestes a casar-se fazia o conhecido "lenço dos namorados". Era feito com ponto cruz mas hoje em dia devido à falta de tempo as mulheres utilizam outros pontos muito mais fáceis e rápidos para fazer o lenço...
    Os lenços possuíam símbolos que expressavam vários sentimentos e também possuíam textos amorosos dirigidos para o "sortudo".
    Depois de bordado, o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente o lenço ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa.
    Depois de bordado, o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente o lenço ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa.
    Depois de bordado, o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado".

     
  • At 5.3.06, Anonymous Anónimo said…

    acho que a tradiçao dos lenços de namorados foi para que as raparigas fossem mais facilmente coquistadas por isso os homens ofereciam-lhes lenços.

     
  • At 5.6.06, Anonymous Anónimo said…

    Olá!
    Meu nome é Socorro Acioli, sou uma escritora brasileira encantada com os lenços dos namorados.
    Estive em Portugal em fevereiro, para pesquisar sobre a tradição dos lenços em Aboim da Nóbrega.
    Estou escrevendo um romance juvenil sobre o tema dos lenços dos namorados, que será publicado por uma editora do Brasil, mas provavelmente lançarei também em Portugal, país que tanto amo.
    Aguardem mais notícias.
    Socorro Acioli
    Brasil

     

Enviar um comentário

<< Home