Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

17.2.06

Transformações na agricultura europeia

Ao longo dos séculos XVII e XVIII deram-se importantes transformações na agricultura europeia.
Esta, iniciada na Inglaterra foi posteriormente, alargada a outros países. O movimento das “enclosures” (vedação dos campos) transformou completamente a paisagem inglesa e a agricultura. Os proprietários dessas grandes propriedades (latifúndios), para aumentar a produção, investiram uma grande quantia de dinheiro nesses terrenos.
Para esta revolução, contribuíram novas técnicas, tais como: a mecanização (ceifeira, charrua, semeador), afolhamento quadrienal (sistema de rotação de quatro culturas, por exemplo: nabo, cevada, trigo e forragens para a alimentação do gado), fertilização (estrume) e selecção de sementes.

Que consequências teve este aumento da produtividade agrícola?

"Post" de Ana Margarida, n.º7 e Márcia n.º21

20 Comments:

  • At 18.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequencias que teve este aumento da productividade agrícola foram que começou a haver novas tecnicas na agricultura como afolhamento quadrienal que e o sistema de rotaçao de quatro culturas, por exemplo nabo, cevada, trigo e forragens, fertilizaçao abundante com recurso ao estrume dos animais, começou a existir selecçao de sementes e de animais reprodutores, ouve expansao de novas culturas(milho, beterraba, batata, arroz) e por ultimo ouve aperfeiçoamento de utensílios tradicionais e introduçao de algumas maquinas que vieram permitir uma maior rentabilidade do trabalho, reduzindo a necessidade de mao-de-obra.

     
  • At 20.2.06, Anonymous Anónimo said…

    Transformações na agricultura europeia
    O aumento da produtividade agrícola, vai trazer para o país um melhoramento quanto ao nível da saúde, pois como á mais e melhor qualidade dos produtos, vai aumentar a resistência ás doenças.
    Vai começar a existir o afloramento quadrienal que consiste em dividir uma parcela de terra em quatro partes e cultivar em cada uma delas um alimento diferente e era um sistema de rotação, assim nenhuma delas precisava de estar em pousio, pois cada alimento exijia um determinado mineral diferente dos outros alimentos.
    Começou também a haver uma maior fertilização com estrume, uma selecção de sementes e animais, uma expansão de novos alimentos para plantar e um melhoramento nos utensílios de trabalho e a introdução de máquinas, por exemplo, a máquina a vapor.

     
  • At 20.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequencias causadas pelo aumento da producçao de produtos agricolas foram por exemplo a tecnica quadrienal que consistia na rotatividade das plantaçoes ou seja enquanto um terreno estava em pousio , os outros terrenos encontravam-se em producçao de alimentos.
    A maquina a vapor foi intruduzida na agricultura facilitando o trabalho aos agricultures e produzindo mais do que muitos agricultores juntos.Os grandes senhores que possuiam grandes propriedades arrendavam os terrenos a varios agricultores, enquanto os pequenos senhores, que possuiam propriedades minimas nao podiam competir com os grandes senhores, individando-se assim, sem nenhuma productividade.

     
  • At 22.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequencias que houveram foram as pexoas tinham mais filhos que devido a iso a natalidade aumentou melhor kondições medikas mas havia um maior desemprego sora esta pequeno mas tenho k me ir embora!!!**:)

     
  • At 24.2.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequências foram:
    » começou a existir uma selecção de sementes;
    » introduziram-se novas culturas como a batata e o arroz;
    » novas técnicas na agricultura como o afloramento quadrienal,
    » começou-se a usar o estrume como fertilizante;
    » aperfeiçoaram-se os utensílios tradicionais o que reduziu a necessidade de mão-de-obra...
    COMO ERA POUCA A NECESSIDADE DE MÃO-DE-OBRA COMEÇOU A AUMENTAR O DESEMPREGO MAS ENQUANTO ISSO COMEÇOU A AUMENTAR A TAXA DE NATALIDADE INFANTIL DEVIDO À MELHORIA DA ALIMENTAÇÃO E ÀS MELHORES CONDIÇÕES DE HIGIENE...

     
  • At 1.3.06, Anonymous Anónimo said…

    Começou a usar-se o afolhamento quadrinal, o uso de estrume, selecção de sementes, expansão de novas culturas, o que levou a uma melhoria na alimentação, melhores condições de higiene e a progressos na medicina.
    Porém, como a maioria dos terrenos eram grandes, os proprietários que tinham terrenos mais pequenos endividaram-se e acabaram por perder os seus terrenos.

     
  • At 2.3.06, Anonymous Anónimo said…

    O aumento da produtividade agrícola causou um aumento do crescimento natural de natalidade, um aumento da esperança média de vida assim como causou maior resistência ás doenças pois não tendo fome as pessoas estariam melhor preparadas fisicamente. Houve também uma melhoria na higiene...

     
  • At 2.3.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequências que a produtividade agrícola teve foi: o aumento da população devido a maior quantidade de alimentos e à maior resistências a doenças e um aumento do crescimento natural.
    Graças ao aumento da produtividade agrícola a Taxa de mortalidade baixou imenso ou seja houve uma explosão demográfica.

     
  • At 2.3.06, Anonymous Anónimo said…

    o que se passou com este aumento de productividade foi o desenvolvimento das técnicas de agricultura. As novas técnicas são, como exemplo, o afolhamneto quadrienal k consiste em rotaçao das producoes ou seja que em cada parte cultiva-se algo diferente. A substituiçao dos métodos artesanais pelos novos métodos e máquinas permitiu com que a produção fosse efectuada em maior número, melhor condiçoes,menos tempo gasto e productos com maior qualidade.

     
  • At 2.3.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequências são as que as máquinas faziam o trabalho de 100 homens mas no entanto os enclosures ou as licenças de dividir os terrenos foram precisos mais homens mas não conpensava aos trabalhadores mas aos grandes latifundiarios até convinha

     
  • At 2.3.06, Anonymous Anónimo said…

    Assim poderia haver novas técnicas de agricultura:
    *afolhamento quadrienal
    *plantaçao de vatata.
    *Mais alimento pois isso melhorava a sua alimentaçao.
    *foram criadas novas máquinas como a máquina a vapor
    *e tambem havia menos empregos pois com máquinas era preciso menos pessoas.

     
  • At 5.3.06, Anonymous Anónimo said…

    O aumento da produtividade agrícola teve como consequência a revolução agrícola iniciada em Inglaterra e depois alargada a outros países.
    O movimento dos enclosures transformou completamente a agricultura e a paisagem.
    E novas máquinas e técnicas intruduzidas na agricultura também tiveram muita influencia:
    -Afolhamento quadrianal
    -Fertilização abundante
    -Selecção de sementes e animais reprodutores
    -A expansão de novas culturas(milho, beterraba, batata e arroz)
    -Aperfeiçoamento de utensílio e introdução de algumas máquinas que vieram permitir uma maior rentabilidade do trabalho , reduzindo a necessidade de mão-de-obra.

     
  • At 5.3.06, Anonymous Anónimo said…

    com esta grande produçao de alimentos houve uma melhoria na alimentaçao e tambem na medicina e na higiene o que fez com que houvesse um grande crescimento da populaçao chamada assim a revoluçao demografica.

     
  • At 6.3.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequências foram:
    -a utilização de novas técnicas tais como o afolheamento quadrienal;
    -passou a haver a selecção de sementes e de animais reproductores;
    -a expansão de novas culturas;
    -o aperfeiçoamento de utensílios tradicionais e introdução de algumas máquinas.

     
  • At 8.3.06, Anonymous Anónimo said…

    Com os progressos da agricultura houve um aumento da população. Isto devido as novas tecnicas da agricultura, como o afolhamento quadrienal, a selecção de sementes,e ao uso de ESTRUME para fertilização. Isto tudo claro com a ajuda de novos instrumentos, como a maquina a vapor, nao sendo preciso de tantos homens para trbalhar.Assim os avanços de habitação, de higiene, medicina fizeram-se notar crescendo a população, e baixando a mortalidade.

     
  • At 10.3.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequências do aumento da produtividade agrícola foi a explosão demografia ao seja com uma alimentação com mais carne e cerveja as pessoas passaram a ter muitas ais resistências e a resistir as doenças.

     
  • At 11.3.06, Anonymous Anónimo said…

    Com os grandes progressos que se iam verificando na agricultura, o aumento da natalidade foi muito notado, aumentou a esperança media de vida, pois agora, com uma maior produtividade de alimentos, as pessoas passaram a ter uma maior resistencia ás doenças. aumentaram também, as condiçoes de higiene.
    Começaram a existir novas técnicas na agricultura, tal como:
    -a selecçao de sementes
    -introduçao de novas culturas (ex:batatas,arroz..)
    -afolhamento quadriental
    -foram criadas novas maquinas (ex:maquina a vapor..)
    -fertilizaçao
    etc...

     
  • At 16.3.06, Anonymous Anónimo said…

    As consequências que se deram a partir da revolução agricola foram uma maior produtividade devido a melhoria dos intrumentos agricolas e a melhoria da tenicas agricolas.Isto provocou um aumento da natalidade.Ouve uma maior higine o uso do sabão,havia menos doenças havia uma menor mortalidade na infancia:)**

     
  • At 21.5.07, Anonymous Anónimo said…

    Eu sou o comedor d bundas,

    eu axo q dps desse caralho gigante meu pau(pinto) para vcs retardados, começou a gozar 3 vezes mais!!!

     
  • At 2.5.08, Anonymous Anónimo said…

    eu acho que os instrumentos ao serem utilizadas deram mais facilidade as pessoas de trabalharem e de terem mais tempo para elas...e claro que tb deu se uma melhoria da higiene!!!em relação as maquinas eu acho que a algumas maquinas que fazem tudo nao necessitando da ajuda do ser humano tirando assim o seu emprego.

     

Enviar um comentário

<< Home