Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

14.5.06

A nova sociedade de classes


Com a difusão das ideias liberais e com a revolução industrial, a sociedade conheceu transformações na sua estrutura. A sociedade de ordens do Antigo Regime, baseada no privilégio, deu lugar à sociedade de classes, nas cendo uma nova sociedade tripartida: Burguesia, Classe Média e Proletariado.



Escolhe um grupo social (em destaque) e caracteriza-o.

6 Comments:

  • At 17.5.06, Anonymous Anónimo said…

    o burguesia era o grupo social mais alto ou saja a classe ma8is alta. tinha com ela os ideais de trabalhar e poupar, claro que tambem nao se privava de alguns luxos , mas o essencial era poupar.

     
  • At 17.5.06, Anonymous Anónimo said…

    A classe media era um grupo social que nao era rico e nem era pobre nesse grupo faziam partes os medicos os advogados e muito mais a ainda......Esse grupo trabalhava e o seu salario dava para o essencial comprar roupa ter filhos e para comer todos os dias...Era o segundo grupo da classe social...

     
  • At 17.5.06, Anonymous Anónimo said…

    A nova sociedade de classes
    O proletariado era a classe que mais trabalhava, desde o amanhecer ao pôr do sol, chegavam a trabalhar entre 12 a 16 horas diárias e com um intervalo de 30minutos para almoço, como o dinheiro era pouco ao fim da semana, também os filhos, a partir dos 6 anos, trabalhavam, exploração infantil, por esta razão tinha-se muitos mais filhos que agora, e as mulheres para além de cuidarem da casa e dos filhos eram obrigadas também a trabalhar para arranjar dinheiro, mas os seus patrões exploravam-nas, pagando-lhes um ordenado miserável.
    Como o dinheiro era pouco tinham de viver em caves ou sótãos sem o mínimo de condições higiénicas.
    O sindicato depois de muito tentar conseguiu diminuir as horas de trabalho, primeiro para 10, e mais tarde para 8 horas, a exploração infantil deveria ser só a partir dos 12 anos de idade e os trabalhadores deveriam ganhar mais.

     
  • At 4.6.06, Anonymous Anónimo said…

    O proletariado era o grupo explorado pela burguesia. Trabalhava essencialmente em fábricas desempenhando o papel de operário. O proletariado possuía jornadas de trabalho que iam de 12 a 16 horas. Os salários eram baixos e levava a toda família a ter que trabalhar. Era muito utilizada a mão-de-obra infantil e feminina. As condições de trabalho eram más, as fábricas eram frias no Inverno e tórridas no Verão, pouco arejadas, sujas e o barulho das máquinas era intenso. Eram açoitados para aumentar o esforço no trabalho. Os acidentes eram frequentes e não tendo seguro eram despedidos.
    Mais tarde, devido à força do sindicato, o proletariado começou a obter alguns direitos...

     
  • At 9.6.06, Anonymous Anónimo said…

    Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
    »

     
  • At 22.7.06, Anonymous Anónimo said…

    Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
    »

     

Enviar um comentário

<< Home