Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

29.3.06

PodCast do Blog@qui


Olá a todos! Como sabem, o nosso projecto com o blogue entra numa nova fase. Se, por um lado, cada aluno vai criar um blogue pessoal para a nossa disciplina, por outro, vamos testar as potencialidades do Podcast. O Podcast é um blogue que suporta formato de vídeo e som. Assim, decidi testar este recirso, que agora é nosso! Surpreendam-se! Visitem em:

http://professoradehistoria.podomatic.com/

28.3.06

19.3.06

Napoleão Bonaparte


A sociedade francesa passou por um momento tenso com os processos revolucionários ocorridos no país, de um lado com a burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por monarquistas e revolucionários radicais, e do outro lado as tradicionais monarquias europeias, que temiam que os ideais revolucionários franceses se difundissem pelos seus reinos.
O governo do Directório foi derrubado na França sob o comando de Napoleão,. Sabes quem era esse homem?
Consulta este site e faz a sua a sua biografia.

Post de Nuno Ferreira, 8ºA

9.3.06

Boston Tea Party

Em Dezembro de 1773 um grupo de colonos mascarados de indíos boicotaram as importações inglesas lançando à água o carregamento de chá de três navios ingleses no porto de Boston.
Mais tarde, este acontecimento foi chamado de Boston Tea Party dando início à Guerra pela Independência dos EUA. Tudo isto foi planeado pelos colonos americanos devido ao grande descontentamento que queriam mostrar perante as medidas tomadas pela metrópole inglesa.
Refere algumas razões que levaram ao descontentamento dos colonos.
"Post" de Ana Judite e Ana Pedro

3.3.06

Manufactura vs Maquinofactura

Sabes estabelecer a diferença entre a manufactura e a maquinofactura?

1.3.06

Revolução Industrial

No século XVIII um grande desenvolvimento da indústria provocou alterações importantes na sociedade e na economia. Este fenómeno foi denominado por REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. A Grã-Bretanha foi a pioneira no desenvolvimento industrial.

Quais os factores que explicam tal acontecimento?
NOTA: Não te esqueças de mencionar as 4 condições: políticas, sociais, técnicas e económicas.
"Post" de Filipa Cruz, n.º9